Páginas

quinta-feira, setembro 02, 2010

Mais uma sobre Tiririca e as eleições

Será que Tiririca, mesmo sem ser eleito (ainda), já vem promovendo revoluções em nosso cenário político? Não, também não é pra tanto. Ou será?

Os vídeos da propaganda eleitoral do humorista, candidato a deputado federal, estão entre os mais vistos no YouTube, e tema de matérias inflamadas (essa aqui é só mais uma) de jornalistas mais conservadores. Razoável a repercussão, já que Tiririca é um dos mais engraçados e talentosos em seu ramo. É um personagem extremamente original, que não sabe absolutamente nada sobre política. Francisco Everardo Oliveira Silva, o homem por trás de todas as gargalhadas, também não. A única diferença entre eles é que o Tiririca assume publicamente a ignorância, Everardo não. Sobre seus projetos, ele se limita a dizer que quer "fazer algo pelo Nordeste" (embora esteja concorrendo por São Paulo). O que seria esse "algo", a menos que eu esteja muito enganado, nem Everardo nem Tiririca têm conhecimento do que seja.

Tudo isso pra dizer que o humor é, ou se tornou, algo intrínseco à política brasileira. Os próprios políticos criam piadas sobre si mesmos, apesar de que algumas delas são sérias e sem a menor graça - nem por isso menos patético. E o Tiririca, deve ser crucificado pela sua campanha? Não! Apenas o tomamos como exemplo, por ser um dos mais famosos. Isso tudo vem de antes dele, o coitado não inventou nada (e "pior do que tá não fica...").

Como privar os programas de rádio e TV de uma das épocas mais férteis de piadas? Fazer humor não é fácil. No período de eleições, as ironias, as paródias, as imitações, são ferramentas eficientes para fazer o telespectador rir, de tudo. Pode não parecer, mas ajuda a refletir. E mesmo assim quiseram proibir que fossem feitas chacotas sobre os políticos no período eleitoral! Logo agora?

Os humoristas foram às ruas, gritaram contra a censura, e no final das contas, o Supremo Tribunal Federal entendeu que realmente há que se pensar melhor no assunto e, sob efeito de liminar (e por isso mesmo, provisório), as piadas estão liberadas até que o assunto seja novamente discutido.

Rigorosamente, só o que vai mudar é que os programas do gênero poderão pegar o bonde andando, porque a palhaçada não parou por causa de nenhuma lei eleitoral. Vão chegar atrasados porque Tiririca e seus amigos já estão lá, matando muita gente de rir.

* Matéria extraída do blog "Meus 2 Centavos"


TWITTER.COM/BLOGARITMOX

Um comentário:

  1. Esse Tiririca... tsc tsc

    "Fazer algo pelo Nordeste" (embora esteja concorrendo por São Paulo). Dessa eu não sabia. rsrsrs Só ele mesmo!

    ResponderExcluir

Extra! Extra!
Comentários perseguem as empregadas!
Extra!

Quer conversar sobre o assunto? Então comente!

Qualquer um pode postar comentários, desde que não seja anônimo. Se você não tem uma Conta Google, clique em OpenID.
Mostrem ao mundo seus lindos rostos!

(ou lindos nomes)

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores. Não há legislação específica para o assunto, portanto o blog se reserva o direito de publicar qualquer comentário, mesmo que não concorde com seu conteúdo.