Páginas

sexta-feira, outubro 23, 2009

IBOPE: "CARAS & BOCAS" SUPERA "VIVER A VIDA"

Do jeito que as coisas iam, era só uma questão de tempo até que acontecesse, e anteontem, aconteceu: a novela das sete, Caras e Bocas, marcou audiência superior à de Viver a Vida, novela das oito, e por consequência o produto mais importante da televisão brasileira. Isso pode significar várias coisas, e de várias maneiras.
É bom, antes de tudo, ressaltar que: ok, o ibope foi maior, mas Caras & Bocas ainda não é aquilo que se chama de estrondoso sucesso. São números ótimos, mas nada próximos daqueles que o próprio Walcyr Carrasco já marcou em outras ocasiões. A questão se fecha no ponto de que é Viver a Vida que passa por uma má fase. E a diferença entre as duas novelas nem foi tanta assim: 36 contra 35.
O maior problema da novelas das oito é que o primeiro capítulo ainda não terminou. Longe de mim querer ensinar Manoel Carlos como escrever novelas; nem eu e nem crítico algum neste país tem cacifo para fazer isso. Só o que me limito a fazer é constatar que a novela é lenta, arrastada, e que não é bem assim. Um grande noveleiro como Maneco tem todo direito de apostar no próprio taco, mas tem que entender aquilo que Aguinaldo Silva entendeu sozinho: hoje em dia, é preciso ter agilidade. Nos primeiros capítulos, então, nem se fala. Se ele esperasse a novela fazer sucesso para encher uma ou outra linguiça tudo bem; mas nos primeiros capítulos?!
De enrolação, Caras & Bocas entende muito bem. Mas a novela já tem seu público consolidado, a história é boa, leve e tem sido contada com habilidade por Walcyr.
Em Viver a Vida, o público tem a sensação de que a novela só vai começar quando a personagem de Alinne Moraes sofrer o acidente; e talvez eles tenham razão. Por isso, os críticos tiveram paciência. Mas a novela já tem bastante tempo no ar; e os críticos precisam trabalhar.
Sobre a Helena de Taís Araújo, não há muito a dizer. Ela está dando à personagem o mesmo tratamento que deu a todas as outras que já interpretou. Mas claro, protagonizar uma novela das oito deixa você no centro das atenções. E a própria Helena ainda não mostrou a que veio; não há muito o que a atriz possa fazer, e já deveriam ao menos conhecê-la quando a escalaram para o papel. Só espero que a novela não desbanque para o tema do racismo, pois já chegou a hora de provar que negros podem protagonizar uma novela normalmente, e que nem todos eles enfrentam preconceitos; ou pelo menos não seria este o maior problema que a maioria deles tem a enfrentar no dia-a-dia.



Um comentário:

  1. Acredito que já está próxima a hora de "Viver a Vida" começar a tomar um ritmo mais acelerado, pois acontecimentos bastante esperados pelo público estão quase para acontecer...

    Valeu!

    ResponderExcluir

Extra! Extra!
Comentários perseguem as empregadas!
Extra!

Quer conversar sobre o assunto? Então comente!

Qualquer um pode postar comentários, desde que não seja anônimo. Se você não tem uma Conta Google, clique em OpenID.
Mostrem ao mundo seus lindos rostos!

(ou lindos nomes)

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores. Não há legislação específica para o assunto, portanto o blog se reserva o direito de publicar qualquer comentário, mesmo que não concorde com seu conteúdo.