Páginas

terça-feira, fevereiro 16, 2010

ESTADUNIDENSES ADEREM AOS JOGOS OLÍMPICOS, MAS NBC SAI NO PREJUÍZO

Desde a abertura oficial dos Jogos Olímpicos de Inverno em Vancouver, a NBC (que é responsável pela transmissão em solo estadunidense) vem marcando as maiores audiências dos Estados Unidos - sempre acima dos 20 milhões. No domingo, esse número quase chega a 30. Mesmo assim, a rede de TV pode acumular um prejuízo de mais de 250 milhões de dólares.

Por quê?

Pelo visto, é uma equação simples: a NBC pagou mais do que está lucrando. A receita gerada com anúncios e publicidade não deve cobrir todo o investimento, deixando um rombo de 250 milhões nas cotas do canal. E eu não sei quanto aos números, mas no Brasil a Record deve experimentar um prejuízo parecido: e olha que lá, a NBC é líder absoluta de audiência com a transmissão das Olimpíadas de Inverno.

Para exibir as Olimpíadas de Atlanta (1996) a emissora desembolsou 450 milhões. Depois, negociou todos os jogos entre 2000 e 2008 (três olimpíadas de verão e duas de inverno) pela bagatela de 3,5 bilhões de dólares. Pelos jogos de Vancouver e os de 2012 em Londres, foram 2 bilhões de dólares gastos, sendo que desse valor, estima-se que Londres saiu mais caro, 1,18 bilhão, e os 820 milhões restantes seriam o preço dos jogos de inverno (os de verão recebem maior atenção e dão mais audiência, por isso são mais caros).

Pelos mesmos jogos, a FOX ofereceu 1,13 bilhão.

Aconteceu algo parecido no Brasil em 2002, com a Copa do Mundo de Coréia do Sul - Japão. A Globo transmitiu sozinha os jogos da Copa, e apesar de a audiência ter sido maravilhosa (principalmente tendo em vista os horários em que eram exibidos), acumulou um grande prejuízo: era melhor ter dividido os direitos de transmissão com alguém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extra! Extra!
Comentários perseguem as empregadas!
Extra!

Quer conversar sobre o assunto? Então comente!

Qualquer um pode postar comentários, desde que não seja anônimo. Se você não tem uma Conta Google, clique em OpenID.
Mostrem ao mundo seus lindos rostos!

(ou lindos nomes)

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores. Não há legislação específica para o assunto, portanto o blog se reserva o direito de publicar qualquer comentário, mesmo que não concorde com seu conteúdo.