Páginas

sexta-feira, março 26, 2010

MARIA CÂNDIDA SOBRE O BBB (E A FAZENDA): "O POVO QUE SE DANE"

Por acaso, entrei no Twitter e li a Maria Cândida "descascando" (valeu pelo verbo, ABL geeks) os realities que caminham pela esteira do BBB, com todas as suas intrigas, baixarias, e longa lista.

É interessante ver uma pessoa do nível da jornalista criticando esse tipo de atração, lembrando que a própria Record, à luz do céu profundo, tem seu próprio Big Brother, mas que não paga IPTU, e sim ITR: A Fazenda.

Palmas pra Maria Cândida: ela mantém a sua opinião, e inclui A Fazenda nesse gênero de programas que nada acrescentam à tevê, e que só estão lá pra levantar a audiência, e "o povo que se dane". Ela chegou até a revelar que foi convidada pela Record para participar da segunda edição do reality, mas soltou um não bem negritado. "A Fazenda é a mesma coisa e em outros será a mesma coisa... O que vale é a audiência, meus amigos". Muito corajoso da parte dela (ou pode ser um sinal de que o seu contrato com a Record está nas últimas).

O maior alvo da apresentadora foi o BBB, claro, pois é o que está no ar. Eu concordo com quase tudo o que ela disse, mas não acho que o programa seja um desperdício total. Para um estudante de Psicologia, o BBB pode ser um verdadeiro estágio. Tudo depende de como você assiste; apesar do circo montado, o reality representa muito do que se vê aqui fora, até mesmo em relação aos personagens que se formam ali dentro.

A diferença é que o objetivo principal do Big Brother é o prêmio, e o secundário são os desdobramentos vividos pelos participantes quando viram ex-BBBs. Na vida real, não sabemos os objetivos de cada pessoa. Utilitaristas poderiam dizer que o objetivo é a "felicidade", mas precisaríamos de algo mais concreto, portanto é mais fácil assumir - eu não sei pelo que você luta, qual é o seu goal. Sabemos o que querem Dicésar, Celso Freitas, Dourado, Lia e o resto: eles querem 1,5 milhão de reais. Anamara, corajosamente, assumiu abertamente que estava ali por isso, e foi execrada. "Interesseira", "gananciosa"... Sim! Ela e todos os outros. Mas estão dentro da proposta do jogo, estão ali pra isso e não é esse o grande defeito que os desqualifica dentro do jogo.

Muitas são as análises que podem ser feitas sobre o Big Brother. O diretor Boninho e o apresentador Pedro Bial, porém, não defendem o programa. Pra eles, é cultura inútil mesmo, como sustenta a Maria Cândida, mas o povo gosta e pronto. Não devem nada a ninguém. Seria mesmo desnecessário se eles levantassem a própria bandeira; ninguém os levaria a sério mesmo, já que são eles os responsáveis pelo show.

A final do BBB 10 será transmitida ao vivo na próxima terça-feira (30/03).


Um comentário:

  1. Ah, não sou um grande fã do BBB, mas também não posso falar que o programa é uma grande merda. De vez em quando gosto de ver aqueles malucos ! hehehehe
    Mais por um lado, MC está certa, afinal é um bando de gente que não faz nada, durante 3 meses e ainda no fim ganham um grande prêmio.

    BBB depende do ponto de vista de cada um.

    ResponderExcluir

Extra! Extra!
Comentários perseguem as empregadas!
Extra!

Quer conversar sobre o assunto? Então comente!

Qualquer um pode postar comentários, desde que não seja anônimo. Se você não tem uma Conta Google, clique em OpenID.
Mostrem ao mundo seus lindos rostos!

(ou lindos nomes)

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores. Não há legislação específica para o assunto, portanto o blog se reserva o direito de publicar qualquer comentário, mesmo que não concorde com seu conteúdo.