Páginas

segunda-feira, outubro 03, 2011

Descontente na Globo, Walcyr Carrasco deve ganhar remake de "Gabriela" para as 23h

O fatídico jantar... Não me convidaram. E viram só? Deu briga
O Astro não vai seguir o mesmo caminho das suas irmãs telenovelas: quando chegar ao fim, não será sucedida imediatamente por outra. O horário será ocupado normalmente por séries e outras atrações até 2012, quando finalmente entrará a nova novela das 11. 

A faixa, que oferece uma liberdade que os autores muito apreciam, é objeto de cobiça de muita gente na Globo. Só que ela pode acabar indo para alguém que entrou na disputa por acaso: Walcyr Carrasco. Ele tem o poder de escolher se quer ou não escrever para o horário o que no caso seria um remake de Gabriela, inspirada na obra homônima de Jorge Amado.

E por que Walcyr ganhou tão valioso presente? Seria ingenuidade achar que é só pelo grande sucesso que ele tem feito com Morde & Assopra (que teve um começo complicado e conseguiu dar a volta por cima), porque a recompensa natural para isso seria a sua promoção para as 21h, o verdadeiro horário nobre, como já se vinha cogitando. O que a Globo pretende é fazer um mimo ao eterno "Senhor das Seis", que tem sido alvo de constantes ataques do colega de emissora e ex-amigo Aguinaldo Silva.

É de conhecimento geral que Walcyr e Aguinaldão romperam relações graças às semelhanças entre as histórias contadas em suas novelas, mais especificamente com relação às personagens Dulce (Cássia Kiss) e Griselda (Lilia Cabral), o que envolve um suposto plágio. Vamos relembrar.

Até a estreia de Fina Estampa, Aguinaldo já chamava atenção para o fato de ter criado Griselda bem antes de Morde e Assopra ser concebida, e que, em conversa com Carrasco (assistida por testemunhas, ele faz questão de ressaltar), contou a história da mãe humilhada pelo filho. Aguinaldo estava bem resolvido quanto a isso, e sempre amenizava quando falavam sobre a briga que ele já teria tido com o companheiro de emissora. Foi só a atual trama das nove estrear, e choveram críticas comparando as duas novelas, o que acabou incomodando o criador de Griselda, que, querendo ou não, só chegou quando Dulce já havia conquistado o Brasil.

De lá pra cá, Aguinaldo tem feito vários ataques contra Walcyr, e conta que houve um momento em que a TV Globo disse que ele tinha que tirar a história da novela dele, isso foi pedido pelo Manoel Martins (diretor-geral de Entretenimento da Globo). Daí ele se reuniu comigo para jantar e criar um jeito para as duas histórias ficarem diferentes. Isso aconteceu perante duas testemunhas. Nós acertamos os detalhes de como ele deveria fazer para afastar a história dele da minha, mas ele não fez nada do que combinamos”. E já não esconde que se chateou com o episódio: “Eu fiquei muito triste, (Walcyr) é uma pessoa que se aproximou de mim e com quem eu falei abertamente sobre minhas tramas e minhas histórias, e ele também contou as dele. O fato é que na minha novela não tem nenhum dinossauro, nenhuma vaca anã ou nenhum robô

O pior é que o único impasse nessa história esbarra no ego dos autores, porque em audiência nenhuma trama esvaziou a outra. Pelo contrário: está muito bom do jeito que está. A Globo, no meio de dois sucessos, mantém uma posição neutra, o que incomoda a ambos os autores.

Carrasco, sentindo-se agredido e abandonado, estaria cogitando abrir edital para que outras emissoras deem lances pelo seu passe. Ao saber disso, Aguinaldão deu a patada, pelo Twitter: “Eu também recebi um convite milionário pra sair da Globo e ser o programador das madrugadas do Canal Brasil: kakakakakakakakakakakakakaka!” . Em defesa de Aguinaldo, realmente as histórias têm coincidências demais; e em defesa do outro, quando lhe foi falado sobre a história de "Marido de Aluguel", esta ainda não era uma novela de Aguinaldo Silva; era o resultado de uma oficina de autores, cujos direitos a Globo ainda não tinha adquirido, e que o próprio Silva afirmou que se a sua emissora não quisesse, ele liberaria para outras. Ou seja, ainda havia uma remota chance de Fina Estampa sequer vir a existir.
 
De qualquer forma, foi assim, para evitar que Walcyr se sinta desprestigiado, que a Globo lhe deu o melhor presente que um autor da casa poderia querer nos dias de hoje. E, conhecendo Walcyr como conhecemos, dá pra ter uma noção do que ele é capaz de fazer se estiver livre das amarras do Ministério da Justiça e da própria Globo, num horário em que a liberdade é quase irrestrita. 

E que venha Gabriela! E daqui, outra polêmica pode surgir: a atriz mais cotada para o papel é Juliana Paes, que por sua vez já está reservada para a próxima novela da Gloria Perez... Quem será que leva? Lembrando que estes dois autores, pelo menos por enquanto, são amigos.

Tudo leva a crer que, se realmente vir a assinar o remake de Gabriela, Walcyr tem tudo para fazer um dos melhores trabalhos de sua carreira.

2 comentários:

  1. Já notou que esta não é a primeira vez que Carrasco é acusado de plágio? Sem contar que as suas tramas são sempre tão... iguais:o homem vestido de mulher, o humor pastelão, os mocinhos "brigões", o mesmo elenco e tudo mais...

    Enfim, comecei a duvidar da "criatividade" de Carrasco e nunca nem consegui gostar de suas novelas: viu uma, viu todas...

    Acho esse remake a cara dele. Não terá tanto trabalho assim, rs

    Abs.

    ResponderExcluir
  2. Eu fico na torcida por essa promoção. Walcyr Carrasco já deu tudo o que tinha que dá nas faixas das seis e sete. Vem repetindo tramas na maior cara de pau há muito tempo. "Morde & Assopra", por exemplo, não passa de uma colagem de situações vistas nos folhetins anteriores. Vamos ver se o criador de "Xica da Silva" ainda sabe escrever como um homem adulto...

    ResponderExcluir

Extra! Extra!
Comentários perseguem as empregadas!
Extra!

Quer conversar sobre o assunto? Então comente!

Qualquer um pode postar comentários, desde que não seja anônimo. Se você não tem uma Conta Google, clique em OpenID.
Mostrem ao mundo seus lindos rostos!

(ou lindos nomes)

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores. Não há legislação específica para o assunto, portanto o blog se reserva o direito de publicar qualquer comentário, mesmo que não concorde com seu conteúdo.