Páginas

quarta-feira, setembro 12, 2012

"Lado a Lado": Fotos da nova novela das seis


Com a estreia de Lado a Lado, a Globo realiza uma façanha histórica: todas as suas novelas inéditas são comandadas por jovens autores. O único caso peculiar é João Emanuel Carneiro, que não é estreante, mas em compensação é uma das grandes revelações da nova geração de novelistas da Globo (que não poderia entregar o horário das oito, o mais importante da televisão brasileira, a um iniciante). Assim, respeitadas essas proporções, estamos diante de um momento único na televisão brasileira.

De João Ximenes Braga e Claudia Lage, Lado a Lado marcou apenas 18 pontos em seu primeiro capítulo. O menor índice já registrado por uma estreia na Globo, segundo dizem. O desconto que tem que ser dado é que a Globo cometeu a insanidade de lançar a novela em plena campanha eleitoral, que causa impacto negativo nas audiências das emissoras.

Trata-se de uma novela de época, como a Globo tanto gosta de fazer, mas teve que dar um freio depois que o público do horário se cansou desse tipo de trama. Do pouco que vi, Marjorie Estiano foi o grande destaque. Até as falas mais simples ela consegue dar com toda graciosidade. É uma das minhas atrizes favoritas e é sempre um prazer vê-la no ar.

Não cheguei a ver nem um capítulo inteiro, mas do pouco que vi, dava pra constatar muito didatismo no texto dos autores, o que atrapalha a fluidez das cenas e dos diálogos. Isso dá pra ser corrigido.

Patrícia Pillar emenda a sua segunda vilã consecutiva. Seu último papel na TV foi como a Flora de A Favorita (2008-2009). Sua atual personagem é uma baronesa que, até pelo horário, não vai cometer as mesmas atrocidades que Flora. Suas maldades devem se concentrar mais na questão do racismo (que não era crime naquela época), e em atrapalhar a vida da filha. Esperamos que ela repita o bom desempenho que a consagrou em sua última aparição nas novelas.

Diferentemente de novelas que lhe antecederam, Lado a Lado não é de época por acaso. A década selecionada para ambientar a trama foi criteriosamente bem escolhida, e participa ativamente das questões que movimentam as tramas: o Rio de Janeiro início do século XX ainda tentava se habituar à ideia dos escravos livres, a própria geografia da cidade perpassa por esse contexto histórico, e também o Carnaval dá os seus primeiros passos. Tudo isso promete ser retratado em Lado a Lado, dando aos autores uma vasta possibilidade de histórias para contar. Só não precisa ser uma aula de História.

Veja a seguir uma seleção de fotos de Lado a Lado, a nova novela das seis! (clique para ampliar)








 

Novela vai retratar as primeiras ressacas de Carnaval

 Curta a página do blog no Facebook!
E siga-me em Twitter.com/Thicovski

Um comentário:

  1. Nós, do Grupo Foliões, de São Luís, muito nos orgulhamos de ter participado das gravações dessa obra-prima que foi a novela Lado a Lado. Dias jubilosos de festiva gravação. valeu a pena. Fantástica produção.
    Agora, nas fotos do desfile das escolas cariocas, de quem essas carnes flácidas? Cruzes!
    William Moraes Corrêa

    ResponderExcluir

Extra! Extra!
Comentários perseguem as empregadas!
Extra!

Quer conversar sobre o assunto? Então comente!

Qualquer um pode postar comentários, desde que não seja anônimo. Se você não tem uma Conta Google, clique em OpenID.
Mostrem ao mundo seus lindos rostos!

(ou lindos nomes)

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores. Não há legislação específica para o assunto, portanto o blog se reserva o direito de publicar qualquer comentário, mesmo que não concorde com seu conteúdo.