Páginas

quinta-feira, novembro 24, 2016

Nostalgia: Quatro programas de TV dos anos 50 com 15 minutos de duração


 Você é do tipo que ama produções antigas? Elas me fascinam. Encontrei esse vídeo que reúne quatro programas de TV dos anos 1950; e eu tô navegando nessa década desde que comecei a assistir a primeira versão de The Twilight Zone - Além da Imaginação, semanas atrás, e que começou a ser exibida em 1959.

Pois bem, esses programas de TV têm todos 15 minutos de duração, que era comum naquela época, porque tinha menos comerciais para serem exibidos.

O primeiro é The Tony Martin Show, um musical de variedades apresentado e cantado ao vivo a plenos pulmões, exibido pela NBC de 1954 a 1956.

O programa está completíssimo no vídeo, com direito aos comerciais de batom, xampu e, claro, do patrocinador que bancava a produção (um produto pra cabelo).

Tony Martin e seus convidados interpretavam canções com direito a muitos instrumentos de sopro, que se impunham nas músicas daquela época, inclusive no cinema e na TV. Martin teve uma longa vida, morreu aos 98 anos (1913-20012). Eu gosto de pesquisar isso também. É uma viagem no tempo que tem que ser feita passando por todas as estações!

O segundo é Playhouse 15, uma série antológica que teve vida curta. Inicialmente chamada de Short Short Stories até ser rebatizada quando passou a ser distribuída em "syndication" (ocasião em que também perdeu seu narrador, que foi editado pra fora dos capítulos) a produção fugia das regras do gênero, pois os dramas daquela época costumavam ter duração de 30 minutos ou 1 hora, incluindo os comerciais. Apesar da curta duração (1952-1953), mais de 70 episódios foram ao ar. Um porre esse episódio, tive que ver pulando.

O terceiro é The Arthur Murray Party, literalmente uma festa de almofadinhas da época com convidados famosos, apresentado perante uma escandalosa (e escondida) plateia. Esse também tem os comerciais. O programa de variedades ficou no ar por 10 anos, de 1950 a 1960, e seria basicamente como plataforma para divulgar o estúdio de dança do casal Murray, que o apresentava.

No meio do programa tem um concurso de dança bem interessante, em que o público de casa tinha que acertar o estilo que estava sendo interpretado, e quem acertasse iria ganhar aulas grátis no estúdio — as respostas deveriam ser entregues na unidade mais próxima do estúdio Murray.  Ou seja, a pessoa ia dormir sem saber a resposta, já que não dava pra pesquisar na internet.

O último é Valiant Lady, uma "soap opera" (novela) que foi ao ar pela CBS entre 1953 e 1957. O que eu encontrei de inusitado sobre ela foi que, depois do primeiro ano, vários atores foram substituídos por outros que assumiram seus papéis, inclusive a protagonista.

Veja o vídeo! Feel young yet?





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extra! Extra!
Comentários perseguem as empregadas!
Extra!

Quer conversar sobre o assunto? Então comente!

Qualquer um pode postar comentários, desde que não seja anônimo. Se você não tem uma Conta Google, clique em OpenID.
Mostrem ao mundo seus lindos rostos!

(ou lindos nomes)

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores. Não há legislação específica para o assunto, portanto o blog se reserva o direito de publicar qualquer comentário, mesmo que não concorde com seu conteúdo.