
3 A contemporaneidade.
Outrossim, é um erro considerar que o R&B surgiu causado pela decadência do teen pop. Aquele já existia desde o início do século XX, porém passou por transformações intensas até chegar ao que é hoje. Representou uma saída deveras inteligente para alguns egressos do teen pop, pois o R&B consegue suportar vários comportamentos que se assemelham ao do outro movimento, além de ser muito rentável e menos exigente. Em verdade, o R&B mais serviu para suprir a carência daquele público, com um estilo musical mais plural e semelhável, porém mais maduro e consistente.
Os artistas desse gênero não precisam ser bonitos, nem jovens, nem sensuais, nem precisam falar de um assunto específico. Ou a música tem melodia, ou tem letra, ou tem ambos – os fãs se contentam com o que o artista lhes oferece, e sempre que há esforço pela qualidade, este é reconhecido. E é o que frequentemente acontece, o artista de R&B sempre procura trazer músicas diferentes. Seus temas mais presentes são a violência, sexo, relacionamentos e ostentação. A predominância de um ou outro tema varia de artista para artista, e adiante trataremos mais deste ponto. Suas divisões – rap, hip-hop, dentre outras – não são necessariamente semelhantes em diversos aspectos. Não fosse ofensivo, talvez o termo mais adequado fosse race music, ou mesmo black music, porém aqui não estão incluídas outras vertentes (às quais o R&B não se mistura de fato), como é o exemplo o reggae, e que são música negra. Também devemos considerar que, embora os negros sejam os grandes chefes deste estilo, muitas raças estão nele envolvidas, às vezes com o mesmo peso que os afro-americanos; sendo assim, uma segregação racial no conceito seria um tanto inadequada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Extra! Extra!
Comentários perseguem as empregadas!
Extra!
Quer conversar sobre o assunto? Então comente!
Qualquer um pode postar comentários, desde que não seja anônimo. Se você não tem uma Conta Google, clique em OpenID.
Mostrem ao mundo seus lindos rostos!
(ou lindos nomes)
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores. Não há legislação específica para o assunto, portanto o blog se reserva o direito de publicar qualquer comentário, mesmo que não concorde com seu conteúdo.