quinta-feira, junho 24, 2010

TEMPOS MODERNOS: NOVELA NÃO MERECE O NOME QUE TEM

Infelizmente, muitos brasileiros terão más lembranças quando ouvirem o termo "Tempos Modernos". Vão imediatamente associar a este grandissíssimo fiasco que é a novela de Bosco Brasil, que se mostrou sem mão para homenagens: Oscar Niemeyer não deve estar nada satisfeito por ter "inspirado" o vião-por-ocasião Nieman, e se estivesse vivo Charles Chaplin não aprovaria o mau uso do título de uma obra-prima sua, o filme Tempos Modernos, nessa novela.

Nenhum post que venha a ser escrito sobre a atual novela das sete pode ser lá muito original, já que a própria Tempos Modernos não permite isso. Todas as reviravoltas puderam ser previstas nos primeiros dias; era algo como “sabemos que vai acontecer, mas quando?”. Em sua reta final, vem se consolidando como uma grande decepção do horário (que já é complicado por natureza). As inovações que quis sugerir, como um prédio falante, não atraíram o telespectador, que foi quem levou a culpa: pensaram que não entendemos as "grandes sacadas" da trama. Tiraram a voz do computador e fizeram mais um ou outro ajuste. Tirando isso, o que restou?

Eu ainda não acredito que Bosco Brasil apoiou toda a sua novela no romance de Zeca e Nelinha. A sinopse do "amor impossivel entre irmãos que não são irmãos" já vinha sendo escrita mesmo antes de a TV chegar ao Brasil. E não é que Tempos Modernos passou mais de meses contando essa mesma historia? Que grande inovação há nisso? Não bastasse isso, nem os papéis mais manjados do mundo caíram bem nos jovens atores Thiago Vasconcelos e Fernanda Rodrigues, no milésimo casal que interpretaram em sua breve carreira.

Dentre outros problemas da novela, nenhuma das tramas caiu no gosto do publico, o texto água-parada e a direção não supriu as lacunas que encontrou, deixando muito a desejar. Priscila Fantin, uma das poucas que conseguem salvar os breves minutos em que aparecem na tela, mostra que se todos os atores fossem tão bons ou tão empenhados, ou mesmo se José Luiz Villamarim visse por esse lado, Tempos pudesse ter tomado um outro rumo. Afinal, a depender da pressão e de como o autor lida com isso, novela que está indo mal costuma ir ainda pior à medida em que vai perdendo pontos no ibope.

Os bons numeros herdados dos jogos da Copa do Mundo têm ajudado a disfarçar o sofrimento da novela. Aquilo ali é uma agonia só. Por essas e outras a Globo escalou Ti Ti Ti, retomando a velha estratégia de que remakes são garantia de sucesso. Isso funcionou no horario das seis, ate que Ciranda de Pedra fez a emissora repensar algumas dessas estratégias.

Nada impede que Bosco e Villamarim se recuperem desses estragos e voltem com trabalhos que valham a pena. Mas por enquanto, nada que salve Tempos Modernos. Que venha logo a próxima.

2 comentários:

J. Júnior disse...

"Tempos Modernos" realmente não tem mais salvação. Agora é esperar que termine e torcer para que "Ti Ti Ti" honre as altas expectativas nela depositadas.

Sobre a Priscila Fantin, ela é mesmo um dos únicos pontos positivos da trama do Bosco Brasil.

Abraço!

Alan Raspante disse...

a DECEPÇÃO do SÉUCULO!
é o sinal de 2012 chegando!
PS: Vou ver o filme 'Tempos Modernos' esta semana, rs

"Blog de humor e fantasia, criado para fins de entretenimento, apenas. As informações e opiniões aqui contidas podem não corresponder à realidade. Se você se ofendeu com alguma postagem, certamente a mesma se trata uma ficção que deve ser imediatamente desconsiderada, e não levada a sério"
Related Posts with Thumbnails

contador de visitas

Contadores Web visitantes desde 12-07-2008 (o blog foi criado em Outubro de 2006) [Contadores Web]