Esse fim de semana eu fiz a minha versão desse bolo, e postei o passo a passo no stories do meu instagram @Blogaritmox. Como as imagens desapareceram após 24 horas, eu as postei na fan page e, como os pedidos da receita foram MUITOS (principalmente no vídeo da receita original), segue agora a receita completinha do bolo que eu fiz.
1 - MASSA
Quem assistiu o vídeo original reparou que eles já começam com o bolo pronto, ou seja, você pode fazer com a receita que quiser, inclusive aquele de caixinha.
Eu tinha feito um bolo de chocolate dias atrás que ficou muito bom, por isso resolvi repeti-lo, mas com algumas modificações: farinha integral em vez da farinha de trigo normal e cacau em pó em vez do chocolate em pó. Não sei a diferença que o cacau fez, porque o que roubou a cena foi a farinha. Por segurança, recomendo a vocês usarem a farinha normal e o chocolate em pó mesmo (é até mais barato).
3 xícaras de farinha integral — não recomendo a integral. Eu usei ela pra deixar o bolo mais ~ saudável ~, mas deixou a massa seca pro meu gosto. Use a normal.
2 xícaras de açúcar mascavo
2 colheres (sopa) de cacau em pó — você pode trocar por chocolate em pó se quiser. O achocolatado é o que eu menos indico, por causa do açúcar que vem nele. Mas você pode usar se quiser.
1 colher (chá) de sal1 colher (chá) de essência de baunilha
1 ½ xícara de óleo de girassol — outra escolha ~ saudável ~ que fiz. Pra fins de sabor, tanto faz o óleo que você vai usar.
3 ovos
1 ¼ xícara de buttermilk (leitelho)*
* Buttermilk
1 ¼ de leite
Metade de um limão OU 1 colher (sopa) de vinagre branco — usei o limão.
NÃO DEIXE DE VER O PASSO-A-PASSO NAS FOTOS POSTADAS NO FACEBOOK!
2 - RECHEIO DE CHOCOLATE
A receita original pede leite condensado + chocolate derretido, mas eu troquei esse último por leite e cacau em pó. Achei bem melhor. É quase um brigadeiro, sem a manteiga.
3 - COBERTURA: O CREME FAKE DE CHOCOMORTE
O pulo do gato nessa minha versão foi substituir o creme de chocomorte (que leva MUITA manteiga e açúcar) pelo bom e velho chantilly caseiro. Pra fins de sabor, não decepciona, porque chantilly sempre cai bem. Só não fica TÃO BONITO quanto o chocomorte, porque a manteiga dá aquele brilho maravilhoso, e como ele é basicamente uma tonelada de manteiga batida com açúcar e chocolate, o opaco e aerado chantilly perde no quesito boniteza, a menos que você use dotes de confeiteiro que eu ainda não tenho (e que a receita original não exige).
Pra esse creme, eu usei:
500g de creme de leite fresco
Duas colheres de açúcar de confeiteiro
Duas colheres de cacau em pó
Primeiro você bate o chantilly, e depois mistura o cacau em pó (o chocolate em pó deixaria mais gostoso ainda). Depois é só espalhar em cima do bolo FRIO, e correr pro abraço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário