segunda-feira, março 23, 2009

A POLÍTICA MATOU CLODOVIL HERNANDES

Semana passada, de forma muito rápida, o Brasil se despediu de uma de suas figuras mais polêmicas: Clodovil Hernandes. Estilista, apresentador, deputado federal e um personagem de várias faces. Filho de pais adotivos, ele não conheceu a mãe verdadeira.
Não estamos concentrados na novidade da notícia (pô, ele morreu na semana passada), até porque isso aqui não é obituário.
Clodovil era um senhor de 71 anos. Era impressionante sua condição física, e mental, já que polêmico ele sempre foi. Como estilista, foi referência em décadas passadas, chegando a ser considerado por alguns o melhor do país durante certo tempo. Apresentador, passou pelas mais diversas redes de televisão, da Globo à Rede TV, colecionando desafetos em todas elas.
Mas foi como deputado federal que se Clodovil viveu seus últimos dias.

Pânico na TV

Foram conteúdo de diversas matérias as desavenças entre Clodovil e o Pânico na TV, em 2004. No quadro das Sandálias da Humildade, a dupla Vesgo e Silvio perseguiu o então apresentador durante dias, na emissora, na sua casa, na rua, na chuva, na fazenda, numa casinha de sapê.
Os motivos do Pânico, embora ferissem de certa forma a dignidade de Clodovil, eram justificáveis. A humildade nunca foi mesmo uma de suas qualidades. E a forma com que se defendia dos assédios do Pânico era ainda pior: Clodovil escrachava, insultava, gritava, lançava macumba. E isso alimentava ainda mais a audiência de ambos os programas, inflamando a guerra interna na Rede TV.
Ele chegou a afirmar numa entrevista que condenou a forma com que o Pânico conduziu a situação, já que tudou poderia ter sido previamente combinado com ele para evitar tais constrangimentos.

Congresso Nacional e Assassinato

Fizemos essa breve retrospectiva intencionalmente. Mas antes, vamos falar dos seus últimos dias de vida.
O PTC de São Paulo, partido pelo qual Clodovil concorreu ao cargo de deputado federal, tinha entrado na Justiça reivindicando seu mandato, acusando-o de infidelidade partidária. Mas o Supremo Tribunal Federal, por unanimidade, tinha decidido manter o seu mandato. Dentre outras razões, porque Clodovil obtivera uma expressiva votação de quase meio milhão de votos, ajudando o PTC a ter representatividade na Câmara. Também, ele afirmou ter sido vítima de preconceito dentro do partido, o que justificara sua mudança para o PR.
Dentro da Câmara, Clodovil não ficou inerte: apresentou projetos de lei, e também protagonizou seus próprios barracos ao chamar uma colega (Cida Diogo, PT-RJ) de "tão feia que não servia nem para prostituta" (veja o vídeo abaixo). Sobre seus projetos, ele apresentou um em que sugeria a proibição de brinquedos que remetessem ao cigarro ou ao seu formato, propôs instituir no 3º domingo de maio o dia da mãe adotiva, e o meu preferido: reduzir pela metade o número de parlamentares.
Aí, chegamos ao ponto. Se depois de toda aquela perseguição e atormentação do Pânico, Clodovil não foi internado sequer por um leve aumento de pressão, que dirá dessa vez, quando na última segunda-feira foi internado após um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Tudo bem que, em 2005, ele apresentou uma série de problemas de saúde, mas todos pareciam ter sido devidamente resolvidos ou amenizados.
Sua morte cerebral foi anunciada nessa quinta-feira, 19 de março. Eu sempre me questiono sobre o destino de uma pessoa honesta, quando esta decide entrar para a política. O resultado é, muitas vezes, a morte. Direta ou indiretamente.
Clodovil era uma figura irritante, boçal, mas tinha suas qualidades: a maior delas, era não ter medo de ninguém. Era honesto, até certo ponto. Não era um político corrupto (até onde se sabe), mas sim esforçado: ele planejava contratar um professor da USP para que lhe desse aulas de Política (coisa que todo político devia saber antes de se candidatar). Além do mais, era um homem culto e inteligente, digno de proferir belas palavras e prender a atenção sempre que falava. Eu me lembro que, na época do A Casa é Sua, eu fazia questão de assistir aos minutos iniciais do programa, que era quando ele monologava sobre assuntos diversos. Eu pensava: que cara inteligente.


POLÊMICA NO CONGRESSO!
CLODOVIL CHAMA DEPUTADA PETISTA DE FEIA



blogaritmox@gmail.com

6 comentários:

Tony Prado disse...

Realmente, ele era uma figura que dava nos nervos de qualquer um, talvez pela sua língua solta e tudo o mais, mas era, sem sombra de dúvida, alguém dotado de cultura e inteligência. Até onde sei, apesar da falta de decoro - o mesmo que ele pediu em seu discurso de posse -, ele foi um ótimo deputado, com a defesa de pontos que eu considero justos, principalmente e como você mesmo disse quanto o número de parlamentares. Enfim, foi uma figura pela qual eu não senti a falta, porque, para o que ele pôde contribuir para mim, ele contribuiu, de forma a preencher qualquer saudade de melancolia. E, daqui uns quinze anos, quando ainda comentarem esporadicamente sobre o Clodovil, eu poderei dizer que eu estava lá quando ele viveu seus últimos anos, seus últimos dias. Descance em paz.

Daniel disse...

Ele também apresentou o projeto que obriga a todos os homens a fazer exame de próstata, por que a ignorância masculina sobre esse assunto é imensa.

E você errou o dia da morte dele:Dia 17 foi na terça passada, não quinta.E o nome do programa era A casa é sua, eu não perdia um.
Bem ou mal ele cumpriu a sua missão, claro que ele tinha muito mais em mente mas não deu.
Depois desse barraco com a petralha baranga, a saúde dele nunca mais foi a mesma.

Blogaritmox disse...

Obrigado pelos comentários!

E Daniel, já corrigi os erros apontados. Agradeço as suas observações.

Blogaritmox

Marília L. disse...

A Dercy e o Clodovil farão falta...

Marília L. disse...

E, ah, tiraram o vídeo do ar. Que pena.

Unknown disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Mas que chilique dessa mulher só pq foi chamada de feia.

Clodovil dizia tudo mesmo. kkkkkkkkkkkkkkk
Vai fazer falta em Brasília, pelo menos falava irritava alguns corruptos.

"Blog de humor e fantasia, criado para fins de entretenimento, apenas. As informações e opiniões aqui contidas podem não corresponder à realidade. Se você se ofendeu com alguma postagem, certamente a mesma se trata uma ficção que deve ser imediatamente desconsiderada, e não levada a sério"
Related Posts with Thumbnails

contador de visitas

Contadores Web visitantes desde 12-07-2008 (o blog foi criado em Outubro de 2006) [Contadores Web]