Vai entender, né?
A Amazon chegou chegando no mercado de séries, com produções originais que conquistaram a crítica especializada. Nos dois últimos anos, o site de streaming Amazon Prime arrebatou algumas das mais importantes estatuetas no Emmy, e principalmente no Globo de Ouro.
Se você acha que a intenção é bater de frente com a Netflix, é melhor ir pensando duas vezes. Porque, se isso realmente for verdade, ao que parece, a Amazon não tem tanta pressa assim. Além de ter um número de seriados muito inferior ao de produções originais Netflix, enquanto o pioneiro site de streaming acaba de comemorar ter se tornado global, a Amazon continua restrita a pouquíssimos países, dentre os quais o Brasil não está incluído.
Um diferencial da Amazon Prime, e que não simpatizo muito, é que eles costumam disponibilizar pilotos de algumas séries, e deixam o público decidir quais deverão ganhar a encomenda de novos episódios. Embora isso seja interessante para eles, para o público não é tanto — você pode se apaixonar por uma produção natimorta. Já a Netflix gosta de viver perigosamente, e prefere postar todos os episódios de uma vez, goste você ou não. Se não gostar de um, não vê o resto. Simples assim.
Contudo, justiça seja feita. As séries da Amazon são muito bem produzidas. E mais, se levarmos em conta que a Amazon Studios praticamente acabou de chegar no mercado, o alto nível do acabamento de seus produtos chega a impressionar.
Tanto que, pelo menos nesse ponto, pode-se dizer que eles estão à frente do Netflix. Enquanto este ainda tem lutado para chamar a atenção da Academia de Televisão, que decide o Emmy — e até aqui não teve lá muita sorte, salvo alguns troféus de menor patamar —, a Amazon se destacou sem fazer muito esforço. E com toque de malandragem.
No último domingo, durante o Globo de Ouro, fiz um live tweeting falando um pouco sobre isso:
E o
#GoldenGlobes
de melhor série de comédia vai pra #MozartInTheJungle!
2º golaço consecutivo da Amazon, que venceu em 2015 com
Transparent
— Thiago Ribeiro (@thicovski) January
11, 2016
Eu
acompanho #MozartInTheJungle
e é uma produção impecável. Não é muito cômica, embora tenha mais graça
do que #Transparent.
#GoldenGlobes
—
Thiago Ribeiro (@thicovski) January
11, 2016
Incrível como a Amazon conseguiu emplacar duas séries
diferentes no #GoldenGlobes.
O segredo: fazer dramas de 30 minutos e chamar de
comédia
— Thiago Ribeiro (@thicovski) January
11, 2016
Por
mais que sejam ótimas, #Transparent
e #MozartInTheJungle
têm muito pouco de humor. #GoldenGlobes
—
Thiago Ribeiro (@thicovski) January
11, 2016
Sua
sorte é que as comédias não têm acompanhado a mesma ascensão que as
séries dramáticas, que vivem uma era de ouro na TV. #GoldenGlobes
—
Thiago Ribeiro (@thicovski) January
11, 2016
Adoro
#MozartInTheJungle.
Parece filme. As séries da Amazon, como um todo, contam com produções
realmente impressionantes. #GoldenGlobes
—
Thiago Ribeiro (@thicovski) January
11, 2016
Pra ser
sincero,a melhor comédia de 2015 foi #BoJackHorseman.
É uma animação, mas nenhuma comédia chegou aos seus pés em 2015. #GoldenGlobes
—
Thiago Ribeiro (@thicovski) January
11, 2016
Enquanto a minúscula #Amazon
conta com 2 #GoldenGlobes
de melhor série, a gigante #Netflix
ainda não chegou nas categorias mais importantes.
—
Thiago Ribeiro (@thicovski) January
11, 2016
Esse
foi o ano de #MozartInTheJungle!
Gael Garcia Bernal vence #GoldenGlobes
por #MozartInTheJungle.
Amazon repete a dobradinha Ator/Série!
— Thiago
Ribeiro (@thicovski) January
11, 2016
Ano
passado a Amazon conquistou feito semelhante no #GoldenGlobes
com #Transparent
e Jeffrey Tambor, hj desbancados por #MozartInTheJungle
—
Thiago Ribeiro (@thicovski) January
11, 2016
Enfim, torço pra que a Amazon alcance o modelo adotado pela Netflix, porque a revolução já começou e ela não tem que ter fronteira.
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