Em sua coluna Canal 1, o sr. Ricco escreveu uma nota, como sempre interessante, sobre Os Mutantes. Mas, por algum motivo, a nota saiu com um erro de digitação: foi esse o medíocre escopo utilizado por Santiago para cair em cima do jornalista e tentar desprestigiá-lo numa briga inútil. As linhas da polêmica foram essas:
É precisa agir com maior responsabilidade. Coisas como "Os mutantes" não são, e nem podem, ser levadas a sério. (Flavio Ricco)
E no topo de sua arrogância, o autor de Caminhos do Coração escreveu em sua página pessoal (grifos meus):
Tenho pena do jornalista Ricco, que mostra seu pobre domínio do português, com erros freqüentes em sua coluna de TV, no tradicional jornal "A Tribuna da Imprensa". (...) Pelo clipping de imprensa que recebi, a frase estava escrita deste jeito, com erro de ortografia e péssima colocação de vírgula.
Como um jornal com a tradição de "A Tribuna da Imprensa" permite tamanha falta de revisão na sua coluna de TV? É o mesmo colunista que publicou que seria errado falar de "Olimpíadas", assim no plural, apesar do uso corrente desta forma, em grandes jornais e telejornais do país. Tsc, tsc, tsc...
Enfim, enquanto os cães ladram, a caravana passa. Vamos para mais uma novela de muito sucesso. Que fale mal à vontade... Pouco me importo. Dá-me pena.
Sobre a colocação de vírgula, sou forçado a discordar do autor. Pois hoje, a vírgula vai onde cabe. O português culto e o coloquial não são antagonistas entre si; pelo contrário. Dá pra se escrever muito bem sem apelar para os formalismos, que hoje não refletem nada menos do que hipocrisia de quem escreve, a não ser que seja uma exigência ferrenha do público para que se escreve ou de alguma determinação legal.
E sobre o erro de digitação, Santiago, dá um tempo... Até parece que o senhor dorme de bruços sobre o Houaiss.
Mas o melhor de tudo, foi a resposta do sr. jornalista Flavio Ricco! Repaaaare que elegância!
Resposta ao Santiago
Nunca houve neste blog ou na coluna Canal 1 qualquer ataque pessoal ao sr. Tiago Santiago ou a quem quer que seja.
Nossas críticas sempre se limitaram ao aspecto profissional.
A nossa conduta continuará sendo a mesma.
Só agora tomei conhecimento do que este autor escreveu em seu blog, destacando um erro de concordância na coluna Canal 1. Algo que – certamente - foi alvo de uma intensa pesquisa. Encontrar, tenho certeza, não foi fácil, mas de fato houve um erro. Por ele, humildemente, peço desculpas aos meus leitores.
Mas, quanto ao ataque desferido, compreendo o desespero. Novela em queda livre pira a cabeça de qualquer um.
Aliás, aproveito a oportunidade e sugiro ao sr. Santiago que faça o mesmo. Também peça desculpas pela sua novela, quem sempre foi um grande engano.
Quanto a Canal 1, ela se transformou em leitura obrigatória de todo aquele que – direta ou indiretamente – faz parte deste mundo chamado televisão. Pergunte sobre ela, sr. Santiago, aos principais diretores da sua emissora.
Ah! Importante corrigir mais um engano: a Canal 1, além do respeitado Tribuna da Imprensa, é publicada em outros 82 jornais brasileiros diariamente. Se a intenção é pedir minha cabeça, este é um trabalho que deve ser multiplicado por 82, um super poder que nenhum do seus "mutantes", muito menos o senhor, possui.
blogaritmox@gmail.com
Um comentário:
Li isso no TV em Foco, mas aqui no Blogaritmox é sempre melhor, porque tem comentário. :P Enfim, adorei o passa-fora que o Ricco deu no Santiago. Foi simplesmente... perfeito! Era tudo o que eu queria dizer pr'aquele <<< teledramaturgozinho (isso existe? o.O). Na verdade, tem um pouco mais, algo menos polido, sabe? Mas prefiro não comentar. Não agora. Abração, Thico!
Postar um comentário