domingo, fevereiro 08, 2009

AGUINALDO SILVA PENSA EM REESCREVER "SUAVE VENENO"

Troquem o nome, troquem o diretor, acrescentem um autor mais decidido sobre o que fazer com a trama. É isso o que se passa com Aguinaldo Silva em relação a Suave Veneno, novela de 1999. Se Aguinaldo pode se orgulhar de ter escrito o retumbante sucesso chamado Senhora do Destino, ele também amarga nas costas o fracasso de Suave Veneno, o pior da história das novelas das oito. Mas, segundo o autor, "é minha nova obssessão - nos últimos dias não penso em outra coisa senão em escrevê-la de novo... Mas agora da maneira certa, com outro nome e com o diretor ideal que só pode ser o Wolf Maya".
Em julho de 1998, um ano depois de ter escrito a bem-sucedida A Indomada, Aguinaldo foi procurado por Daniel Filho para que escrevesse, às pressas, a próxima novela das oito. "Se eu aceitasse escrevê-la mesmo não sendo a minha vez, eles me pagariam 'qualquer coisa que eu pedisse'. Segundo ele comentou depois, ao ouvir isso meus olhos piscaram. Afinal, 'qualquer coisa' significa 'muito'... ". E, assumindo que a proposta era no mínimo interessante, Silva não pensou duas vezes. "Pedi o que achava que era 'muito' e, pela rapidez com que meu pedido foi aceito, constatei que, idiota como sou, na verdade tinha pedido 'pouco'. Em desespero, fiz uma última exigência, que achava impossível de ser atendida: eu só escreveria a novela se o diretor fosse o próprio Daniel Filho".

Por que todos implicam com Ricardo Waddington?

É muito fácil colocar a culpa no diretor. Mas se a história não convence, não há quem faça milagres. Na época, Daniel Filho aceitou a exigência de Aguinaldo, mas com um porém: dirigiria só os 40 primeiros capítulos, ao que passaria o posto para Ricardo Waddington (foto ao lado). "Nesse momento eu devia ter dito que, nesse caso, nada feito", diz o autor em seu blog.
Pensando aqui comigo mesmo, por que Aguinaldo torceu o bico para o diretor? Porque Ricardo não trabalha mais com Manoel Carlos desde Mulheres Apaixonadas? Os mistérios da meia-noite voam longe... Mas há um lado bom: ele já trabalhou com quase todos os diretores da Globo.

Uma novela "horrivelmente batizada de: SUAVE VENENO"

Demorou, mas depois de ler muito, reler muito, se inspirar muito, e perceber que nesse meio-tempo a novela estava a quatro meses de estrear e ainda não tinha sinopse pronta, eis que Aguinaldo consegue fazer com que Suave Veneno entrasse no ar no dia 18 de janeiro de 1999, escrita às pressas, mas sem atrasar.
Ao seu fim, exatos oito meses depois, a novela perdera mais de 30 capítulos. "Peguei todo o material relacionado com ela, incluindo a sinopse, e joguei no lixo. Tudo o que eu queria era esquecê-la", revela o autor. Mas, eis que ao fim de Duas Caras no ano passado, um estranho desejo acomete Aguinaldo. Foi mudando a opinião que tinha sobre Suave Veneno. "Quanto mais o tempo passava mais eu ficava convencido do valor de sua trama. Até que, mal terminei DUAS CARAS, decidi que um dia ainda iria reescrevê-la". Fez questão de elogiar vários dos atores envolvidos na trama, mas ciente de seus próprios defeitos. "E quanto a Glória Pires? Ah, Glorinha que me desculpe, mas ela, que nunca é menos que brilhante, em SUAVE VENENO não fez tudo que podia. Porém, se ela foi tão econômica, certamente a culpa foi minha".
Reescrever, Suave Veneno? Não vai dar certo! Aliás, de toda a minha infância, essa foi uma das únicas novelas das oito que eu não acompanhei. Quem eram os protagonistas? Só lembro da Letícia Spiller quebrando tudo!


blogaritmox@gmail.com

Um comentário:

Anti-Madonna disse...

Essa bichona velha não admite que fez uma grande merda e agora quer tentar consertar.
Putz se a grobo deixar que isso aconteça é mais uma amostra de que novela boa é coisa do passado distante.
E se ele fizer um remake, ele vai chamar a Leticia Spiller para fazer caras e bocas novamente?Essa vilãzinha dela foi patética, só sabia fazer cara de ódio pra tudo.

"Blog de humor e fantasia, criado para fins de entretenimento, apenas. As informações e opiniões aqui contidas podem não corresponder à realidade. Se você se ofendeu com alguma postagem, certamente a mesma se trata uma ficção que deve ser imediatamente desconsiderada, e não levada a sério"
Related Posts with Thumbnails

contador de visitas

Contadores Web visitantes desde 12-07-2008 (o blog foi criado em Outubro de 2006) [Contadores Web]