Em 2002, três anos antes do lançamento de Crepúsculo, a Globo estreou O Beijo do Vampiro, época em que já se falava em vampiromania (isso sem contar Vamp, de 1991). Entretanto, por diversas razões (por exemplo, nenhuma novela que tenha Marco Ricca como galã pode ser levada a sério) a novela das sete não foi tudo aquilo que se esperava dela, e teve uma audiência meio fraca - média de 28 pontos. Mesmo assim, de lá pra cá, é uma das mais pedidas para voltar no Vale a Pena Ver de Novo. Isso sem contar que daqui a pouco, vai faltar novela das seis para a Globo reprisar.
Talvez, se O Beijo do Vampiro tivesse estreado um pouco depois, as comparações com a obra de Meyer tivessem incomodado. Ou não. Isso não dá pra saber. O ponto é que agora, quase uma década após de a novela ter ido ao ar, não há que se falar sobre quem copiou quem. É uma chance que a Globo tem de entrar (um pouco mais tarde do que gostaria, é verdade) na Vampiromania de que tanto falou em 2002 - eles chegaram a lançar um CD e um jogo (foto ao lado) com o tema.
Hoje, as séries vampirescas True Blood (HBO) e The Vampire Diaries (CW) são os representantes do movimento na TV, embora falem para diferentes públicos. No cinema e na literatura, Twilight tem causado barulho. Talvez essa seja a hora de O Beijo do Vampiro brilhar.
3 comentários:
Na época da exibição de "O Beijo do Vampiro", eu não tinha o hábito de acompanhar audiências de atrações da TV. Algum tempo depois, quando passei a me interessar por isso, descobri que a novela havia sido um "fracasso" para os padrões da época e fiquei muito surpreso, pois acreditava que tinha sido um sucesso.
Sinceramente, apesar de não achá-la uma novela ruim, não torço para que seja reapresentada no "Vale a Pena Ver de Novo". A Globo tem melhores produções!
Eu não gostava desta novela não, rs
Achava chata e estranha. Queria "Cobras e Lagartos" de volta!
Tem mesmo que reprisar, foi uma das melhores novelas da década.
Postar um comentário