O governo português impõe uma série de restrições para os pais que vão registrar seus filhos, e muitos nomes foram proibidos. A lista é imensa: tem mais de 80 páginas.
A explicação do Ministério da Justiça de Portugal, através do Instituto de Registros e Notoriado, é que a medida serve para evitar que os nomes sejam muito estrangeiros ou que as adaptações dificultem a pronúncia, assim como a identificação do gênero.
Eles proíbem, por exemplo, que as letras como “L” ou “N” sejam duplicadas; que o “I” seja trocado pelo “Y”; assim como o nome deve ser adaptado de acordo com a ortografia, grafia e fonética do português. Essas restrições são flexibilizadas quando um dos pais é estrangeiro, e o cidadão que tiver alguma objeção pode abrir um processo no Ministério da Justiça, que o caso será avaliado.
Só sei que o meu nome (Thiago, com h) é proibido em Portugal e COMO ASSIM? Me respeitem que meu nome é lindo, seus portugueses sem coração! Proíbam o Manoel, o Joaquim, o Maria de Fátima... #LeaveThiagoAlone
Veja o álbum que fiz no Facebook com alguns dos nomes da lista!
Curta a página do blog no Facebook:) | Siga-me em Twitter.com/Thicovski
Curta a fanpage oficial de Lino Yang e os herdeiros dos deuses
... e no Instagram @LinoYang
Nenhum comentário:
Postar um comentário