sábado, setembro 19, 2009

MALHAÇÃO: A CONSAGRAÇÃO DA SÉRIE

Está perto de chegar ao fim a atual temporada de Malhação, e alguns pontos não poderiam passar em branco. Não poderiam mesmo, pois há muito tempo nós brigamos por isso, e seria uma injustiça não ficar de pé e parabenizar a autora Patricia Morethzsohn pela verdadeira revolução que provocou na série.
Neste ano, Malhação quebrou paradigmas que foram construídos em torno dela nos últimos quinze anos. A resistência à mudança, o apelo ao perfil mexicano clássico dos personagens, tudo isso fez a série entrar em forte declínio a partir da temporada 2005, chegando numa situação insustentável em 2007. Ninguém queria mais ver aquela fórmula pronta do casal-que-se-ama-e-luta-pelo-seu-amor. Entrava temporada e saia temporada, e os protagonistas estavam cada vez mais longe da realidade dos jovens brasileiros: eram sempre muito aplicados na escola, não tinham defeito algum além da ingenuidade, e se amavam eternamente.
Em 2009, depois de um começo conturbado e sem grandes apostas, Patrícia deu a tão esperada redenção aos vilões. Veridiana, e principalmente o Caio, mostraram que não é normal que o coração dos jovens seja aquele buraco negro dos antagonistas de temporadas atrás. Eles erraram, e muito, mas também mostraram pontos bons, e o que é melhor: pela primeira vez na história da Malhação, conseguiram separar os protagonistas Marina e Luciano.
Além disso, houve trocas de casais dignas da novela Rebelde, essa sim mais ousada, e que parece ter deixado importantes lições para sua equivalente brasileira.
Dentre outras revoluções provocadas por Patrícia estáa conexão que ela fez dos personagens com a internet - uma das sacadas mais geniais, embora necessariamente óbvia, que a série já presenciou em toda a sua existência. Também, a contratação de atores predominantemente jovens deu mais veracidade às histórias.
Claro que Malhação ainda tem defeitos que resistiram a tantas mudanças; mas o importante é que agora as portas estão abertas para mudanças mais profundas. O autor Ricardo Hofstetter, que já foi titular da novelinha, assumirá novamente o comando na temporada 2010, que será estrelada por Filipe Galvão (foto), filho do cantor Fabio Jr. já começou querendo dar fim ao Múltipla Escolha; talvez para pôr outro colégio no lugar, mas aí não vai dar em nada. Ele também demolirá o Shopping Center, infelizmente, já que essa foi uma grande sacada de Patricia. Quase todo o elenco será mudado; Ricardo parece não querer comparações, e tem um certo orgulho em jogo. Que ele não traga "o suco que não se toma todo" de volta.




2 comentários:

J. Júnior disse...

Estou torcendo para que a "nova Malhação" retorne com aqueles temas e problemas típicos da adolescência e não fique só nessa história de "tudo às mil maravilhas", pois a vida real não é assim... infelizmente, é claro.
É útil e legal mostrar os dilemas e barreiras enfrentadas pelos jovens.

VALEU!

Rodrigo Pinheiro Rocha disse...

Eu não costumo assisti malhação, quando eu era criança gostava muito, assistia junto a minha irmã e a minha prima, mas com o tempo fui pertendo total interesse. Mas esse ano, mesmo não assistindo, percebi essa tal curiosa revolução que achei que substitui a monotona imagem de malhação nos ultimos tempos.

"Blog de humor e fantasia, criado para fins de entretenimento, apenas. As informações e opiniões aqui contidas podem não corresponder à realidade. Se você se ofendeu com alguma postagem, certamente a mesma se trata uma ficção que deve ser imediatamente desconsiderada, e não levada a sério"
Related Posts with Thumbnails

contador de visitas

Contadores Web visitantes desde 12-07-2008 (o blog foi criado em Outubro de 2006) [Contadores Web]