Nós poderíamos dar uma pausa em nossas rotinas, para falarmos de Uma Rosa com Amor. Do texto ruim que tem; das atuações medíocres e das maravilhosas exceções (uma discrepância que deixa a novela ainda pior). Estreou com 5,4 pontos no ibope.
Ou nós poderíamos tão-somente copiar e acreditar no que diz o autor Tiago Santiago. "Estamos com média 5 até agora, chegando ao final da segunda semana. Teria sido mais fácil concorrer contra "Tempos Modernos", mas vamos subir mesmo contra o Jornal Nacional e o Jornal da Record. Jornais dá para ver em outros horários, e "Uma Rosa Com Amor" só dá para ver no horário das 20h15 até as 21h15. O boca-a-boca vai correr, a audiência fiel aprova a novela, o número de ligados vai aumentar, ou seja, vamos subir! Vai ser ótimo ver isso acontecer! Nesta próxima semana, já temos o casamento de Serafina e Claude, e aposto que vamos bater os recordes da novela até agora!", ele publicou em seu blog. A prepotência é por conta dele (sempre foi), mas os grifos foram meus.
Essa é a versão dele. Das conclusões que ele consegue tirar sozinho. Podemos fazer que nem Santiago: seguir o coelho branco e cair num universo paralelo em que tudo isso é verdade!
Ou podemos continuar ignorando esta novela, e eles que se virem. Todos os críticos apontam seis ou mais defeitos em Uma Rosa com Amor. Nem Vicente Sesso, autor original da trama que está sendo adaptada por Santiago, está aprovando: "Olha, certas coisas são gritantes. Só está lá a estrutura da minha novela. [...] A escolha do horário (faixa das 20h) é péssima. Logo virá o programa eleitoral e os capítulos serão divididos pela metade. A escalação de elenco é um erro. Nada a ver aquilo. E falta um trabalho de direção", disse ele.
Aproveitar a baixa audiência de Tempos Modernos, de fato, faria sentido; já culpar os maus resultados de URCA baseados nisso, aí sim é um erro! O horário está óptimo. Fosse contra Caras e Bocas, ninguém ia querer mexer! E se Ti Ti Ti emplacar? O SBT vai ter que mudar suas novelas de faixa baseado na oscilação das da Globo? Não, se começou às 20h, que vá até o fim. E vamos deixar no passado essa inconstância na grade do SBT.
E que fique claro que a novela não é essa desgraça toda; nem foi Tiago que a criou. Tem atores muito bons trabalhando nela (não todos, mas muitos), e a fotografia representa a correção de um erro que sempre maculou as novelas do SBT (e corrigido desde Véu de Noiva).
Audiências de Uma Rosa com Amor, nessa semana:
Segunda, 08/03
4,6 pontos
Terça, 09/03
4,4 pontos
Quarta, 10/03
4,8 pontos
Quinta, 11/03
4 pontos
Sexta, 12/03
Não disponível.
Sugestão do Antônio.
3 comentários:
Bem, acompanhei alguns capítulos da novela, e alguns eu até gostei, achei bacana.
Mais ainda sim não está bom, a impressão que dá, é que falta algo na novela, me sinto vendo algo vazio, por isso nem estou acompanhando. Tiago queria uma novela leve e está conseguindo, a novela é tão leve que fica sem história, afinal só foca nos potagonistas.
Agora me dizer quem foi o débil, que colocaou Mônica Carvalho, para ser a vilã, ela não tem competênicia para o papel, sem contar que ela é nova para ser mãe de homem barbado !
URCA não é ruim, só não é boa !
O mais engraçado é que a novela tem alguns diálogos muito bons e bem estruturados! O que nos leva a 3 hipóteses:
1) O Tiago Santiago, que sempre foi bom em ditar os rumos de uma estória mas que também, em compensação, sempre foi um péssimo dialoguista, melhorou muito de "Os Mutantes" pra cá (o que eu particularmente não acredito).
2) A novela segue mais à risca do que poderíamos imaginar o texto original do Vicente Sesso (o que é provável, mas ainda assim eu também não acredito).
3) Renata Dias Gomes e Miguel Paiva, os dois coloboradores, salvam o texto cheio de didatismo do Tiago com diálogos muito bem escritos (que é a minha hipótese predileta, afinal não podemos negar que o Tiago é um homem inteligente, de modo que não duvido que ele tenha se cercado de pessoas competentes justamente no ponto em que ele sabe ser mais frágil, embora sua aparente prepotência nunca o vá deixar admitir isso).
E quanto à Mônica Carvalho, nem tô achando ela tão mal no papel (acho que é porque eu já não esperava muita coisa). Ela faz uma vilã cômica, daquelas que não é pra se ter raiva, apenas pra se achar graça da caricatura. Afinal, é uma novela que se vende como "leve e familiar". Muita gente pega no pé dessa moça à toa!
Por fim, ainda acho que o grande problema da novela é a (falta de) direção.
A verdade é que, em se tratando de uma obra de Tiago Santiago, antes mesmo de se assistir é bom colocar um dos pés pra traz – ou até mesmo os dois. Eu não comentei antes por aqui porque eu ainda não tinha visto a novela, então fazer juízo de valor sobre uma coisa que eu não conheço, além de ser uma atitude temerária, é claramente burra. Mas hoje, entre uma aula e outra na faculdade, consegui dar uma escapada e checar o que anda rolando nesta nova trama do SBT, Uma Rosa com Amor.
Vamos às minhas considerações particulares.
Para falar a verdade, uma novela do SBT, pelo menos até hoje, sempre vai ser uma novela do SBT, ou seja, um produto sem muita qualidade, mas com gente boa no elenco, o que meio que neutraliza tanto os fatos extremamente ruins quanto os extremamente bons. Enfim, se não mudarem o padrão de imagem, principalmente o padrão de imagem, e o de som, só pra começo de conversa, as novelas do SBT, por mais bem escritas que sejam, sempre vão ser meia-boca.
Agora, sobre o texto. É didático, como qualquer outro texto do Tiago Santiago. Fica muito “preso” à fala do personagem, ali, naquele instante. Não tem dinamismo, não confere vida à trama. É claro que existe lá suas escapadinhas, provavelmente por conta dos colaboradores e do texto original, o que salva a novela – por exemplo, das cenas que eu vi hoje, a que a Serafina está bêbada no estacionamento foi a melhor, ótima mesmo; não chega a ser memorável, mas foi excelente por si só.
Em resumo, é de maior qualidade e dinamismo que a novela precisa. É uma história boa, simples, do jeito que o pessoal gosta. Tem tudo pra crescer, ainda que o horário não favoreça de forma nenhuma, mas precisa de uns cuidados melhores.
O SBT está caminhando rumo à consolidação de um núcleo de teledramaturgia, isso é inegável. Mas é preciso investir, e investir PESADO. Principalmente em uma leva de atores e atrizes cativos, que sempre estejam ali a disposição, além de muita divulgação, que é essencial e tão pouco se faz.
É isso.
Valeu, Thico!
Postar um comentário