quarta-feira, julho 28, 2010

PARA A FERRARI, O MUNDO É DOS ESPERTOS

Com um desempenho considerado fraco na atual temporada da Formula 1, a Ferrari ainda não tinha encontrado a oportunidade de mostrar as suas garras, como as que arranharam o orgulho dos brasileiros em 2002. E eis que, no último GP da Alemanha (exibido pela Globo no dia 25/07) a escuderia voltou a praticar o mau-caratismo no esporte automobilístico.

Até então fazendo uma corrida impecável, o piloto brasileiro Felipe Massa sentiu na pele a humilhação de ter que abrir espaço para o "companheiro" espanhol Fernando Alonso assumir a liderança da corrida. Ao receber o sinal, via rádio "ele é mais rápido que você", Massa cedeu a posição e os brasileiros assistiram, perplexos, à cena. O mundo, com exceção das mídias espanhola e italiana (por que será), reagiu.

Ao fim da corrida, os comissários da FIA concluíram que a Ferrari infringiu as regras que especificamente proíbem ordens de equipe, bem como atitudes antidesportivas que sujem a imagem do esporte. Não adiantou a Ferrari negar a manobra ardilosa; no mesmo dia, recebeu a multa máxima da competição (US$ 100.000) por atitude antidesportiva, e o caso irá para julgamento do Conselho Mundial no próximo dia 10 de setembro - uma punição mais severa é algo que nós mal podemos esperar.

A proibição para esse tipo de prática surgiu justamente depois que a Ferrari usou e abusou de Rubens Barrichello, ajudando-lhe a virar piada mundial. E agora, depois que as regras foram visivelmente infringidas pela escuderia italiana, a polêmica está formada. Há os que repudiam a atitude da Ferrari, e há os que defendem (uma minoria). Só não há como negar que o episódio aconteceu.

Um dos que são a favor do jogo de equipes é o chefe comercial da Fórmula 1, Bernie Ecclestone. "Preciso confessar que concordo com qualquer um que pense isso. Se fazemos as pessoas chamar isso de equipe, precisamos que eles sejam uma equipe. Os carros precisam ser exatamente iguais, os pilotos vestem os mesmos macacões. Por isso todos têm de parecer um time que disputa corridas. Acredito que as equipes precisam ter liberdade para tomar suas decisões. Esta é minha opinião", disse em entrevista reproduzida pelo portal G1. Eles querem rever o regulamento, mas não importa: se aconteceu quando era proibido, não pode escapar das penalidades.

Mesmo com tanta canalhice em jogo, o superprotegido Fernando Alonso está em 5º lugar na classificação geral, com 123 pontos. O 1º lugar, por incrível que pareça, está com o apagado Lewis Hamilton (157 pontos) e Massa está emcom 85. Faltam oito GPs para o fim da temporada.

http://a.imageshack.us/img831/3976/formula1.jpg

Um comentário:

J. Júnior disse...

Também acho isso uma enorme falta de respeito e consideração para com o piloto que é obrigado a ceder seu 1º lugar para outro. Imagina só: você ali a poucos metros de ganhar e ir para o lugar mais alto do pódio e então recebe ordens absurdas para deixar o outro passar porque "ele está mais rápido". Deve ser o cúmulo da frustração.

Tomara que a Ferrari pague por isso no Conselho de Automobilismo.

"Blog de humor e fantasia, criado para fins de entretenimento, apenas. As informações e opiniões aqui contidas podem não corresponder à realidade. Se você se ofendeu com alguma postagem, certamente a mesma se trata uma ficção que deve ser imediatamente desconsiderada, e não levada a sério"
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