quarta-feira, novembro 16, 2011

Timbaland: Shock Value II

Capa do CD
Faz quase 3 anos que Timbaland lançou Shock Value II, um álbum que esperei ansiosamente, graças à boa impressão que tive com o primeiro Shock Value e com tudo o que conhecia do rapper até então. 

Há muito tempo eu vinha ensaiando escrever uma postagem sobre este álbum, e nada melhor do que sentar o traseiro em frente ao computador e colocar a mão na massa, em vez de ficar só adiando. Né?

Então. Demorou um pouco até eu entrar na vibe deste CD. Depois que eu ouvi pela primeira vez, imediatamente pensei: poxa, não é tão bom quanto o anterior. Com o tempo eu descobri que estava enganado.

Atrevo-me a apontar dois erros graves neste trabalho do Timbaland. O primeiro foi ter repetido o nome "Shock Value", pois com isso são inevitáveis as comparações entre os dois álbuns; o que aumenta a pressão. O primeiro foi muito bem recebido, já o segundo não agradou tanto quanto deveria. 

O terceiro disco solo do rapper/produtor seguirá a mesma linha e se chamará Shock Value III. Depois do relativo fracasso que foi o predecessor, creio que não é uma má ideia insistir no título, porque a maioria (tirando eu) não está com graaandes expectativas. Assim, qualquer coisa melhor que vier será lucro... E pra mim será óptimo! Porque eu adorei Shock Value II.

Voltando, o segundo erro foi ter desperdiçado Nelly Furtado (presente na faixa Morning After Dark), Kery Hilson (The one I love) e Justin Timberlake (Carry Out)em músicas tão ruins; as piores do disco. Logo eles, que vinham de parcerias de sucesso com o rapper, poderiam ter rendido muito mais se fossem escalados para canções melhores. O mesmo vale para Miley Cirus (We Belong to the Music). Por mais que eu não goste dela, eu pensava que o Timbaland seria capaz de me fazer enxergá-la com outros olhos. Não adiantou. Até que havia potencial ali, mas novamente não funcionou.
.
O disco não é todo bom, mas a quantidade de música boas é generosa. São 7 as que eu não paro de ouvir. Talvez seja um número pequeno, considerando que estão inseridas num universo de 17 faixas, mas sete músicas muito boas em um único álbum, não é algo que se vê com tanta frequência.

A mais fácil de se gostar é  "Lose Control", gravada em parceria com JoJo (conhecida pelo chiclete Too little too late). Não é nenhuma joia da coroa; apenas ajuda a abrir os caminhos. Recomendo que, se você for parar para ouvir o disco, comece por essa.

Katy Perry, que em 2009 já era sucesso mas não tanto quanto é hoje, está em If We Ever Meet Again, que ganhou um clipe à altura. Era isso o que deveria ser feito com Nelly Furtado, Keri Hilson, Justin Timberlake, e até com Miley Cirus: uma música condizente com o seu apelo popular, mais um clipe arrebatador. E não foi bem assim que ele... Paciência.

E outras, ainda melhores, compõem a tracklist. As que merecem ser ouvidas (mais de uma vez, pra garantir) são:

"Lose Control" (feat. JoJo) Nota 7.0/10
"Say Something" (feat. Drake) Nota 7.0/10
"Tomorrow In the Bottle" (feat. Chad Kroeger & Sebastian) Nota 7.5/10
"If We Ever Meet Again" (feat. Katy Perry) Nota 7.0/10
"Undertow" (feat. The Fray and Esthero)  Nota 7.5/10
"Long Way Down" (feat. Daughtry) Nota 9.5/10
"Marchin On (Timbo Version)" (feat. OneRepublic) Nota 8.5/10  

Essas são músicas que dificilmente sairão do meu repertório, como algumas de Shock Value I.



2 comentários:

alan raspante disse...

Bacana você ter feito uma crítica sobre um CD. Muito bom mesmo! Sei que é meio corrido pra você, mas poderia aumentar mais esses tipos de posts, né? Vale como dicas, afinal, não conhecia este CD do Timbaland.

Vou baixar xD

Abs.

@gwtto disse...

"Marchin On", "If We Ever Meet Again" e "Lose Control", nessa ordem, são as melhores. Após a ótima "Apologize", Timbaland e OneRepublic acertaram novamente com "Marchin On". São duas músicas que não canso de ouvir.

Ótimo post, Thico! Como disse o Alan, seria legal se pintassem outros como este por aqui. =]

"Blog de humor e fantasia, criado para fins de entretenimento, apenas. As informações e opiniões aqui contidas podem não corresponder à realidade. Se você se ofendeu com alguma postagem, certamente a mesma se trata uma ficção que deve ser imediatamente desconsiderada, e não levada a sério"
Related Posts with Thumbnails

contador de visitas

Contadores Web visitantes desde 12-07-2008 (o blog foi criado em Outubro de 2006) [Contadores Web]