A novela que elegeu um presidente |
E quem diria que o topo dessa lista seria ocupado por uma novela brasileira? Tropicaliente (1994), de Walther Negrão, conseguiu essa proeza. O programa de TV mais influente dos últimos 25 anos. Incrível!
A explicação para isso está no retumbante sucesso que a novela fez na Rússia. Aqui também fez algum sucesso, mas cá pra nós: qual foi a última vez que você viu alguém falar "ai, que saudades de Tropicaliente"?
E mais: é a única produção brasileira a aparecer na lista.
A informação realmente impressiona. Tropicaliente, talvez até por ter sido uma novela das seis, não deixou lá grandes marcas na história da dramaturgia brasileira. Apesar da boa audiência, não conquistou o público em na sua exibição original, muito menos na reprise no ano 2000, que teve que ser encurtada — eram para ser 194 capítulos, mas a Globo os transformou em 80.
Já na Rússia, a situação foi diferente. Bem diferente. Exibida por lá em 1996, a novela foi assistida por uma média de 25 milhões de telespectadores. Foi um fenômeno tamanho que "Tropicaliente", batizada por eles de "Tropikanka" (mulher tropical), acabou entrando no jogo político e foi decisiva para as eleições presidenciais daquele ano.
Em julho de 1996 as eleições estavam chegando na Rússia. O tempo excepcionalmente agradável, com o sol brilhando lindamente, deixou o então presidente Boris Yeltsin preocupado. Com a popularidade em baixa, e concorrendo à reeleição, ele não podia abrir mão de nenhum voto. Como na Rússia o voto não é obrigatório, e o sol brilhava lindo, havia o risco de haver uma debandada dos eleitores — muitos deles poderiam querer viajar para curtir um pouco a vida.
Como precisava que os russos não saíssem de casa, Yeltsin foi esperto e utilizou "Tropicaliente" a seu favor. O último capítulo da novela que marcou o país seria exibido pelo ORT (canal controlado pelo governo), em um episódio triplo das 8 às 11 horas. Ou seja, quando o capítulo acabasse, estaria muito tarde para viajar, mas ainda daria tempo de exercer o seu papel de cidadão.
Coincidência ou não, Boris Yeltsin ganhou aquela eleição.
Para você ter mais uma ideia do sucesso daquela novela, Mulheres de Areia também foi exibida na Rússia. Só que eles tiveram a coragem de batizá-la de "Tropikanka 2", ou "Sekrets Tropikanki", para pegar carona no sucesso da antecessora. Você sabe, não precisaria nem dizer, as duas novelas não têm absolutamente nada a ver, e são de autores diferentes. Foi uma senhora forçação de barra.
Abaixo, veja os outros programas que mais demonstraram seu poder nas últimas duas décadas e meia.
Lista completa
Os 25 programas de TV mais influentes dos últimos 25 anos
3 comentários:
Faz sentido. Mais isso na Russia né? E lá A novela assiste vc. SAHUUASUHASUHSAUHUASUHAS....
Se colocar todos os países e taals acho que outras das nossas produções vão melhor.
Ah. Lá na Rússia a novela assiste vc. Se colocar todos os países no molho acho que esse nem é bem o quadro. Mais que bom pro Brasil
Mas que coisa O.o
Postar um comentário