2 A gênese do R&B.
O termo R&B surgiu graças à revista Billboard, em 1940, nos Estados Unidos. A nova denominação viera para substituir a antiga race music, termo considerado ofensivo na língua inglesa. Em suas primeiras manifestações, o R&B era uma versão negra de um predecessor do rock. Recebeu grande influência do jazz, numa vertente desta música em que a guitarra é preterida pelos saxofones, que engrandecem a alma das suas inconfundíveis canções. Influenciou-se também pela música gospel, e pelas vozes intensas de seus intérpretes.
Os músicos pouco davam atenção à distinção entre jazz e R&B, e freqüentemente oscilavam entre ambos os estilos num mesmo trabalho. Um dos grandes nomes que se destacaram nesse gênero é Muddy Waters, que passeou por outros estilos musicais (como o rock e o country), deixando como rastro várias contribuições que hoje marcam sua importância em todos os gêneros pelos quais passou.
Chicago, novembro de 1981.
O termo R&B caiu em desuso nos anos 60, e foi substituído por soul e motown, porém ressurgiu nos últimos anos para designar a música negra norte-americana abrangendo o pop (diferente do teen pop mencionado anteriormente), fortemente influenciado pelo hip-hop, pelo funk, e pelo soul . É, histórica e factualmente, música negra, regrada pelos negros e exercida em nome deles. Fugindo de generalizações, todas as raças hoje convivem harmoniosamente trabalhando nesse estilo; porém, sob os holofotes ou não, são em grande maioria negros os que ditam as regras desse movimento, seja produzindo discos, seja compondo letras, dirigindo videoclipes, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário