sexta-feira, novembro 21, 2008

ESPECIAL REVISTA MAD | PARTE 3


É HOJE!

Daqui a pouco, haverá uma sessão de autógrafos com os maiores idiotas da MAD brasileira! Leve a sua MAD número 8 (se não tiver ainda, pode comprar lá mesmo). A partir das 19:30!
Quer forma melhor de humilhar os babacas da MAD do que ir lá só pra rir da cara deles? Compareça!
O evento acontecerá hoje,sexta-feira (21 de novembro) na HQMIX Livraria (Praça Roosevelt, 142 São Paulo, próxima à estação Anhangabaú do metrô).


Você não deve ter notado, mas a MAD já está no Brasil há quase quarenta anos. Desde aquela época, quem esteve no comando era um senhor perturbado, que no início dos anos 70 ainda não era bem um senhor, mas já era chamado de Ota. A revista passou pela Editora Vecchi, que faliu; e em 1984 pulou para a Editora Record, onde ficou até o ano 2000.
De lá, passamos para a Editora Mythos, que publicou a MAD e ajudou o nosso asseio mensal por 6 anos. Até que em 2006 eles publicaram seu último número, e a revista passou longos 2 anos na geladeira, até voltar através da gigante Panini. Em todas essas fases, sem exceção, lá esteve o Otacílio D’Assunção, o Ota. Além de editar a revista, Ota fazia algumas traduções de seções da MAD gringa, desenhava suas próprias tirinhas, escrevia seções anonimamente, e traficava sopa enlatada para os funcionários da revista.
Só que na edição nº 7, de setembro de 2008, Ota deu seu último adeus à MAD, depois de problemas internos dentro da Panini. Foi uma perda irreparável... e olhe que a revista já era ruim com ele!
De lá pra cá, e até um pouco antes da saída do Ota, a MAD está sob os cuidados de Raphael Fernandes, jovem reformado que chegou à revista através de programas de reabilitação custeados pelo governo. É incrível como esses advogados conseguem achar brechas no sistema penal. Enfim, Raphael é editor da MAD e, cá pra nós, vem fazendo um bom trabalho (pros níveis da revista, claro!). Antes de ser atropelado por uma burra na tarde de anteontem, ele nos cedeu uma entrevista, em que nos contou o futuro do mercado de ações norte-americano, suas previsões para o próximo ano novo chinês e fez cálculos sobre quando será o próximo eclipse da lua.
Ele também estará hoje na sessão de autógrafos. Mas por favor, não caçoem dele. Os grifos que você encontrar são todos meus!

ENTREVISTA COM | RAFAEL RAPHAEL FERNANDES
EDITOR DA MAD BRASIL
EXPULSO DA FAMÍLIA ALMEIDA

BLOGARITMOX Como e quando conheceu a Mad?

Raphael Fernandes
(foto) Foi quando eu tinha 12 anos e comprava todas as revistas em quadrinhos que saiam na banca, eu até pegava dinheiro da carteira do meu pai pra isso. Tava um dia olhando umas revistas e vi a edição do ET de Varginha ou alguma coisa do tipo. Nunca fui um colecionador de MAD, mas gostava bastante de comprar em sebos.


BLOGARITMOX Como você convenceria uma pessoa que nunca leu a Mad a comprar a revista?

Raphael
Acho uma verdadeira sacanagem convencer alguém a ler uma revista tão tosca e idiota como a MAD. Infelizmente, algumas pessoas precisam de uma dose de babaquice diária pra continuarem felizes. Vamos lá: A MAD é como aquele seu amigo de escola que vivia fazendo piadas sem graça, mas você não conseguia viver longe dele. Felizmente, ao contrário do seu amigo, quando ela te fizer cagar de tanto rir... você poderá usá-la como papel higiênico.


BLOGARITMOX A Panini vem atrasando números, e cometendo certos erros que não esperávamos de uma editora tão grande. Seria um sinal de que ela estaria insatisfeita com o desempenho da Mad?

Raphael
Pelo contrário, a MAD está indo muito bem... na verdade esses atrasos eram problemas editoriais que esperamos ter sido resolvidos. Estamos trabalhando com uma equipe sensacional e para evitar problemas com prazos ou erros grotescos.


BLOGARITMOX Vocês já foram processados por alguém que sacanearam?

Raphael
Que eu saiba não.


BLOGARITMOX Em prol da divulgação, vocês já sugeriram à Panini que desse a Mad de brinde a quem comprasse alguma revista da DC, ou algo do tipo...?

Raphael
Na verdade, eu sugeri para a Panini que quando alguém comprasse a MAD ganhasse algum título da DC... acho que eles não curtiram a idéia.


BLOGARITMOX Por que toda edição da revista vem com o rosto daquele guri banguela?

Raphael
O nome desse moleque feioso é Alfred E. Neuman e ele é o símbolo da revista desde 1956 (quando apareceu na capa da edição 31 da MAD gringa). O Neuman é a representação de tudo que há de mais babaca e absurdo no ser humano... Você sempre vai ver ele fazendo as coisas mais estranhas, além de embrulhar o estômago de qualquer um com sua cara de bobo-alegre. Ou seja, nós amamos o Neuman e não pretendemos tirá-lo das capas tão cedo.


BLOGARITMOX Como foi a sua evolução dentro da Mad?

Raphael
Comecei a trabalhar na Mythos Editora como editor assistente das linhas Marvel e DC. Durante este período, eu apareci com uma camiseta do Neuman e o pessoal já percebeu que eu gostava dessa porcaria. Dias depois, eu vi o Helcio (diretor da Mythos) fechando as páginas da MAD Especial 13 e percebi que ele ia publicar uma página do [cartunista] Don Martin que havia saído na edição anterior. Logicamente, eu o avisei do problema. Naquela mesma tarde, o Helcio me chamou na sala dele e disse: "agora, você é o editor da MAD Especial." Então, eu editei os dois últimos especiais da Mythos e toda a série MiniMAD. Depois disso, a Panini comprou os direitos da MAD e fiquei na geladeira até que ela voltasse pras bancas. Rapidamente, eu fui escalado pra editar a revista sozinho, mas achei que ainda faltava muito pra isso... e sugeri chamarem o Ota pra co-editar. Editei em conjunto com ele até a edição 7, quando ele pediu pra sair da revista, e agora estou sozinho nesta empreitada. Mas é um trabalho maravilhoso... você passa o dia todo pensando em bobagens e lida com alguns dos melhores desenhistas e humoristas do Brasil.


BLOGARITMOX Quais são os nomes do humor nacional que a revista está revelando?

Raphael
Nesta edição, a MAD vai revelar ao mundo os sensacionais cartunistas Raphael Salimena e Heneh, além do lesado do João Pinho, que escreve algumas das coisas mais idiotas que já li.


BLOGARITMOX Que seções recebem as melhores e as piores críticas dos leitores?

Raphael
A galera simplesmente adora as seções clássicas, como "Respostas Cretinas para Perguntas Imbecis", as piadas mudas do Aragonés, as sátiras de filmes e séries... e, agora, estão elogiando bastante o trabalho da nova equipe nacional. O pessoal sempre reclama das matérias com temática excessivamente estadunidense.


BLOGARITMOX Lá fora, a Mad tem uma força imensa; e por mais que tenha décadas de Brasil, ela ainda não tem o mesmo desempenho aqui. O que justifica essa diferença?

Raphael
A MAD é uma revista que já é publicada há mais de 50 anos nos Estados Unidos e se tornou um dos símbolos daquele país. No Brasil, ela já teve fases áureas e sofreu muito com as mudanças de editoras, a má divulgação do título e a falta de periodicidade. Talvez com esta nova fase, ela volte a ser um sucesso entre os leitores.

.
VEJA ESTE ESPECIAL NA ÍNTEGRA!

CLIQUE AQUI
OU ENTÃO, AS PARTES SEPARADAS:
PARTE 1
| PARTE 2 | PARTE 3 | FINAL

Nenhum comentário:

"Blog de humor e fantasia, criado para fins de entretenimento, apenas. As informações e opiniões aqui contidas podem não corresponder à realidade. Se você se ofendeu com alguma postagem, certamente a mesma se trata uma ficção que deve ser imediatamente desconsiderada, e não levada a sério"
Related Posts with Thumbnails

contador de visitas

Contadores Web visitantes desde 12-07-2008 (o blog foi criado em Outubro de 2006) [Contadores Web]