sábado, junho 27, 2009

FLAVIO DE SOUZA, O PAI DA INFÂNCIA NA TV BRASILEIRA!


Nascido em 1955, Flavio de Souza é um dos nomes mais importantes da tevê brasileira. Seu rosto pode não ser tão conhecido, mas seu legado nunca será esquecido!
A rima serve para dizer que ele está por trás de duas das melhores produções infantis que já foram feitas no Brasil: Castelo Rá-tim-bum e Mundo da Lua, séries das quais ele é o criador. Também chegou a atuar nesses programas: em Mundo da Lua, ele era o impertinente Tio Dudu (foto), e é no Castelo que está seu personagem mais fácil de guardar: o cientista Tíbio, irmão gêmeo do Perônio. Além disso, ele também trabalhou como roteirista de outros programas excelentes, como o Rá-tim-bum e até o Sai de Baixo. Hoje em dia, trabalha como redator final do TV Xuxa, que, conforme já apontamos aqui, é a mais completa atração infantil na tevê aberta atualmente.
Depois da TV Colosso, nenhuma emissora conseguiu aliar produção, conteúdo educativo, entretenimento e qualidade num só programa. A Globo até tentou com Bambuluá, mas não deu certo. Assim, com o fim da "cidade dos sonhos", fecharam-se também as portas para o entretenimento de qualidade às nossas crianças.
De Bambuluá só restou a TV Globinho, emissora fictícia situada na cidade dos sonhonhocas, e que acabou se tornando um programa independente, que hoje vive às custas de desenhos cortados. Onde estão os castelos, os fantoches, os animais que falam...? Cadê o artesanato?!
Se você disse "em Cocoricó", até que acertou. É o último dos moicanos, mas não é a mesma coisa. E se você disse Mais Você, eu estou falando de outro tipo de artesanato!
Precisamos, e para ontem, de Flavio de Souza. Hoje, ele se dedica a escrever seus livros (ao todo, são 35), e às quase 70 peças que já montou. Flavio nos contou que até tentou voltar à TV num de seus engenhosos projetos, mas que encontra obstáculos graças à preguiça das emissoras, acomodadas que estão exibindo seus desenhos. Veja as palavras que Flavio mandou, com exclusividade, em conversa com o dono deste blog (grifamos):

Oi, Thico, eu estou escrevendo bastantes livros, na TV é complicado fazer mais daqueles programas, porque custam muito caro, só uma emissora como a Globo poderia produzir uma coisa dessas, o Roberto Talma tinha um projeto desse tipo, no ano passado, mas não foi aprovado. Desenho animado custa bem barato. Teria que ser na TV Cultura.
E como a Cultura já não é o que já foi... Teremos que aprender a viver com as reprises do que o mestre Flavio de Souza, pai da infância brasileira, já fez por nós.
Clique aqui ou na imagem acima e conheça o site oficial do roteirista.

Nenhum comentário:

"Blog de humor e fantasia, criado para fins de entretenimento, apenas. As informações e opiniões aqui contidas podem não corresponder à realidade. Se você se ofendeu com alguma postagem, certamente a mesma se trata uma ficção que deve ser imediatamente desconsiderada, e não levada a sério"
Related Posts with Thumbnails

contador de visitas

Contadores Web visitantes desde 12-07-2008 (o blog foi criado em Outubro de 2006) [Contadores Web]