sexta-feira, março 26, 2010

MARIA CÂNDIDA SOBRE O BBB (E A FAZENDA): "O POVO QUE SE DANE"

Por acaso, entrei no Twitter e li a Maria Cândida "descascando" (valeu pelo verbo, ABL geeks) os realities que caminham pela esteira do BBB, com todas as suas intrigas, baixarias, e longa lista.

É interessante ver uma pessoa do nível da jornalista criticando esse tipo de atração, lembrando que a própria Record, à luz do céu profundo, tem seu próprio Big Brother, mas que não paga IPTU, e sim ITR: A Fazenda.

Palmas pra Maria Cândida: ela mantém a sua opinião, e inclui A Fazenda nesse gênero de programas que nada acrescentam à tevê, e que só estão lá pra levantar a audiência, e "o povo que se dane". Ela chegou até a revelar que foi convidada pela Record para participar da segunda edição do reality, mas soltou um não bem negritado. "A Fazenda é a mesma coisa e em outros será a mesma coisa... O que vale é a audiência, meus amigos". Muito corajoso da parte dela (ou pode ser um sinal de que o seu contrato com a Record está nas últimas).

O maior alvo da apresentadora foi o BBB, claro, pois é o que está no ar. Eu concordo com quase tudo o que ela disse, mas não acho que o programa seja um desperdício total. Para um estudante de Psicologia, o BBB pode ser um verdadeiro estágio. Tudo depende de como você assiste; apesar do circo montado, o reality representa muito do que se vê aqui fora, até mesmo em relação aos personagens que se formam ali dentro.

A diferença é que o objetivo principal do Big Brother é o prêmio, e o secundário são os desdobramentos vividos pelos participantes quando viram ex-BBBs. Na vida real, não sabemos os objetivos de cada pessoa. Utilitaristas poderiam dizer que o objetivo é a "felicidade", mas precisaríamos de algo mais concreto, portanto é mais fácil assumir - eu não sei pelo que você luta, qual é o seu goal. Sabemos o que querem Dicésar, Celso Freitas, Dourado, Lia e o resto: eles querem 1,5 milhão de reais. Anamara, corajosamente, assumiu abertamente que estava ali por isso, e foi execrada. "Interesseira", "gananciosa"... Sim! Ela e todos os outros. Mas estão dentro da proposta do jogo, estão ali pra isso e não é esse o grande defeito que os desqualifica dentro do jogo.

Muitas são as análises que podem ser feitas sobre o Big Brother. O diretor Boninho e o apresentador Pedro Bial, porém, não defendem o programa. Pra eles, é cultura inútil mesmo, como sustenta a Maria Cândida, mas o povo gosta e pronto. Não devem nada a ninguém. Seria mesmo desnecessário se eles levantassem a própria bandeira; ninguém os levaria a sério mesmo, já que são eles os responsáveis pelo show.

A final do BBB 10 será transmitida ao vivo na próxima terça-feira (30/03).


Um comentário:

Alan Raspante disse...

Ah, não sou um grande fã do BBB, mas também não posso falar que o programa é uma grande merda. De vez em quando gosto de ver aqueles malucos ! hehehehe
Mais por um lado, MC está certa, afinal é um bando de gente que não faz nada, durante 3 meses e ainda no fim ganham um grande prêmio.

BBB depende do ponto de vista de cada um.

"Blog de humor e fantasia, criado para fins de entretenimento, apenas. As informações e opiniões aqui contidas podem não corresponder à realidade. Se você se ofendeu com alguma postagem, certamente a mesma se trata uma ficção que deve ser imediatamente desconsiderada, e não levada a sério"
Related Posts with Thumbnails

contador de visitas

Contadores Web visitantes desde 12-07-2008 (o blog foi criado em Outubro de 2006) [Contadores Web]