quarta-feira, junho 16, 2010

COM "CALA BOCA GALVAO", O BRASIL RI DA CARA DO MUNDO

Ninguém vai ganhar nada com isso e nós sabemos, então não sejamos chatos e vamos só comemorar o sucesso da campanha "Cala Boca Galvao", que dominou o Twitter e fez com que os brasileiros rissem da cara do mundo todo. E continuamos rindo.

Tudo começou no início da transmissão da Copa, quando as típicas broncas do telespectador brasileiro contra o narrador Galvão Bueno foram parar no Twitter. Muita gente mandou o cara calar a boca ao mesmo tempo, e o termo Cala boca Galvao acabou se tornando a frase mais repetida do microblog, e permanece em primeiro lugar há vários dias.

Daí, os usuários que não falam português e não conhecem Galvão Bueno viram aquilo e não entenderam. Aquelas 3 palavras não faziam o menor sentido para eles, que começaram a perguntar o significado. Brasileiros criativíssimos encontraram o terreno perfeito para criarem as mais absurdas situações. Do início da Copa até hoje, veja até onde essa história já foi:

CALA BOCA GALVAO - TUDO O QUE JÁ FOI DIVULGADO ATÉ AGORA.
DOS FATOS:

1 - Galvao é um pássaro raro, nativo da Amazônia, que está em extinção. "Cala boca" significa salve. Cala boca Galvao nada mais é do que uma tentativa de salvar os galvoes. Para isso, o Galvao Birds Institute lançou a campanha em que, a cada tweet contendo a frase Cala boca Galvao, 10 centavos são doados para a causa;

2 - Este também é o título do novo single de Lady Gaga, que resolveu gravar em espanhol o tema oficial da campanha. A letra já está disponível no site Vagalume e os fãs buscam incessantemente informações sobre como baixar a música;

3 - Ana Maria Braga será a estrela do clipe de Cala boca Galvao, e no papel de uma dançarina, aproveitando o que aprendeu na Dança dos Famosos;

4 - A música Lady Gaga ainda não lançou, mas um côver já pode ser conferido no YouTube. Aqui. Não corresponde à letra do Vagalume;

5 - No Brasil, a madrinha da campanha é a cantora Ivete Sangalo (foto abaixo).

Obviamente Galvão Bueno não demorou a tomar conhecimento da brincadeira, que foi destaque até em jornais internacionais. E isso é muito bem-feito para o mundo: é a nação brasileira unida numa piada, aproveitando-se de que os demais países sempre deram pouca importância ao idioma que falamos (a maioria pensa que nossa língua é o espanhol), e quando se dão ao trabalho de recorrer ao tradutor do Google, já se faz necessário um desforço maiorzinho: utilizar o Google Pai para pesquisar o que ou quem seria Galvao. É bem por aí: eles estão pagando pela indiferença de anos.

Se dependesse do Twitter, o Brasil já estaria entre as maiores potências do mundo! Se os usuários mostrassem nas urnas a mesma união e espírito coletivo que exibem no Twitter, teríamos eleições com resultados menos frustrantes a cada ano. E por aí vai.

E se ainda restava alguma dúvida, ontem no jogo do Brasil contra a Coréia do Norte (que aliás, marcou 45 pontos de audiência), uma faixa imensa foi flagrada pelas lentes da Globo, que nada pôde fazer para detê-la. E não é que Galvão resolveu se pronunciar a respeito? E, pelo menos na frente das telas, afirmou ter dado muita risada com a brincadeira. "Faz parte. É muito legal. A gente entra na casa das pessoas, elas têm o direito de brincar", e afirmou até que está firme na campanha (mentiu: o que ele poderia fazer para ajudar, que é calar a boca, ele ainda não fez). Veja o vídeo em que o locutor monologa com Tiago Leifert sobre o Cala boca Galvao, no Central da Copa de ontem. Clique aqui.

No dia 20/06, às 6 da tarde (qualquer que seja seu fuso-horário), o Galvao Birds Institute pede que os internautas façam um grito coletivo pela preservação deste raro pássaro, que já foi tema até de um Globo Repórter Especial, e acordo com informações do blog oficial da campanha.

Até agora, Lady "GaGalvao" ainda não se manifestou a respeito do lançamento do single...

4 comentários:

Alan Raspante disse...

Pode ter certeza que estou na campanha!
CALA BOCA GALVÃO!
UHAUHSUHAHUSUA'

J. Júnior disse...

Interessante como uma idéia tão simples pode tomar proporções tão gigantescas. Essa história de "Cala Boca Galvão" ainda vai render muito.

Abraço.

Bruno F. Vascontim disse...

Belo artigo! Muito bacana! E eu me rachando de rir com a criatividade e a filha da putice dos brasileiros kkkkkkkkk

Gustavo Fiorini disse...

Já vejo esse episódio com o Galvão naquela edição anual da Veja (Època, IstoÉ...) sobre os principais fatos do ano...

"Blog de humor e fantasia, criado para fins de entretenimento, apenas. As informações e opiniões aqui contidas podem não corresponder à realidade. Se você se ofendeu com alguma postagem, certamente a mesma se trata uma ficção que deve ser imediatamente desconsiderada, e não levada a sério"
Related Posts with Thumbnails

contador de visitas

Contadores Web visitantes desde 12-07-2008 (o blog foi criado em Outubro de 2006) [Contadores Web]