Sobrou de novo para o Cinema em Casa. A partir do dia 12 de julho, a sessão de filmes do SBT será cortada da grade para dar lugar a novelas - isso já aconteceu no final da década de 90, e algumas vezes mais. A atual fase está no ar desde 2008, época em que passou a exibir vários filmes recentes, como Mulher Gato (2004). O baixo desempenho da atração no ibope (entre 4 e 5 pontos), aliada aos bons resultados da mexicana As tontas não vão ao céu (na faixa dos 8 pontos) foram os fatores que nortearam essa decisão.
São as novelas nacionais que vão ocupar a faixa vespertina. E eu, por mais que respeite a sessão Cinema em Casa, e não seja exatamente um telespectador das novelas do SBT, até que vejo lógica na estratégia. Exceto pelo fato de que serão exibidas duas novelas seguidas, antes de As Tontas, e quando somadas com Uma Rosa com Amor e Ana Raio e Zé Trovão, vão gerar uma conta estúpida (matemática básica): 5 novelas por dia, sendo apenas duas inéditas (e só uma nacional). Está certo que novela pode dar audiência, mas uma overdose é algo muito desencorajador.
As antigas novelas do SBT, remakes de histórias majoritatiamente mexicanas, sempre alcançavam a vice-liderança, e com tranquilidade. No mínimo, 15 pontos de média cada (hoje, nenhum produto da casa alcança isso). O fim do reinado começou quando a Record começou a pôr em prática seus projetos de liderança, começando o ataque pelo SBT, para depois atingir a Globo (e até hoje eles não passaram dessa fase). Para começar, contrataram Bianca Rinaldi, a principal estrela das novelas da concorrente. Mais tarde, foi a vez de Bianca Castanho.
Para começar, eles escolheram Pérola Negra (1998) e Esmeralda (2004), sendo esta última um remake de novela já exibida outrora, e que teve média de 18 pontos. O último capítulo marcou 24.
Já Pérola Negra, essa sim eu assisti, e tem uma história ainda mais interessante. Foi exibida dois anos depois de as gravações terem sido encerradas. A reprise, em 2004, teve mais audiência que a exibição original, concorrendo às tardes com o Vale a Pena Ver de Novo, que trazia as novelas Terra Nostra e Deus nos Acuda.
A emissora vem, então, cheio de expectativas. Pode dar certo, mas 5 novelas por dia é muito arriscado. Do jeito que o SBT gosta.
ATUALIZAÇÃO: A tempestade de novela velha continua no SBT! No dia 17 de agosto às 20 horas estreia Canavial de Paixões (2003), substituindo Uma Rosa com Amor. Aí serão QUATRO reprises e apenas UMA novela inédita, a mexicana As tontas não vão ao céu!
Com informações do jornalista Daniel Castro
3 comentários:
Fico triste pelo fim do cinema em casa. Lembro que o retorno da sessão aconteceu no início do O&O, quando este ainda era hospedado no Uol. Comemorei a volta, mas reconheço que a qualidade da sessão caiu...
Mas daí a trocar filmes por duas novelas seguidas (na realidade quatro, contando com As Tontas), é demais...
Apesar de ter gostado de Pérola Negra, e até curtido alguns capítulos de Esmeralda (que teve participação especial de Patríciam no último capítulo), espero que recobrem o bom senso e voltem atrás!1
Como um bom noveleiro que sou, gostei da notícia do SBT. Vou tentar acompanhar essas duas e + "Canavial de Paixões", que vem aí pra tapar buraco entre "Uma Rosa" e "Corações Feridos"...
O Tele Memória foi reativado:
http://telememoria.blogspot.com/
Abraço!
VC ainda esqueceu de dizer que uma reprise vai entrar as noites no lugar de UMA ROSA COM AMOR, será CANAVIAL DE PAIXÕES.
usasahshuauhsua
uma verdadeira overdose de repetecos e nem é Chavez, que coisa né ?!
Postar um comentário