Você e a torcida do centenário Esporte Clube Noroeste sabem que o Domingo Espetacular é, e sempre foi, uma cópia do Fantástico. Lançado em 2004, até então vivia em segundo plano na grade da Record, e talvez sobrevivia porque os que lá trabalham sempre lutaram para fazer a diferença dentro da sua proposta.
Até este ano, não havia exatamente um confronto entre as duas atrações, imagino que por medo. Não precisava, já que a rejeição ao atual modelo do Fantástico está se mostrando tão forte que o Domingo Espetacular está no caminho para se tornar a revista eletrônica mais assistida dos domingos. Anteontem, apenas dois pontos os separaram: 17 para a Globo e 15 para a Record, a menor diferença da história dessa concorrência.
Tudo começou quando Gugu se mudou para a Record, e fracassou no horário proposto. Como havia muito investimento em jogo, a emissora jogou todas as cartas na mesa e apostou no básico: Gugu contra Faustão, como nos velhos tempos, e Domingo Espetacular contra Fantástico, e seja o que Deus quiser. O resultado não poderia ter sido melhor, e finalmente os sonhos mais doces dos bispos estão virando realidade. No último domingo, Gugu chegou a liderar durante uma hora no confronto com o Domingão.
Antes, parecia inabalável a hegemonia do Fantástico nas noites dominicais, já que todas as suas ameaças até então sofriam do vício da efemeridade - Casa dos Artistas, Pânico, nada disso é eterno. O reality não sobreviveu ao tempo, e o Pânico, por mais que mativesse ou venha a manter a boa audiência com picos de liderança, não vai durar os quase 40 anos que tem o Show da Vida. De todos os que vieram, o único que tem chances de vislumbrar essa longevidade é o Domingo Espetacular. Seu quadro de apresentadores pode perfeitamente mudar sem comprometer a qualidade que o público procura. Se a fórmula não cansar, se eles souberem se ajustar à passagem dos anos, a Record terá finalmente alcançado o caminho da liderança, pelo menos aos domingos.
Ao seu favor, o Fantástico só tem o passado, o brilhante passado, mas que faz o telespectador mais antigo se perguntar: é tão difícil assim voltar a ser o que era antes? A concorrência não tem esse "fantasma" para prestar contas. A Globo deve ao telespectador uma atração melhor e o público, cansado de esperar, vinga-se dando preferência ao similar. É bem feito, se você analisar bem.
Vamos ver agora até quando a Globo vai continuar fingindo que nada está acontecendo.
Um comentário:
O "Fantástico" está muito chato nos últimos tempos. Aquele tal de "Jogo da Verdade" é intragável na minha opinião, e eles não valorizam mais os temas que o consagraram no passado, tal como o bom jornalismo investigativo.
Acho que o programa precisa de uma reformulação total, caso contrário o "Domingo Espetacular" pode sim tirar o 1ª lugar do "Cansástico", como bem disse a Rita Lee em uma crítica à uma matéria veiculada no último domingo.
Mas é inegável que o "DE" também precisa de uns ajustes... Aquelas reportagens de duas horas cansam... e como cansam.
Até mais!
Postar um comentário