Assim nasceu o Chespirito. Assim nasceu o Chaves. |
Amanhã (21 de junho), o Chaves completará quatro décadas. Na verdade, considerando a idade do personagem, se ele existisse, estaria com 48 anos.
São 40 anos desde o nascimento desse garotinho inocente, que logo perderia os pais, para depois encontrar abrigo numa aconchagante vila mexicana. Tendo um barril como esconderijo secreto, ele mora mesmo é na casa de nº 8, e sabe-se lá com quem, ou como ele faz pra pagar o aluguel -- e pontualmente, já que o único inadimplente da vizinhança é o Seu Madruga.
Outra coisa que ninguém sabe ao certo é o seu nome, todos o chamam de Chavo (guri), que no Brasil virou Chaves, com sutis (embora profundas) características que nos permitem afirmar que se tratam de duas pessoas: o Chaves e El Chavo. Pra evitar maiores confusões, digamos que ambos estão aniversariando amanhã.
Se lhe faltam parentes de sangue, Chaves é cercado por pessoas que o amam verdadeiramente, dentro da pequena vila do Sr. Barriga, sem contar os milhões e milhões de admiradores que ele arrebatou fora dela. Só o que ele não conquistou, nesses 40 anos, foi a sua paciência.
Nossos parabéns ao gênio Roberto Gómez Bolaños por ter sido capaz de criar esse personagem que até hoje continua atual, tão puro e relavimanente ingênuo, que faz tanto bem ao imaginário de crianças e adultos.
Existem jovens de 80 e tantos anos... |
Fonte: Vanguardia
Siga-me em Twitter.com/Thicovski
Nenhum comentário:
Postar um comentário