segunda-feira, julho 04, 2011

Ruben Aguirre não está na falência: "Foi invenção da mídia sensacionalista"

A repórter Maribel Toledo ao lado de Ruben Aguirre
Algumas de nossas postagens mais lidas dizem respeito a uma notícia que circulou na imprensa em 2010, que dizia que Ruben Aguirre, o Professor Jirafales, estaria enfrentando uma crise financeira.

Este caso eu acompanhei de perto, porque foi um tanto desesperador pensar que um ator como o Ruben pudesse, a essa altura da vida e depois de tudo o que passou com a sua esposa, estar na falência.

Tudo começou quando Shory deu esta entrevista à revista TVNotas. Realmente, quem leu teve a sensação de que a situação não estava boa. À tal situação, empregaram o termo falência -- e toda a imprensa reproduziu.

Depois, verificamos que a coisa não era bem assim. Isso, ainda no ano passado. Por algum motivo, a notícia voltou com tudo em 2011, e desde então Aguirre tem sido constantemente abordado para responder a questões relacionadas à suposta falência.

Os custos do tratamento de sua esposa eram e continuam sendo bastante altos, mas nada que ele não possa pagar (ele recebe uma renda vitalícia da Televisa, pelas reprises), apesar de que, para isso, ele tenha que sacrificar certas extravagâncias.

“Não tenho luxos, mas vivo muito bem, não estou na falência. Não, não, isto foi um mal-entendido, jornais sensacionalistas que gostam de inventar. Eu estava dizendo que eu tive um acidente sério com minha esposa, que lhe fizeram quatro operações e que havia me custado muito dinheiro, mas que estou na falência é uma mentira muito grande (...) Tive um acidente como outra pessoa qualquer pode ter. Tive um problema nos freios e bati, foi só isso. A minha perna se partiu em três, e por isso estou andando de bengala”, disse Ruben ao jornal peruano Dia D que foi até o México para conversar com Aguirre, e esse foi só um dos assuntos abordados. Ele também denunciou que foi criada uma falsa conta no Facebook em seu nome, falando sobre suas dificuldades financeiras, e pedindo doações.

Sobre a questão dos direitos autorais dos personagens (um tema que sempre vem à tona), Ruben revelou estar cem por cento do lado de Chespirito, seu amigo pessoal, na disputa travada com os colegas que insistem em reclamar a criação dos que interpretam. Carlos Villagrán e Maria Antonieta de las Nieves, mais especificamente. Ele não nega que todos os atores imprimiram características aos personagens, e citou como exemplo as bochechas do Kiko, o choro da Chiquinha e até o seu Tá Tá Tá Tá Tá. Mas também, ele entende que daí a se dizer criador do Jirafales, é uma longa distância.

Ruben Aguirre não entende como os ex-companheiros de trabalho conseguiram chegar a tamanha contenda, já que todos tinham plena liberdade para utilizarem os personagens -- "Bastava pedir; ou melhor, nem pedir, bastava avisar", e que apenas uma vez ele não obteve autorização: quando, nos Estados Unidos, quiseram que ele atuasse como o Professor Jirafales num comercial de cerveja. Seria a Cheves?

Por fim, a parte mais interessante: ele contou como ficou sabendo do fim (este definitivo) de Chaves. Ele tinha sido contratado por um empresário sul-americano para trabalhar durante um mês inteiro, e estava até supreendido com o seu sucesso nesta parte do continente. Ao ligar para Bolaños para pedir autorização, e explicar que iria se ausentar por um mês, a resposta que ele ouviu foi: "Pode se ausentar por um ano inteiro, acabou o programa!"

Foi uma decisão da Televisa, mas que já tinha sido cogitada por Bolaños, que dissera que quando fosse avô, iria se aposentar. Coincidentemente, naquela época, uma de suas filhas dera à luz.

Veja o vídeo da entrevista:

Entrevista: Ruben Aguirre nega estar na falência
(e muito mais)


Um comentário:

Alan Raspante disse...

Bom saber que ele não está na pior!

"Blog de humor e fantasia, criado para fins de entretenimento, apenas. As informações e opiniões aqui contidas podem não corresponder à realidade. Se você se ofendeu com alguma postagem, certamente a mesma se trata uma ficção que deve ser imediatamente desconsiderada, e não levada a sério"
Related Posts with Thumbnails

contador de visitas

Contadores Web visitantes desde 12-07-2008 (o blog foi criado em Outubro de 2006) [Contadores Web]