segunda-feira, outubro 03, 2011

Descontente na Globo, Walcyr Carrasco deve ganhar remake de "Gabriela" para as 23h

O fatídico jantar... Não me convidaram. E viram só? Deu briga
O Astro não vai seguir o mesmo caminho das suas irmãs telenovelas: quando chegar ao fim, não será sucedida imediatamente por outra. O horário será ocupado normalmente por séries e outras atrações até 2012, quando finalmente entrará a nova novela das 11. 

A faixa, que oferece uma liberdade que os autores muito apreciam, é objeto de cobiça de muita gente na Globo. Só que ela pode acabar indo para alguém que entrou na disputa por acaso: Walcyr Carrasco. Ele tem o poder de escolher se quer ou não escrever para o horário o que no caso seria um remake de Gabriela, inspirada na obra homônima de Jorge Amado.

E por que Walcyr ganhou tão valioso presente? Seria ingenuidade achar que é só pelo grande sucesso que ele tem feito com Morde & Assopra (que teve um começo complicado e conseguiu dar a volta por cima), porque a recompensa natural para isso seria a sua promoção para as 21h, o verdadeiro horário nobre, como já se vinha cogitando. O que a Globo pretende é fazer um mimo ao eterno "Senhor das Seis", que tem sido alvo de constantes ataques do colega de emissora e ex-amigo Aguinaldo Silva.

É de conhecimento geral que Walcyr e Aguinaldão romperam relações graças às semelhanças entre as histórias contadas em suas novelas, mais especificamente com relação às personagens Dulce (Cássia Kiss) e Griselda (Lilia Cabral), o que envolve um suposto plágio. Vamos relembrar.

Até a estreia de Fina Estampa, Aguinaldo já chamava atenção para o fato de ter criado Griselda bem antes de Morde e Assopra ser concebida, e que, em conversa com Carrasco (assistida por testemunhas, ele faz questão de ressaltar), contou a história da mãe humilhada pelo filho. Aguinaldo estava bem resolvido quanto a isso, e sempre amenizava quando falavam sobre a briga que ele já teria tido com o companheiro de emissora. Foi só a atual trama das nove estrear, e choveram críticas comparando as duas novelas, o que acabou incomodando o criador de Griselda, que, querendo ou não, só chegou quando Dulce já havia conquistado o Brasil.

De lá pra cá, Aguinaldo tem feito vários ataques contra Walcyr, e conta que houve um momento em que a TV Globo disse que ele tinha que tirar a história da novela dele, isso foi pedido pelo Manoel Martins (diretor-geral de Entretenimento da Globo). Daí ele se reuniu comigo para jantar e criar um jeito para as duas histórias ficarem diferentes. Isso aconteceu perante duas testemunhas. Nós acertamos os detalhes de como ele deveria fazer para afastar a história dele da minha, mas ele não fez nada do que combinamos”. E já não esconde que se chateou com o episódio: “Eu fiquei muito triste, (Walcyr) é uma pessoa que se aproximou de mim e com quem eu falei abertamente sobre minhas tramas e minhas histórias, e ele também contou as dele. O fato é que na minha novela não tem nenhum dinossauro, nenhuma vaca anã ou nenhum robô

O pior é que o único impasse nessa história esbarra no ego dos autores, porque em audiência nenhuma trama esvaziou a outra. Pelo contrário: está muito bom do jeito que está. A Globo, no meio de dois sucessos, mantém uma posição neutra, o que incomoda a ambos os autores.

Carrasco, sentindo-se agredido e abandonado, estaria cogitando abrir edital para que outras emissoras deem lances pelo seu passe. Ao saber disso, Aguinaldão deu a patada, pelo Twitter: “Eu também recebi um convite milionário pra sair da Globo e ser o programador das madrugadas do Canal Brasil: kakakakakakakakakakakakakaka!” . Em defesa de Aguinaldo, realmente as histórias têm coincidências demais; e em defesa do outro, quando lhe foi falado sobre a história de "Marido de Aluguel", esta ainda não era uma novela de Aguinaldo Silva; era o resultado de uma oficina de autores, cujos direitos a Globo ainda não tinha adquirido, e que o próprio Silva afirmou que se a sua emissora não quisesse, ele liberaria para outras. Ou seja, ainda havia uma remota chance de Fina Estampa sequer vir a existir.
 
De qualquer forma, foi assim, para evitar que Walcyr se sinta desprestigiado, que a Globo lhe deu o melhor presente que um autor da casa poderia querer nos dias de hoje. E, conhecendo Walcyr como conhecemos, dá pra ter uma noção do que ele é capaz de fazer se estiver livre das amarras do Ministério da Justiça e da própria Globo, num horário em que a liberdade é quase irrestrita. 

E que venha Gabriela! E daqui, outra polêmica pode surgir: a atriz mais cotada para o papel é Juliana Paes, que por sua vez já está reservada para a próxima novela da Gloria Perez... Quem será que leva? Lembrando que estes dois autores, pelo menos por enquanto, são amigos.

Tudo leva a crer que, se realmente vir a assinar o remake de Gabriela, Walcyr tem tudo para fazer um dos melhores trabalhos de sua carreira.

2 comentários:

Alan Raspante disse...

Já notou que esta não é a primeira vez que Carrasco é acusado de plágio? Sem contar que as suas tramas são sempre tão... iguais:o homem vestido de mulher, o humor pastelão, os mocinhos "brigões", o mesmo elenco e tudo mais...

Enfim, comecei a duvidar da "criatividade" de Carrasco e nunca nem consegui gostar de suas novelas: viu uma, viu todas...

Acho esse remake a cara dele. Não terá tanto trabalho assim, rs

Abs.

Gustavo Fiorini disse...

Eu fico na torcida por essa promoção. Walcyr Carrasco já deu tudo o que tinha que dá nas faixas das seis e sete. Vem repetindo tramas na maior cara de pau há muito tempo. "Morde & Assopra", por exemplo, não passa de uma colagem de situações vistas nos folhetins anteriores. Vamos ver se o criador de "Xica da Silva" ainda sabe escrever como um homem adulto...

"Blog de humor e fantasia, criado para fins de entretenimento, apenas. As informações e opiniões aqui contidas podem não corresponder à realidade. Se você se ofendeu com alguma postagem, certamente a mesma se trata uma ficção que deve ser imediatamente desconsiderada, e não levada a sério"
Related Posts with Thumbnails

contador de visitas

Contadores Web visitantes desde 12-07-2008 (o blog foi criado em Outubro de 2006) [Contadores Web]