sexta-feira, julho 27, 2012

Keane: Strangeland

Capa de Strangeland (2011). Agradecimentos à (foda-se) pelo presente.

O Keane surgiu para o mundo em 2004, com um álbum que me faltam palavras para descrever: Hopes and Fears. É, de longe, o melhor disco de todos os tempos. In my opinion, como diriam em The Good Wife.

Durante todos esses anos, o Keane ia vivendo a sua vida, os fãs também, até que em 2011 veio o novo álbum: Strangeland. Logo de cara, quem julga o livro pela capa deve ter tido deliciosas recordações ao se deparar com a arte do CD: aqui, a logomarca da banda é a mesma utilizada em Hopes and Fears, lá em 2004. De uma simplicidade imensa. E o título, Strangeland, vai ainda mais fundo nas lembranças: nos remete a We might as well be strangers, um dos singles que marcaram H&F. Prova disso é que daí eles tiraram o título de seu primeiro DVD: Strangers, lançado em 2005.

Abertamente, "Strangeland" não promete nada, mas cumpre tudo o que dele se espera. É, na verdade, um trabalho formidável, uma verdadeira volta às origens. Um despretensioso "Hopes and Fears 2". A própria logomarca, utilizada neste álbum, talvez sem saber, deu esse ar. Acho que ninguém, a essa altura do campeonato, esperava por isso. Os álbuns antecessores saíram do caminho que eu imaginei que seria trilhado depois de H&F. Não reclamei, não chiei, continuei acompanhando. E curtindo, porque nesse meio-tempo eles nos trouxeram músicas inesquecíveis, como Crystal Ball, Hamburg song, The frog prince, pra citar só algumas.

Agora, receber de bandeja um "Strangeland", quase 10 anos depois, é um presente inestimável. Eu adorei o disco, do começo ao fim. Traz boas lembranças, nos aproxima mais do Keane, mostra o que é a evolução de uma banda.

Somando H&F com Under the iron sea (2006) e Perfect Symmetry (2008), tínhamos três álbuns completamente diferentes. E, pra ser sincero, não era um "diferente" no bom sentido. Chegava a incomodar. A tal da identidade meio que se perdia. Mas o que fazer pra não se repetir, e ao mesmo tempo oferecer um trabalho digno dos velhos tempos? A resposta é Strangeland.

Pra mim, "Strangeland" é, inegavelmente, o sucessor de direito de Hopes & Fears. Tem feito um merecido sucesso. Aliás, acho que tá até pouco. Enquanto, pra mim, o Coldplay vem descendo ladeira abaixo em qualidade (embora seja muito mais popular), o Keane deu uma volta por cima daquelas. Daquelas. Simplesmente a melhor volta por cima: aquela de quem nunca esteve por baixo.

Em geral, os críticos profissionais (aqui eu não me incluo) têm feito avaliações muito positivas e a repercussão ao redor do mundo tem me surpreendido!

Nos dias 24 a 26 de agosto, a banda vai se apresentar no Brasil. A notícia é boa, mas espanta porque eles vão "abrir" o show do Maroon 5. "Como assim", você me pergunta. Pois é. Vai entender.

Os ingressos se esgotaram já na primeira semana. Espero que eles voltem ao Brasil em breve, com sua própria turnê.

Pra quem se interessou por  "Strangeland", seguem as avaliações da equipe fonográfica do Blogaritmox, liderada pelos estagiários de nível médio Marco Camargo e Rick Bonadio. Tentamos manter a imparcialidade e não atribuir notas superiores a dez, para não virar bagunça. Mas foi difícil, hein!

Mas faça o que fizer, não deixe de ouvir, no mínimo, Sovereign Light Café. E depois todo o resto.

1. "You Are Young"   Nota 9.0/10
2. "Silenced by the Night"   Nota 10/10
3. "Disconnected"   Nota 10/10
4. "Watch How You Go"   Nota 10/10
5. "Sovereign Light Café"   Nota 10/10
6. "On the Road"   Nota 10/10
7. "The Starting Line"   Nota 10/10
8. "Black Rain"   Nota 9.5/10
9. "Neon River"   Nota 10/10
10. "Day Will Come"   Nota 9.5/10
11. "In Your Own Time"   Nota 10/10
12. "Sea Fog"   Nota 8.0/10

Faixas adicionais da Deluxe Edition


Curta a página do blog no Facebook!
E siga-me em Twitter.com/Thicovski

5 comentários:

Alan Raspante disse...

Sabia que eu fui conhecer a banda justamente contigo? Foi lendo um artigo por aqui que eu conheci e me interessei. Realmente, é uma das melhores da atualidade!

Ainda não ouvi esse novo álbum por inteiro, mas vou fazer é já :D

Abs :)

Unknown disse...

Passei aqui porque googlei a procura por informações sobre a foto da capa strangeland. E adorei seus comentários. Parabéns.

Unknown disse...

Passei aqui porque googlei para saber mais sobre a foto da capa de strangeland. Adorei os comentários. Parabéns.

Unknown disse...

Só mais uma coisa. COmprei a versão deluxe da iTUnes, e vem uma música 17, chamada 'Myth'.

Anônimo disse...

Sorte de poucos ter uma namô tão boa quanto a sua! =D

"Blog de humor e fantasia, criado para fins de entretenimento, apenas. As informações e opiniões aqui contidas podem não corresponder à realidade. Se você se ofendeu com alguma postagem, certamente a mesma se trata uma ficção que deve ser imediatamente desconsiderada, e não levada a sério"
Related Posts with Thumbnails

contador de visitas

Contadores Web visitantes desde 12-07-2008 (o blog foi criado em Outubro de 2006) [Contadores Web]