terça-feira, maio 24, 2016

Bancada de jurados afasta o Troféu Imprensa do Emmy e o aproxima do Show de Calouros


Para entender essa matéria, e até mesmo para não cometer nenhuma injustiça, você precisa partir de duas premissas: a primeira, e mais importante, é que o Troféu Imprensa ainda é a principal premiação da TV brasileira, e talvez a única que possa ser levada a sério (diferente do Melhores do Ano, que não passa de um "prêmio da firma" realizado pela Globo). A segunda, é que eu respeito individualmente a todos os integrantes da bancada do Troféu Imprensa, que são jornalistas gabaritados que nada devem a mim.

Vamos em frente. O Troféu Imprensa não é um Emmy e nem precisa ser — apesar de que, particularmente, eu acredite que a sistemática de votação da Academia norte-americana inspire mais credibilidade (embora não seja imune a graves injustiças). Por isso, não deixa de ser interessante o seu modelo de votação em tempo real, onde os jornalistas declaram seus votos perante o apresentador, justificando o próprio nome da premiação.

Um dos problema é que, talvez por estarem diante do Silvio Santos, alguns jornalistas se sintam num verdadeiro Show de Calouros, e não bem exerçam a função da qual foram incumbidos ali.

Vejamos. A edição 2016 do Troféu Imprensa foi inaugurada com a categoria Melhor Cantora. As candidatas: Anitta, Ivete Sangalo e Ludmila. Poucos jornalistas do júri possuem formação musical, sendo verdadeiros especialistas em TV. Até aí tudo bem, porque a premiação preza mais pelo destaque e popularidade dos concorrentes, o que pela sua própria tecnicidade, embora o ideal seja que tudo isso caminhe junto. Na categoria retrocitada, a vencedora foi a Ivete Sangalo, embora seu destaque no ano passado tenha sido mais por ela ser a Ivete do que por alguma música que ela tenha lançado.

Nesse quesito, faria muito mais sentido premiar Ludmila ou, ainda mais, a Anitta, pois elas dominaram as paradas musicais e lançaram músicas e clipes que realmente repercutiram. Contudo, como nenhum dos jornalistas quesitados por Silvio Santos apreciava o estilo musical delas, deram o prêmio para a Ivete. Porque ela é a Ivete, e as outras não são.

Ricardo Feltrin, ótimo colunista, mas um jurado caricato, fez questão de dizer que não votaria em nenhuma das indicadas. E que votaria na Marisa Monte; e se votasse em alguém, seria na Ivete, na falta de melhor opção. Os demais jornalistas votaram na Ivete por unanimidade, sem argumentos convincentes.

Eu também gosto mais da Ivete. Aliás, sou indiferente às outras duas. Mas o ano passado foi delas.

Na categoria Melhor Novela, a disputa foi acirrada, e aí os jurados entrevistados honraram seus assentos naquela bancada. Os Dez Mandamentos perdeu para Verdades Secretas por razões técnicas. E foi uma disputa equilibrada: embora ambas as novelas tenham sido um sucesso de público, Verdades Secretas conquistou mais pontos com a crítica, de forma que a sua vitória não pode ser diminuída.

Dentre os jornalistas que sempre abrilhantam o Troféu Imprensa, José Armando Vanucci reinou dentre eles. Técnico, preciso e conhecedor do que está julgando. Sonia Abrão e Flavio Ricco completam o trio dos melhores jurados, para mim.

Adiciona meu snapchat: Thicovski
Curta a página do blog no Facebook:) | Siga-me em Twitter.com/Thicovski 
Curta a fanpage oficial de Lino Yang e os herdeiros dos deuses
... e no Instagram @LinoYang

Um comentário:

Gustavo Fiorini disse...

Eu acho o José Armando Vanucci um baba ovo do Silvio Santos, assim como outros ali. Cristina Padiglione é uma das poucas com bom senso e argumentos relevantes. A Keila Jimenez também se destacava em suas participações. Fez falta.

"Blog de humor e fantasia, criado para fins de entretenimento, apenas. As informações e opiniões aqui contidas podem não corresponder à realidade. Se você se ofendeu com alguma postagem, certamente a mesma se trata uma ficção que deve ser imediatamente desconsiderada, e não levada a sério"
Related Posts with Thumbnails

contador de visitas

Contadores Web visitantes desde 12-07-2008 (o blog foi criado em Outubro de 2006) [Contadores Web]