terça-feira, junho 24, 2008

ESPECIAL OS OBLONGS | PARTE 1

A Promoção Os Oblongs está na reta final! E é um sucesso, obrigado a vocês...
Eu já imaginava que muita gente conhecesse esse seriado. Mas muita gente também já se esqueceu. No Brasil, em tevê aberta, Os Oblongs foi exibido no SBT até 2005 - incialmente às sextas nas Séries Premiadas, e logo depois às quartas em horário nobre, sempre garantindo boa audiência para a emissora.
O grande problema de Os Oblongs é a escassez de episódios - foram produzidos apenas 13 deles, e a fraca repercussão nos Estados Unidos fez a série ser cancelada prematuramente.
Esse Especial

Semelhanças com Os Simpsons.

As comparações são inevitáveis, e creio que os Oblongs foram realmente criados para bater de frente com os amarelos de Springfield. E, se comparados aos atuais episódios dos Simpsons, as aberrações do Vale não fazem feio. A dinâmica dos dois seriados é mesmo muito parecida, o humor também se aproxima, mas é fato que nada chega aos pés dos Simpons em sua fase clássica - temporadas 1-8, ou até a décima, para alguns. Hoje, está na 19ª temporada.
Milo, o molequinho principal, é dublado nos EUA por uma mulher (Pamela Adlon), assim como é o Bart (nos EUA, voz de Nancy Cartwright). Curiosamente, no Brasil, ambos foram sempre dublados por homens (Marcus Junior dublou Milo, e Peterson Adriano e Rodrigo Antas, o Bart).
Há um episódio dos Oblongs em que eles fazem uma referência aos seus companheiros da Fox, que os ignoraram por completo.
O cabelo (a peruca) de Pickles Oblong, a matriarca, é descaradamente uma sátira ao penteado da Marge Simpson, assim como o seu marido Bob é meio careca, como o Homer (que é mais careca ainda, perdendo apenas para a própria Pickles Oblong, que não tem cabelo nenhum).
O Moe dos Oblongs é Anita Bidet, um travesti que serve os tragos para a sempre lembrada Pickles - que aliás, é alcoólatra.
Johnny "Prefeito" Bledsoe, o prefeito de Hill Valley é tão corrupto quanto "Diamond"Joe Quimby, o eminente de Springfield; embora use máscara de lutador e aja como tal.
As deformações dos personagens são justificadas pela poluição causada pela Globocida, fábrica de George Klimer, patrão do patriarca Bob. Os detritos da fábrica são lançados diretamente no Vale, que é vítima dessa poluição, ao contrário dos residentes da Colina, ricos e poderosos. É uma das críticas sociais passadas no seriado, através de uma ironia simples e fácil de captar.
Como se vê, as semelhanças são muitas, mas com suas particularidades.

A breve trajetória de Os Oblongs.

A família Oblong foi criada para a Warner Bros. em 2001 por um Oblong legítimo, o Angus, centenário meio Glória Maria que não revela sua idade, e nem gosta de aparecer. Que chega até a vender esboços e desenhos originais em seu site.
A criação surgiu do livro Creepy Susie and 13 Other Tragic Tales for Troubled Children (Creepy Susie e outros 13 contos trágicos para crianças problemáticas), livro sem tradução pro português. Creepy Susie era uma garota com tendências suicidas, que foi incorporada ao seriado como amiga de Milo. Acabou sendo uma das mais festejadas da série, com boas tiradas de humor negro.
Em verdade, as tramas foram muito pouco desenvolvidas, devido ao cancelamento. Certamente os produtores tinham boas idéias, que nunca conseguirão desenvolver.
O cancelamento pegou muitos fãs de surpresa - prova de que esse jeito SBT de ser também atinge o primeiro mundo. Por lá, até organizaram uma petição online para trazer a série de volta... Não custa nada assinar.

.
VEJA ESTE ESPECIAL NA ÍNTEGRA

CLIQUE AQUI
OU ENTÃO, VEJA AS PARTES SEPARADAS:
PARTE 1 | FINAL
.

Twitter.com/Blogaritmox

Um comentário:

"Blog de humor e fantasia, criado para fins de entretenimento, apenas. As informações e opiniões aqui contidas podem não corresponder à realidade. Se você se ofendeu com alguma postagem, certamente a mesma se trata uma ficção que deve ser imediatamente desconsiderada, e não levada a sério"
Related Posts with Thumbnails

contador de visitas

Contadores Web visitantes desde 12-07-2008 (o blog foi criado em Outubro de 2006) [Contadores Web]