Algumas coisas aproximam João Emanuel Carneiro e Tiago Santiago, autores das novelas que estréiam essa semana, Os Mutantes (Record) e A Favorita (Globo). Ambos são jovens, da nova geração, que se lançaram em novelas solo praticamente ao mesmo tempo, e experimentam franca ascensão desde então. Se as semelhanças existem, param por aí.

João, o feinho aí do lado, leva na bagagem sucessos estrondosos como Da Cor do Pecado e Cobras & Lagartos, as melhores novelas das 7 dos últimos tempos, tanto em qualidade quanto em audiência. As duas têm certa semelhança, principalmente no que tange herdeiros-de-uma-grande-herança. Mas enquanto Da Cor... pra mim se destacou pela trama principal - destaque para Giovana Antoneli, sem descuidar do trio de golpistas Ney Latorraca, Maitê Proença e Graziella Moreto -, Cobras ganhou só pelo núcleo cômico - em especial a totalmente excelente Milu, de Marília Pêra. Assim, ele se consagrou como o melhor autor de novelas da atualidade, na minha opinião.

E agora, Tiago vem com a continuação do crime que é Caminhos do Coração. No início, eu soube que essa continuação não seria totalmente escrita pelo Tiago, mas só os primeiros capítulos, e eu ia dizer pra vocês darem uma chance. Mas agora não sei mais.
Tiago tem um didatismo terrível, quer ensinar na base do "falo por um mundo melhor", e não na base do exemplo, das indiretas, que é o que realmente fica na cabeça do telespéc. Sem contar que os efeitos especiais de Caminhos do Coração são horríveis. A Record se orgulha tanto de ter a mesma tecnologia de Hollywood, mas não, isso não quer dizer nada! Se você der pra mim essa tecnologia de Hollywood, eu não vou saber o que fazer com ela. Ou seja: não importa que você tenha o como, tem que ter o quem certo pra fazer. E pelo jeito eles não têm.
E em todas as suas declarações, Tiago diz ignorar as críticas. É praticamente um emo do tipo ninguém me entende, e está cego pelos números de suas novelas, arrogante, crente de que vai revolucionar o mundo. Claro, a concorrência sempre o ajudou...! Quero ver agora! Concorrendo diretamente com João Emanuel Carneiro, um cara que sabe fazer novela. E que recebeu o maior voto de confiança da Globo ao ser promovido para o horário nobre depois de só dois folhetins.
Pro Tiago, vai ser uma queda retumbante. Ele não é e nunca foi concorrente pro João Emanuel, por mais que ele apele pro realismo fantástico.
E não se enganem com os primeiros números - A Favorita teve a pior estréia dos últimos tempos, mas Cobras & Lagartos também começou por baixo.
Vai por mim. A audiência da Record é bem mais um protesto do brasileiro contra a Globovil do que um louvor à qualidade da emissora da Universal, até porque ela se diz rival direta da Glô. Hehehe
Não duvido nada que a Record inverta os horários de novo, porque não é só o SBT que faz isso. Quem está a caminho da liderança também.
blogaritmox@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário