domingo, maio 03, 2009

OS DEZ MAIORES VILÕES DAS NOVELAS

 Curta a página do blog no Facebook :)

Finalmente! Pela primeira vez, você assina uma matéria ao lado do BLOGARITMOX.
A intenção era computar só vilões deste século, mas há malfeitores tão malfeitores que não cabiam fora dessa lista.

Ora, direis, ouvir estrelas; a ideia de se fazer uma lista não é novidade; e uma lista de vilões, então, há aos montes pela internet. Nem sei por que fizemos um barulho tão grande.
Talvez tenha sido por conta do peso que uma lista como essa tem. Porque, quando bem feitos, os vilões se tornam as verdadeiras estrelas de uma novela.
Os critérios para essa lista são bem específicos: não incluem meramente o carisma, mas também o grau de maldade do bandido. Por isso, podemos discordar em vários pontos, mas você há de convir: não existiu, na atualidade, pessoa mais do que o(a) primeiro(a) colocado(a).
Não quer ler? Fique com as imagens
Dá pra entender só com elas (ou não)

A SOFISTICADA
PAOLA BRACHO | A USURPADORA (Televisa - SBT)
Gabriela Spanic

10º LUGAR. Dona do sorriso mais gostoso da História, Paola Bracho era tão odiada, mas tão odiada, que nem a sua irmã Paulina, no posto de Usurpadora, fazendo o bem a todo mundo da família Bracho, era perdoada.
Paola embebedava a Vovó Piedade, roubou o marido da cunhada (que vivia na mesma casa que o próprio Carlos Daniel), posava nua para um pintor e ao mesmo tempo punha aquele chifrinho básico no seu marido. E o pior é que essa Paola achava essa vida "monótona"!
Era impossível não se apaixonar pelo charme de Paola Bracho, que foi interpretada com maestria por Gabriela Spanic, e com a dublagem insubstituível de Sheila Dorfman. Há vilões muito mais maus do que ela, mas nenhum deles tem a mesma cara de pau e o mesmo sorriso delicioso de Paola.


A ESPOSA FIEL
ÁDMA GUERREIRO | PORTO DOS MILAGRES (Globo)
Cássia Kiss

9º LUGAR. Quem não se lembra de Ádma, a inseparável companheira do prefeito Félix Guerreiro? A primeira-dama lutava com unhas e dentes para defender o marido de seus opositores políticos. Ficou famosa por desfilar por aí com um anel de ouro recheado de veneno, com o qual fez várias vítimas, sendo inclusive atormentada por algumas.
Ótimo trabalho de Cássia Kiss, numa novela bem mais ou menos de Aguinaldo Silva.


A CASTA
VIOLANTE | XICA DA SILVA (Manchete)
Drica Moraes

8º LUGAR. Se há um trabalho que revelou o poder de Drica Moraes como atriz, foi a Violante, de Xica da Silva. A personagem vivia entre o ódio, o ressentimento, e o amor, e caregava esses sentimentos sempre juntos, no olhar mais expressivo já existente numa novela. Brilhava, carregava sempre lágrimas que dificilmente desciam.
Tanto fez que conseguiu casar-se com o Contratador João Fernandes, mas continuou seca até o final de seus dias.
"Viola" era de uma carga emocional tremenda, e em todos os momentos tínhamos que nos curvar ao show de interpretação de Drica, aliado ao texto proibido de Walcyr Carrasco.


O ESCRAVOCRATA
LEÔNCIO| A ESCRAVA ISAURA (Record)
Leopoldo Pacheco

7º LUGAR. Capeta em forma de guri, Leôncio cresceu abusando de escravas, maltratando as pessoas, achando-se mais do que tudo e todos. Apaixonou-se por Isaura, e isso foi suficiente para desencadear toda a trama da novela.
A presença de Leôncio nesta lista é, no mínimo, surpreendente até para mim. Mas eu não nego, nem nunca neguei, que A Escrava Isaura teve um texto leve, de diálogos muito bons, embora tenha tido seus exageros e barrigas totalmente desnecessárias. A morte de Leôncio com um fajuto "Quem matou?" foi o fim da picada.
Mas, esse personagem entrou para a história pela atuação fenomenal de Leopoldo Pacheco, o que lhe rendeu um contrato com a Globo (onde, infelizmente, só fez papéis medíocres). O texto foi assinado por Tiago Santiago e Anamaria Nunes. Tenho leve suspeita de que os pontos bons devemos mais a ela do que a ele.


GARRA E CUTÍCULA
BÁRBARA e TONY | DA COR DO PECADO (Globo)
Giovanna Antonelli e Guilherme Weber

6º LUGAR. Sim, uma dupla! Fica difícil separar Bárbara e Tony, a liga bandida de Da Cor do Pecado. Tony era um chantagista, traiçoeiro, assassino, ladrão, e tudo o mais que pode integrar o currículo de um bom vilão. Ao mesmo tempo era hilário nas suas investidas em Coração, e ela não lhe dava a mínima. Aos poucos, descobrimos que aquele sentimento de Tony era amor de verdade, mas Barbara só tinha olhos para Paco, ou Apolo, ou qualquer outro, desde que fosse interpretado por Reynaldo Gianecchini.
Barbara era uma mãe relapsa, pessoa desequilibrada, racista, falsa até a raiz do cabelo, mas o que é melhor: muito engraçada. E era muito bem amparada nesses quesitos por seus pais, Edu e Verinha, núcleo cômico interpretado por Ney Latorraca e Maitê Proença. Não tinha como Barbara sair boa coisa tendo esses dois mestres como pais.
A dupla Barbara e Tony foi apenas uma, mas certamente a melhor das qualidades dessa grande novela que foi Da cor do pecado, do excelente João Emanuel Carneiro, e que se tornou a mais vendida da história - mais de 100 países aprovaram a trama, que desbancou a líder Terra Nostra.

A CACHORRA
LAURA PRUDENTE DA COSTA | CELEBRIDADE (Globo)
Claudia Abreu

5º LUGAR. Laura Prudente da Costa é uma dessas vilãs que você já sabe que marcaram época, pelo simples fato de sabermos o nome dela completo. Laura era mente aberta, não tinha frescuras, porque seu único objetivo em vida era destruir a de Maria Clara. E por certo tempo, até conseguiu.
O trabalho marcou tanto a carreira de Claudia Abreu que, em sua personagem seguinte - a Vitória de Belíssima -, todo o Brasil esperou pela volta de Laura Cachorra. O autor, Silvio de Abreu, até fez um jogo com isso, mas no final não deu outra: Vitória era do bem, portanto não tinha nada a ver com a Laura.
O louvor foi tamanho que Gilberto Braga, autor de Celebridade, não escondia de ninguém que queria Claudia trabalhando com ele nos papéis principais de Paraíso Tropical (o que teria feito toda a diferença). Não que Alessandra Negrini tenha se saído mal; pelo contrário, superou expectativas. Mas Gilberto não só não ficou satisfeito, como foi indelicado o suficiente para dizer em público que preferia ter ido ver o filme do Pelé a Claudia Abreu naqueles papéis, e pronto. Mas não dava mesmo, já que ela não pôde aceitar por conta da gravidez.


A AVE-FÊNIX
BIA FALCÃO | BELÍSSIMA (Globo)
Fernanda Montenegro

4º LUGAR. Dar um papel como Bia Falcão para uma atriz como Fernanda Montenegro não tinha como não dar certo.
Era para ser uma participação razoavelmente pequena, resultando na morte de Bia num acidente de carro. Sua ausência temporária não afetou a audiência da trama, mas Silvio de Abreu não foi indiferente ao clamor do público, e fez Bia ressurgir das cinzas, para infernizar a vida da pobre Zúlia. No final, Bia se deu bem em Paris com o amante jovem, num destino atípico em relação aos que são dados às vilãs tradicionais. Desta lista, aliás, foi a única que se deu bem...


A LADRONA
NAZARÉ TEDESCO | SENHORA DO DESTINO (Globo)
Renata Sorrah

3º LUGAR. Se a Naza não aparecesse aqui, eu poderia dar adeus a este blog, ou até mesmo a esta vida, porque não iriam me perdoar. Mas calma, Dedé: ela não só está nos Dez listados, como em posição privilegiada. No pódio.
A ladrona de criança, e posteriormente assassina, mentia descaradamente e levava muita gente boa no bolso. Tanto se dizia sexy, que eu acabei acreditando; e até hoje eu acho Nazaré um chuchuzinho!
Mas justiça seja feita: o amor que Nazaré sentia por Isabel/Lindalva, a menina que tirou dos braços de Maria do Carmo, era descomunal.
Tanto Aguinaldo Silva merece palmas por essa novela estupenda, do início ao fim, que foi Senhora do Destino, quanto Renata Sorrah merece ser ovacionada todos os dias por essa personagem, cuja tesourinha virou mania em todo o país.

A DESAPEGADA
FLORA PEREIRA DA SILVA | A FAVORITA (Globo)
Patricia Pillar

2º LUGAR. Chegamos num momento em que a maldade conta mais do que qualquer coisa. Nenhum ser humano brasileiro, pelo menos nas novelas, conseguiu ser tão mau quanto Flora Pereira da Silva, que nos primeiros capítulos ainda teve o desplante de nos deixar na dúvida quanto ao fato de ela ser mesmo a bandida de A Favorita. Mas essa dúvida não durou muito.
A única coisa que ela amava, além do dinheiro, era Zé Bob. Mas até ele Flora tentou matar.
Ela não tinha apego a ninguém. Sequestrou a si mesma, e a própria filha, só porque a garota lhe disse um desaforo! Assassina de sangue frio, além de bem engraçada em suas colocações, Flora passa na frente de todos os fascínoras brasileiros.


O PRÓPRIO CÃO
SORAYA MONTENEGRO | MARIA DO BAIRRO (Televisa - SBT)
Itati Cantoral

1º LUGAR. Sim, porque o primeiro lugar, vai para uma mexicana!
Não há, nunca existiu nem nunca existirá (assim espero), pessoa mais cruel, odiosa e miseravelmente má do que Soraya Montenegro. Ela já é odiada por muitos só pelo simples fato de ser de uma novela mexicana, portanto não podia mesmo deixar de estar no primeiro lugar.
Soraya era uma pessoa evitada pelo próprio diabo: ela caiu de um prédio de não sei quantos andares, atravessando uma janela de vidro fechada, e, pasme: não morreu.
Suas maldades não eram privilégio da Catadora (assim ela chamava Maria do Bairro), mas também envolviam a sua própria mãe (que era, literalmente, uma bruxa), sua enteada deficiente, e toda a humanidade. Além de tudo, era pedófila: apaixonou-se, e embebedou, o filho da sua arqui-rival.
Depois de atormentar toda a raça humana, sua relação com este planeta ficou insustentável: ou seja, a novela estava acabando, e Soraya tinha que morrer. Não pense que aquela música é uma mera coincidência: todos queriam vê-la queimando - e foi isso o que aconteceu. A praga morreu queimada viva, crepitando lenta e dolorosamente, numa casa em que ela mesma ateou fogo. E, como não poderia deixar de ser, morreu praguejando contra tudo e contra todos.


Também merece menção a dubladora Marisa Leal, que emprestou a voz a Itati Cantoral em Maria do Bairro.
Uma das maiores dubladoras brasileiras.
Agradecimentos ao leitor Evaristo

blogaritmox@gmail.com

28 comentários:

Britto disse...

Nota 10! Excelente sua lista! Com destaque para Soraya, Naza e Paola, minhas favoritas! Outra que se destaca muito em minha opinião é Laura Cachorra!

Mas faltou Altiva, de A Indomada!

Britto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Evaristo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Evaristo disse...

Olá! Parabéns pelo ranking, muito divertido! Só acho que da mesma maneira como foi dado (merecido) crédito não só a atriz (a talentosa Gaby Spanic) como a dubladora (a fantástica Sheila Dorfman) da Paola Bracho; não só a atriz (a maravilhosa Itati) como também a dubladora (a graaaaaaaande Marisa Leal) merecem destaque pela Soraya.

Parabéns pelo blog! Sempre leio, mas é a primeira vez que comento! ;)

Unknown disse...

Thiago, não sou muito dado a elogios, assim como o pessoal da comunidade, sou muito crítico e exigente. MAS não poderia deixar de parabenizá-lo pelo o Blog, pois está muito bom.
Seus textos seguem uma coerência perfeita. Com certeza um dos melhores blogs no seguimento. Tanto que passo por aqui quase todos os dias, virou lei.
PARABÉNS!!!

Unknown disse...

cadê CATALINA CREEL da novela AMBIÇÃO
título brasileiro "CUNA DE LOBOS" título original mexicano,que é considerada a maior vilâ da história da teledramaturgia mexicana?
faltou tbm LUCIA GOUVEIA da novela CORPO A CORPO de GILBERTO BRAGA,uma megera.

Guga disse...

Cara, fantástica a sua lista ( bom não assisti as novelas da posição 9, 8 e 4 )
Mas esta mais que merecida a SORAYA MONTENEGRO na 1º posição.
Ainda esta pra nascer uma criatura daquela na ficção. Ela poderia ate ser a arquirrival da Super Girl.

Paty Monteiro disse...

a lista ta 10
principalmente porque o 1º lugar foi para SORAYA MONTENEGRO
nossa sem dúvida a melhor vilã q já vi (me acabava de ri com ela)

parabéns

Lucas PM disse...

Eu concordei com quase tudo..
mas eu acho que a Flora merecia o primeiro lugar, pois de tão má que era conseguiu enganar o público e os personagens...

Mas digo isto, pois não vi Maria do Bairro, e não posso avaliar aquela vilã.

Outra que faltou na lista foi a Leona (Carolina Dickemann) de Cobras & Lagartos.

Allan Peal disse...

Gostei da lista mais nao acho q o leoncio da record seja mais cruel doke a da globo a da globo RUBNS DE FALCON tinha um dom digamos assim mais inspirador para vilao ele sim foi o maximo...

Unknown disse...

Achei a lista bacana,mas com ordem invertida.nao concordo com algumas posiçoes como: Bia falca era pra ser a primeira flora em segunda ,soraya em terceiro,faltou Gloria pires em anjo mal.flora foi + má d que soraya.mas parabenssssss pela listaaaaa!!!!!!!!!!

Unknown disse...

achei fraca a lista faltou andréa souza e silva (natália do valle), além de odete roitman , as duas maiores de todos os tempos e nada haver as duas mexicanas , niguém assistiu elas.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Manoel Brandão Neto disse...

poxa a lista foi muito bem montada sim. As mexicanas foram as piores que assisti e barrou muitas vilas brasileiras, onde nossas novelas sao consideradas as melhores do mundo. A Itati Csntoral (Soraya Montenegro) em 1995 foi premiadissima no Mexico, EUA e Europa por ser tao convincente e disseminar odio nos telespectadores. Foi umas das piores viloes de novela de todos os tempos. Ela matou, mentiu, articulou, mexeu com bruxaria, farsou, manipulou, humilhou, espancou.. fez tudo que uma vila deve fazer, nao ser essas vilas babacas de hoje em dia, que so porque roubam o namorado da mocinha, ja sao terriveis.. fala seio neh!!!

Manoel Brandão Neto disse...

poxa a lista foi muito bem montada sim. As mexicanas foram as piores que assisti e barrou muitas vilas brasileiras, onde nossas novelas sao consideradas as melhores do mundo. A Itati Csntoral (Soraya Montenegro) em 1995 foi premiadissima no Mexico, EUA e Europa por ser tao convincente e disseminar odio nos telespectadores. Foi umas das piores viloes de novela de todos os tempos. Ela matou, mentiu, articulou, mexeu com bruxaria, farsou, manipulou, humilhou, espancou.. fez tudo que uma vila deve fazer, nao ser essas vilas babacas de hoje em dia, que so porque roubam o namorado da mocinha, ja sao terriveis.. fala seio neh!!!

Unknown disse...

Amei a lista, podia ter sido um TOP 50 ai sim viu! hehehe
Mas a Soraya foi mesmo a Soraya, agente detestava tanto ela q acabava gostando, kkk
Bjus

Pitty # AC/DC disse...

Faltou uma muito perversa também.
Joselyn, Mundo De Feras.

Puvlee disse...

Cadê a Rubi?

rodryygo disse...

puxa cara sua lista ta 9,5 pq faltou as perversas mae e filha debora e cristina saboya,sendo assim parabens
bjs

Unknown disse...

Com certeza a Soraya Montenegro...Que vilã brasileira ganhou troféus de maior vilã do seculo...nenhuma né...
mais que merecido o primeiro lugar pra soraya.

Lucas(Te amo Thalía) disse...

A lista é perfeita, Soraya no topo das vilãs foi mara!

Lucas(Te amo Thalía) disse...

A lista está perfeita. Parabens por colocar Soraya como a maior. Adorei seu estilo humoristico e sua criatividade!!

taylorswiftrodolffo disse...

A Minha lista é um top 30:

1. Timóteo Cabral
2. Flora Pereira da Silva
3. Nazaré Tedesco
4. Odete Roitman
5. Senador Nicolau Feitosa
6. Rosana Delaor
7. Cristina Avilla Saboya
8. Laura e Renato Mendes
9. Vilma Oliveira Santos
10. Rique
11. Adma Guerrero
12. Leoncio
13. Clara Medeiros
14. Carminha
15. Yvone Magalhães
16. Bia Falcão
17. Marcos Martins
18. Clô Hayalla
19. Raquel Araujo
20. Isabela Ferreto
21. Marta Flores
22. Duquesa Ursula
23. Barbara Sodré
24. Leona
25. Luzia
26. Norma Gusmão
27. Silvia Barreto
28. Selma Dumont
29. Surya
28. Isabel Ribeiro

Unknown disse...

faltou a laura de por amor e a débora de felicidade.....

Unknown disse...

Acompanho telenovelas brasileiras há muito tempo.
Pra mim, os maiores vilões são dois: Sinhozinho Malta (Roque Santeiro, 1985) e Renato Maia (Rainha da Sucata, 1990).
Esses dois são realmente de arrepiar! E Renato ainda consegue ser pior que Sinhozinho!
Esta lista está excelente! Mas, na minha opinião, não podia ter faltado essa dobradinha do mal que citei!

Unknown disse...

Acompanho telenovelas brasileiras há muito tempo.
Pra mim, os maiores vilões são dois: Sinhozinho Malta (Roque Santeiro, 1985) e Renato Maia (Rainha da Sucata, 1990).
Esses dois são realmente de arrepiar! E Renato ainda consegue ser pior que Sinhozinho!
Esta lista está excelente! Mas, na minha opinião, não podia ter faltado essa dobradinha do mal que citei!

andreia soares disse...

Também acho que faltou o Renato Maia de Rainha da Sucata nessa lista:além de casar com a mulher por causa da herança,ter feito ela sofrer depois do casamento,ainda dava rasteira em todos,inclusive fez de tudo pra tirar a Maria do Carmo do poder da "Do Carmo veículos",além de matar todos que atrapalhavam seus planos.

Unknown disse...

Eu incluiria nesta lista a AMPARO LIMA DO VALE (Marisol), ela matou quase metade do elenco, além da eterna CATALINA CREEL (Ambição - mãe de todas as vilãs) e da ROSANA DE LA O (Amigas e Rivais). Mas concordo com a Soraya em primeiro lugar, ela é realmente memorável, só o fundo musical quando tocava já dava medo...

"Blog de humor e fantasia, criado para fins de entretenimento, apenas. As informações e opiniões aqui contidas podem não corresponder à realidade. Se você se ofendeu com alguma postagem, certamente a mesma se trata uma ficção que deve ser imediatamente desconsiderada, e não levada a sério"
Related Posts with Thumbnails

contador de visitas

Contadores Web visitantes desde 12-07-2008 (o blog foi criado em Outubro de 2006) [Contadores Web]