terça-feira, agosto 09, 2011

Por que os atores de "Chaves" brigam tanto?: Seu Madruga e Dona Florinda, além da bofetada

O Blogaritmox segue com a sua série de reportagens especiais para você entender as brigas que envolvem os atores de Chaves.

E hoje, 9 de agosto, completam-se exatos 23 anos da morte do mestre Ramón Valdés, o Madruguinha.


Zona de conflito #2: As mãos do marinheiro tatuado


Doña Florinda e Don Ramon são dois exemplos de atores que emprestaram seus próprios nomes aos personagens que interpretaram (só que no Brasil, Valdés recebeu o epíteto Seu Madruga). E, curiosamente, Florinda e Ramon eram quase tão inimigos na vida real quanto na ficção. Quase.

Em Chaves, com um pouco mais de atenção percebemos que o Seu Madruga tem uma quedinha pela velha burrona, talvez esse seja um dos motivos por que ele aceita silenciosamente as bofetadas que recebia diariamente. Fora das telas não havia isso, de maneira nenhuma. E mais: Ramon não era tão sangue de barata quanto o seu personagem na Vila.

Pouco se fala dos verdadeiros motivos de tal inimizade. Acredita-se que Florinda Meza estivesse tentando atacar de diretora, e Ramon teria se negado a ser dirigido pela colega, que realmente é conhecida por possuir um gênio meio complicado. O ator, inconformado, disse que só aceitaria receber ordens do próprio Chespirito, a quem devia a sua fama. Outros motivos apontados para a saída do Seu Madruga teriam sido questões salariais.

Há um consenso que realmente Florinda, de algum jeito, teria sido um dos motivos que fizeram o Seu Madruga abandonar a série em 1979, para posteriormente trabalhar com Carlos Villagrán, o primeiro a desertar.

Ele retornou ao programa Chespirito em 1981, e não ficou muito tempo. Durante o seu regresso, retomou seu posto em todos os quadros, só não voltou a viver o ladrão Peterete, porque o Chompiras (Chaveco) já estava vivendo uma parceria de sucesso com o Botija (Edgar Vivar).

Com a morte de Valdés em 1988, muito se tem feito para preservar a sua memória, e já não dá para buscar os dois lados da história. Em entrevistas, Florinda já falou a respeito, claro, negando qualquer indisposição com o colega: "Jamais tivemos uma disputa com Ramón. Era uma pessoa simpatiquísima. Sempre brincava comigo (...) Era um tipo muito brincalhão, que levava a vida muito relapso". Assoprando e mordendo: Ramón era o único que tinha fortes vícios, álcool e algumas outras coisas, mas nunca chegou a trabalhar em mau estado". Álcool e outras coisas? O que será que ela quis dizer com isso?

Até hoje ela guarda mágoas, mas o seu marido Chespirito não esconde de ninguém que o seu comediante preferido é Ramon Valdés. Ele sempre se derreteu em elogios pelo ex-companheiro, mas houve um momento em que até Bolaños se entristeceu com ele. Este assunto, porém, fica pra outra oportunidade.

Nenhum comentário:

"Blog de humor e fantasia, criado para fins de entretenimento, apenas. As informações e opiniões aqui contidas podem não corresponder à realidade. Se você se ofendeu com alguma postagem, certamente a mesma se trata uma ficção que deve ser imediatamente desconsiderada, e não levada a sério"
Related Posts with Thumbnails

contador de visitas

Contadores Web visitantes desde 12-07-2008 (o blog foi criado em Outubro de 2006) [Contadores Web]