
Até que ponto isso é verdade nós não sabemos, mas uma coisa é certa: apesar do início cheio de percalços, está sendo muito feliz a primeira jornada do ex-consultor de dramaturgia da Record em sua nova fase SBT. Ele não é o autor ideal, e talvez nunca chegue a ser, mas fez uma série de escolhas certas ao mudar de emissora.
A Record estava grande demais para Santiago, e não respeitava mais as suas opiniões. Isso pode ser explicado pelo declínio previsível da saga dos Mutantes, cuja ambição cega de se perpetuar fez os bispos ignorarem a absoluta falta de qualidade da trama. Contratado pelo SBT quando Promessas de Amor ainda estava no ar, a Record se vingou virando as costas para a própria novela - e hoje voltou atrás, trazendo de volta um compacto de todas as temporadas, que sabe Deus até onde vai.

A verdade, porém, é que ganhou quem pagou pra ver. Há muito o telespectador do SBT se contenta com pouco (convenhamos, o que eram algumas daquelas adaptações mexicanas?). Uma Rosa com Amor foi se desenvolvendo aos poucos, corrigindo, na medida do possível, o que dava para corrigir. Tiago Santiago tem dado conta do recado, segurando bem a adaptação. A novela não é dele, mas tudo estaria perdido se colocassem nas mãos de um completo incompetente. E isso ele provou não ser.
A Globo continua fazendo as melhores novelas, mas nem tudo que sai de lá é ouro. Não há como comparar Uma Rosa com Amor, e Ribeirão do Tempo (Record), a uma Tempos Modernos, com todos os atores experientes, toda a tradição, todo investimento, e toda a Globo que tem.

Se em Os Mutantes o autor esbanjava anúncios megalomaníacos e promessas de audiência que nunca obtinha, dessa vez Tiago Santiago tem se recatado. Não diz ser mais do que é, não fala mais do que precisa. Só agora veio falar sobre a reprise da Record, e se limitou a comemorar o fato de que está com duas novelas no ar. Depois, ele anunciou que já está preparando sua primeira novela original no SBT, e isso sim dá medo. Só que agora, vale a pena esperar.
Afinal, "mudar sempre dá trabalho", conforme escreveu Tiago, prosseguindo com sua postagem. Que ele faça um bom trabalho.
2 comentários:
Realmente, vejo que a novela foi como uma escada, subindo aos poucos, com alguns escorregões...assisto, e vejo que Carla Marins foi mesmo uma escolha acertadíssima, ela está fantástica. Que Tiago Santiago repita(somente) os seus acertos nas próximas oportunidades...
Acompanho assiduamente seu blog, me informo muito sobre a nossa televisão com seus posts sempre detalhados e bem informados!
Abração!
Eu gosto muito de Uma Rosa com Amor, é uma novela divertida e na medida certa, ainda tem seus defeitos, principalmente no elenco (aquela Mônica Carvalho sendo a vilã, é o fim!), mas a gente perdoa, sabendo que o SBT já fez pior, rs
Só espero que a novela da Iris A. não destrua com tudo isso, dela sim eu tenho medo!
Postar um comentário