É o que afirmou a colunista de O Globo e nossa ex-estagiária, Patrícia Kogut, na sua coluna de hoje. Disse que Malhação, pelo menos o formato tal qual conhecemos, irá acabar. No seu lugar, entra um novo projeto, que vai levar o título Malhação Conectados, apenas para não perder a "força" da marca.
Nos últimos anos, foram várias as tentativas de salvar a novela (ou série) do fim. Depois do apogeu alcançado com a Vagabanda em 2004, e um pouco do que sobrou desse sucesso em 2005, Malhação sofreu quedas drásticas de qualidade. E o pior é que muita coisa trabalhou junto: já vimos muitos atores ruins, diálogos incrivelmente chatos, tramas repetitivas e absolutamente nada de novo.
Com a chegada de Patrícia Moretzsohn, é verdade, a coisa começou a mudar. Deu esperança. Ela só precisou de alguns meses para deixar a casa do jeito que ela queria, sabendo trabalhar com o público do horário, e com a direção da Globo, que não dá as melhores condições de trabalho para os autores da "novelinha". Até o colégio ela mandou fechar, e deixou nas entrelinhas para que o seu substituto Ricardo Hofstetter se virasse a partir dali. Mas o cara conseguiu estragar tudo, e trouxe de volta a Malhação que Moretzsohn quis deixar para trás. E, verdade seja dita, o texto do Hofstetter estava muito bom no ano passado. Só o que lhe faltou foi uma história boa pra contar.
O que poderemos esperar de Conectados? Um monte de mais do mesmo?
Malhação denota a dificuldade que a Globo tem em desempacar. Não precisava chegar a esse extremo de cancelá-la, até porque eles não têm culhões pra isso (se tivessem, a substituta não teria o prefixo que terá). Tem muito autor bom querendo contar boas histórias, histórias que o horário permite, e histórias que terão que quebrar algumas barreiras. Malhação não tem telespectadores fiéis, e nem poderia ter: os jovens crescem. Só que deixar de assistir deve ser uma evolução natural (causada, muitas vezes, por incompatibilidade de horários), e não por uma inaceitável falta de conteúdo.
Será que finalmente vão matar o Cauê? |
Siga-me em Twitter.com/Thicovski
2 comentários:
A melhor fase mesmo foi a da Vagabanda. Por sinal a única que assisti!
O desfecho do post é de uma sabedoria soberba, amigo. A verdade é a que a Globo é medrosa, tem receio de chutar o pau da barraca...
Postar um comentário