|  | 
| Angus Oblong, em arte de Marie Reed | 
Logo de cara, a série Os Oblongs causa certa estranheza nos mais puritanos: o núcleo principal, que é a própria família Oblong, é formada por um pai que não tem braços e pernas, a mãe é careca, os mais velhos são gêmeos siamaeses, a caçula tem um tumor nojento saindo da cabeça... E por aí vai.
Esses personagens saíram da mente insana do jovem escritor Angus Oblong, que mal tinha vinte anos quando a sua série estreou na TV. E não saiu do jeito que ele queria; Angus queria chocar ainda mais. Não conseguiu por dois motivos: a série foi cancelada com 13 episódios, dentro dos quais ele sofreu algumas censuras por parte da Warner Bros., que produziu o desenho.
Atualmente, Os Oblongs ainda é exibido no Adult Swim, faixa nobre de desenhos adultos do Cartoon Network. E o canal avalia a possibilidade de produzir novos episódios; para isso, os interessados podem escrever para o canal e fazer o pedido.
Aqui no Brasil, na TV aberta a série foi exibida na madrugadas do SBT e depois passou para o horário nobre, e só saiu do ar devido à baixa quantidade de episódios. A audiência, por outro lado, era sempre satisfatória.
Se muitos têm medo do que pode sair da cabeça de Angus Oblong, a contrario sensu, a ele não faltam simpatia e bom-humor. E foi assim, sob efeito de narcóticos e com um odor difícil de descrever, ele topou encontrar o nosso repórter Larry King para uma entrevista embaixo de um viaduto nas proximidades de Los Angeles, uma vez que, por circunstâncias que não ficaram claras, mais da metade dos habitantes daquela cidade conseguiu um mandado de restrição impedindo Larry King de ficar a menos de 100 metros delas.
Já eu, que tenho muito pouco a ver com essa entrevista, conversei com o sr. Oblong por e-mail mesmo.  Esta é a primeira entrevista concedida por Angus a um jornalista brasileiro.
BLOGARITMOX ENTREVISTA
por Larry King 
BLOGARITMOX – Por muito tempo, eu pensei que você fosse um homem velho. Pensei  isso baseado nas informações que encontrava a seu respeito na internet.  Mas não, você é muito jovem! E não gosta muito de superexposição, ao que  parece. No  Facebook, você disse que odeia todo mundo... Você é uma  pessoa reservada, ou só um assassino em potencial?
Angus Oblong – Haha. Essas  são as minhas únicas opções? Se forem, eu suponho que sou um assassino  em potencial. Não, não, sou uma pessoa resrv... Não, um assassino em  potencial.
E é verdade, eu sou jovem. Muito jovem. Eu completo 30 este ano (2011) e em breve estarei morto. Mas estou bem com isso.
Quando eu disse no Facebook que odeio todo mundo, era mentira. Tem uma pessoa de que gosto. Esqueci quem é.
Blogaritmox – Você tem mesmo uma paixão por palhaços e outras coisas assustadoras, não é?
Oblong – Eu  nunca tinha pensado nisso antes, mas eu acho que tenho. Mas só se as  coisas assustadoras forem também divertidas. Eu não gosto do horror por  si próprio, mas tão-somente se ele puder fazer alguem sorrir ou dar  risada. Ou vomitar. Ou mijar. Ou talvez querer comprar brinquedos.
|  | 
| Livro "Creepy Susie and 13  other tragic tales for troubled children", que inspirou a criação de The Oblongs | 
Blogaritmox – Certa vez, eu li que "The  Oblongs" não saiu do jeito que você  queria. Mas eu gostei. O que faltou à série? Eu sei que já faz muito  tempo, mas nós realmente gostamos do seriado, há tantas coisas que  queremos saber.
Oblong – O programa não saiu do jeito que eu originalmente  pretendi.  Mas isto é Hollywood! O estúdio que comprou queria um  programa irascível, então eles arranjaram uma mente criativa irascível  (é de mim que estou falando aqui), e eles contrataram essa mente  irascível (eu de novo) pra causar um choque cultural nos  telespectadores, daí eles reduziram de tal modo até que ficasse  igualzinho a Os Simpsons. Que não é irascível, aliás.
Blogaritmox –  A série não foi bem recebida na TV aberta, mas teve uma sobrevida no Adult Swim [faixa de desenhos adultos do Cartoon Network]. Você não acha que vendeu o seu produto para a emissora errada? Eu também acho que a TV à cabo seria mais apropriada.
Oblong – A  decisão não foi minha, na verdade. Foram os meus agentes. Eles  aparentemente estavam dando preferência a quem desse o maior lance do que a quem  realmente tivesse mais estômago pra produzir um programa realmente foda  & divertido. Os três maiores licitantes para Os Oblongs foram The  WB, FOX e Disney. Ha. Disney. Meus agentes foram com a The WB porque  eles ofereceram mais dinheiro. Tens que amar esses agentes! Eles são  uma raça de animais viscosos, de fato.
Blogaritmox – Como você lida com as comparações com "Os Simpsons?" E como você lida com perguntas como essa?
Oblong – Eu  quis que Os Oblongs fosse seu próprio show; completamente original;  diferente de qualquer um por aí. Mas a emissora queria que Os Oblongs  fosse EXATAMENTE igual a Os Simpsons. "Por que mexer numa fórmula que  funciona?", diriam eles. Então o meu programa perdeu muito dos seus  contornos e se tornou uma série água-com-açúcar em que a família se  abraça ao final de cada episódio, em vez de aguém morrer de uma morte  horrível. Abraços de família: Nojento.
|  | 
| Helga, dublada no Brasil por Guilene Conte | 
Blogaritmox –  O desenho  tinha personagens muito bons, mas pra mim nenhum se compara à Creepy  Susie. Tem também a Helga, tão graciosa. De acordo com as reações do  público, qual personagem você acha que era o mais popular?
Oblong – Eu  pensei, enquanto criava a série, que Creepy Susie seria a personagem  arrebatadora, mas a emissora não sabia o que era uma garota gótica. Eles  estavam fora de sintonia com a sociedade, com a animação moderna,  humor, tudo, etc. e se recusaram a dar a Susie mais de uma fala por  episódio. O que foi uma pena, uma vez que ela poderia ter carregado o  show tranquilamente.
Mas eu fiquei feliz que Helga tenha se sobressaído. Helga (dublada por Lea DeLaria)  era hilária. Eu só queria que ela tivesse ficado nua mais vezes. Helga.   Não a Lea. Eu já vi a bunda da Lea e não quero ver de novo. Jamais.  Embora eu tenha certeza de que ela vai tomar todas e me mostrar de novo.  Eca.
Oblong – A Warner não irá fazer novos episódios, mas o  Adult Swim (que está reprisando os episódios atualmente nos Estados  Unidos [o país que George Bush arruinou]) está considerando produzir  mais!  Então, eis o que os fãs podem fazer. Peçam mais episódios de Os  Oblongs aqui!:
Se humanos suficientes pedirem, eles vão produzir mais!
Blogaritmox –  E por falar no Brasil, você conhece alguma coisa do meu país? Programas de TV, filmes, música, presidentes...
Oblong – Eu  sei que todo mundo que vive aí é Brazilian (Brasileiro). Eu sei que  vocês gostam de jogar soccer (futebol) mas acho que vocês chamam de  football (futebol americano). Eu sei que vocês são incrivelmente  amigáveis e nenhum de vocês é feio.  Eu também acho que quando vocês  estão com fome vocês comem comida. Os homens aí têm pênis e as mulheres  peitos. Está correto?
Blogaritmox –  Se você tivesse a chance de escrever um último episódio para "Os Oblongs", como seria o desfecho dos personagens?
Oblong – Óptima  pergunta! Eu sempre quis que o ÚLTIMO episódio de Os Oblongs terminasse  com todos eles morrrendo. Um de cada vez. De horríveis, e criativas  formas.
Blogaritmox – Você já disse que é o Milo do livro. Por que você não é o Milo da TV?
Oblong – Muito  do que o Milo (dublado pela incrivelmente sexy Pamela Adlon), faz &  diz sou eu. Eu sou inteiramente medicado, mentalmente insano,  alucinógeno, comumente chapado em público e eu tenho a capacidade de  fazer cócegas em mim mesmo quando ninguém está vendo.
Blogaritmox – O que você tem feito desde que a série foi cancelada? Não tem outros projetos para a TV?
Oblong – Eu  tenho criado e montado alguns programas de TV, mas nenhum entrou em  produção exceto por alguns pilotos em live action (em oposição aos  animados).
Então eu tenho focado os meus esforços em escrever e  ilustrar livros. Eu espero ter o meu último romance nas prateleiras até o  natal.Seu título é "The Victorian Hotel". É ambiantado na  Inglaterra vitoriana em 1900 e é salpicado com as minhas  sensibilidades; humor negro, cenários distorcidos e sexo anal não  consensual.
|  | 
| Ele não sai de casa sem essa maquiagem | 
Blogaritmox –  Deixe-me perguntar. Por que você anda por aí usando maquiagem? Se isso não é maquiagem, você definitivamente é Krusty, o Palhaço. Ou você só é diferente. Ou, sei lá, você é ator. Já trabalhou em filmes, ou na TV, ou teatro, ou na indústria pornô...?
Oblong – Eu não ando enquanto coloco a maquiagem.
Blogaritmox – Nós agora percebemos que você tem uma grande simpatia por coisas que  a maioria das pessoas acha repulsiva, como mulheres carecas, crianças  com um tumor na cabeça (sério, o que é aquilo na cabeça da pequena  Beth?), gêmeos siameses,  etc. Existe alguma coisa, ou algum assunto,  sobre o qual você evita fazer piadas?
Oblong – Ninguém é sagrado pra mim. Eu tiro sarro de todos vocês. Especialmente negros, porque eles odeiam  que tirem sarro deles por serem negros. Tente. É divertido.
A coisa crescendo na cabeça da Beth é um broto ou um tumor. E nós preferimos chamar os gêmeos de xifópagos, e não siameses [NOTA DE LARRY KING: dá no mesmo].
|  | 
| Hora de Aventura, desenho mencionado por Angus | 
Blogaritmox – Você vê televisão? Qual é o seu programa favorito, além de Golden Girls (Supergatas, no Brasil e Sarilhos com Elas, em Portugal)?
Oblong – Como você descobriu? Golden Girls é  um vício MUITO SECRETO que eu tenho. Por favor não conte a todo mundo  que eu tenho todas as 7 temporadas em DVD. Eu assisto a muita animação.  Eu vejo aquele programa com aquelas pessoas. Eles estão numa casa. Todos  se detestam. Eu esqueci como se chama. Mas a minha nova obsessão  favorita é Adventure Time (Hora de Aventura). Você já viu?! É muito MASSA!  É sobre Jake, o cachorro e Finn, o humano. É feito para crianças, universitários bitolados e retardados, e é fantástico.
Blogaritmox –  Obrigado pela entrevista, Sr. Oblong, espero que você volte à TV em  breve, com as suas ideias absurdas e muito divertidas. Eu prometo que  não vou me matar até que isso aconteça. É isso aí. Greve de suicídio.
Oblong – Eu acho que você deveria se matar. Mas de uma maneira criativa. Como pressionar o seu rosto em uma frigideira quente por 10 minutos até que você morra. Ou respirar tinta através de um canudo no nariz. Ou amarrar uma corda de piano em torno de sua cintura, amarrar a outra extremidade a um portão de ferro e correr tão rápido quanto você pode até dividir em dois. Certifique-se de filmar isso! Nós todos gostaríamos de ver. Eu amo você.
  
  


 
 

8 comentários:
Viu, só? Ele te ama! Hahahahaha
Entrevista fantástica. Parabéns pelo feito xD
Hahaha... Ele tem um humor incrível. Continuo sem saber muito bem quem são esses "Os Oblongs", mas curti a entrevista. =))
Que cara louco! heheh...
Assistia Os Oblongs de vez em quando quando era exibido no horário nobre do SBT... depois disso, só ouvi falar aqui no blogX.
Parabéns pela entrevista, ri muito aqui! =P
O livro deveria ser lançado no Brasil.É uma pena que eles tenham cancelado, fazer oque, vou ter que ficar mandando e-mails pro adult swim
O livro deveria ser lançado no Brasil.É uma pena que tenha sido cancelado, a unica coisa a fazer é lotar a caixa de e-mail do Adult swim
Muito boa a entrevista. Adorava o desenho, lembro de assistir no SBT tarde da madrugada rs. Pena que teve só 13 episódios(sério,não acreditei!)
E mesmo com censura e adapatações de roteiro eu não acho que virou cópia de Simpsons, pelo contrário acho que superou Simpsons.
OBS: Quem dublou a Helga foi a Christiane Monteiro, a dubladora da Lindinha das Meninas Super Poderosas. A Guilente dublou foi a Peggy.
É óbvio que teria de ter um gênio maluco por trás desse desenho, que ao meu ver, é o melhor desenho de todos os tempos.Infinitamente melhor que simpsons.
Postar um comentário