segunda-feira, setembro 24, 2012

A volta de "Da Cor do Pecado"


A escolha de Da Cor do Pecado para o Vale a Pena Ver de Novo é, no mínimo, questionável. Afinal, a novela foi escolhida para suceder Chocolate com Pimenta, sendo que ambas as novelas já haviam sido reprisadas à tarde. E o acervo da Globo é bastante vasto, até mesmo de novelas recentes que também mereciam uma chance. E além disso, a re-reprise vai gerar comparações com Avenida Brasil, do mesmo autor, e que ainda está no ar. Falaremos disso depois.

O importante é: tô nem aí! Fiquei muito feliz com a escolha de Da Cor do Pecado, apesar de tudo. Afinal, eu acompanhei a primeira reprise em 2007, e vou te contar: poucas vezes passei tanta raiva assistindo à Globo. Era época dos Jogos Pan-Americanos no Rio de Janeiro, que a emissora exibiu. E, para variar, os jogos tinham total preferência na grade. Havia capítulos que duravam pouco mais de 15 minutos! Então, sim, a Globo faz bem em reprisar Da Cor do Pecado novamente, porque a primeira não valeu.

Já falei isso aqui, e ao menor vacilo estarei dizendo de novo: trata-se da minha novela preferida. Não é a melhor que já foi feita (Xica da Silva é a melhor), mas é a minha preferida.

Da cor do pecado foi exibida originalmente em 2004, que eu considero um dos melhores anos da minha vida. Talvez seja por isso que eu gosto tanto dela!

Claro, a novela tem várias outras qualidades, tanto que é até hoje uma das maiores audiências da década e desbancou A Iscrava Isaura como a novela mais vendida da Globo. Teve média de 43 pontos (nem Avenida Brasil consegue marcar isso com facilidade), marcando 50 com picos de 55 em seu último capítulo. A primeira reprise obteve 19 pontos. Já Chocolate com Pimenta, sua antecessora na atual exibição, despediu-se com uma média de 15 pontos (ou seja, abaixo da meta estabelecida pela Globo, que é de 18).

Foi a primeira novela de João Emanuel Carneiro, que mostrou uma vitoriosa ousadia ao escrever a primeira novela com uma protagonista negra na Globo e Taís Araújo viria a quebrar outros recordes depois disso. Teve bonitas cenas gravadas no Maranhão, o que na época causou uma pequena polêmica. Dizem que a escolha do estado não foi por acaso, mas sim uma maneira subliminar de preparar o terreno para apoiar a candidatura de Roseana Sarney à presidência, que felizmente acabou não concorrendo no final das contas.

Para o elenco, a Globo confiou a João Emanuel nomes de grande relevância como Lima Duarte e Giovanna Antonelli. Ela, pela primeira e única vez, em um papel de vilã. No auge da carreira, seus últimos papeis na tevê haviam  sido a Jade em O Clone e Anita Garibaldi em A Casa das Sete Mulheres.

A direção foi assinada por Denise Saraceni, que embarcou no texto de João Emanuel Carneiro e conseguiu dar fotografia e edição jovens, perfeitas para a novela. Excepcionalmente durante esta semana, a dupla poderá ser vista em três horários diferentes: além da reprise, você pode conferir o trabalho da Denise na última semana de Cheias de Charme (outra obra-prima sua) e João Emanuel Carneiro em Avenida Brasil. Eles estão em alta!

A coisa pode complicar apenas num seguinte ponto: todas as novelas de João Emanuel Carneiro são parecidas, têm o mesmo esqueleto. Ele se repete muito. Eu sempre soube disso e particularmente não me importo, mas as semelhanças de Avenida com Da cor do pecado existem e provavelmente não vão passar em branco. Por exemplo, a Bárbara nada mais é do que uma ancestral da Carminha, só que com orçamento de novela das sete. A história de querer dar um golpe no milionário, de casar grávida de outro e atribuir a paternidade ao pobre (rico) coitado, sendo que o filho é de seu amante... Se fôssemos destacar todas as semelhanças, não íamos acabar hoje. Mas tentem relevar tudo isso e divirtam-se.

Adiência da estreia de Da Cor do Pecado: 12 pontos no ibope da Grande São Paulo. Não foi um número expressivo, embora tenha marcado o dobro da segunda colocada (Record).



Curta a página do blog no Facebook!
E siga-me em Twitter.com/Thicovski

Um comentário:

Alan Raspante disse...

Eu acho que eles andam precisando rever esses conceitos. Querendo ou não, tem muita novela boa que merece a reprise... "Cobras & Lagartos" que o diga.

"Blog de humor e fantasia, criado para fins de entretenimento, apenas. As informações e opiniões aqui contidas podem não corresponder à realidade. Se você se ofendeu com alguma postagem, certamente a mesma se trata uma ficção que deve ser imediatamente desconsiderada, e não levada a sério"
Related Posts with Thumbnails

contador de visitas

Contadores Web visitantes desde 12-07-2008 (o blog foi criado em Outubro de 2006) [Contadores Web]