segunda-feira, fevereiro 22, 2016

Semana do Oscar em O Corujão revela o descaso da Globo com a Sessão da Tarde

O Lado Bom da Vida: Um filme com cara de Sessão da Tarde, jeito de Sessão da Tarde, alma de Sessão da Tarde, mas que a Globo quer passar... no Corujão
Alguma coisa está muito errada quando a lista de filmes de O Corujão supera, e muito, a da Sessão da Tarde.

Chega a ser difícil de entender. Vira e mexe a Globo se vê desesperada com a Sessão da Tarde, por conta da audiência, o que acaba repercutindo em toda a sua programação. Tanto que, após décadas, a dobradinha feijão-com-arroz virou arroz-com-feijão e o Vale a Pena Ver de Novo trocou de lugar com a sessão vespertina, para que a faixa de reprises pudesse alavancar Malhação, que estava recebendo em baixa dos filmes, o que supostamente vinha prejudicando a audiência das novelas, em efeito dominó.

Chegaram a cogitar que o telespectador da tevê aberta não tem mais interesse em filmes, e que a tendência natural seria empurrá-los para os canais fechados.

Será que é o caso?

Um redondo não, é a minha resposta. Para entender o fraco desempenho da Sessão da Tarde, não precisa ir muito longe: basta olhar os filmes que ela exibe. Quase sempre fracos, repetitivos ou muito ruins. Quando não é o macaco que salva o dia, ou o cachorro que entra no time de basquete, geralmente são comédias românticas, ou filmes feitos para a TV nos EUA (os famosos telefilmes).

Essa semana, que antecede a entrega do Oscar, a Globo vem anunciando uma intensa maratona de filmes em O Corujão, sua sessão que enfeita a madrugada, mas que não tem relevância quase nenhuma, muito embora essa faixa venha se destacando em face à mudança de hábitos dos brasileiros, que passaram a dormir cada vez mais tarde.

Os filmes da Semana do Oscar em O Corujão são todos vencedores de importantes prêmios da Academia. E não são filmes velhos, pelo contrário; o mais recente é O Lado Bom da Vida (2013), que figura ao lado de A Rede Social (2010) como os únicos que disputarão disputarão entre si a preferência do telespectador. A lista completa:

Segunda-feira, 22/02: "Onde Os Fracos Não Têm Vez" (2007) 
Terça-feira, 23/02: "Cisne Negro" (2011)
Quarta-feira, 24/02: "Histórias Cruzadas" (2012)
Quinta-feira, 25/02: "A Separação" (2012)
Sexta-feira, 26/02: "A Rede Social" (2010) ou "O Lado Bom da Vida" (2013)
Sábado, 27/02: "Meia-noite em Paris" (2011)


 E eu pergunto, por que é tão difícil para a Globo exibir esses filmes à tarde?

À exceção de Onde os Fracos Não Têm Vez e Cisne Negro, cujos conteúdos podem ser considerados impróprios, todos os filmes da lista poderiam muito bem ser exibidos à tarde. Quer filmes com mais cara de Sessão da Tarde do que O Lado Bom da Vida?

Aliás, mesmo que o problema fossem cenas fortes, a Globo nunca teve pudor em meter a tesoura nas produções que exibe à tarde, sejam filmes ou novelas

E outra: nada contra os filmes acima serem exibidos em O Corujão. Mas custava fazer uma Semana do Oscar também na Sessão da Tarde? Com outros filmes, mais leves, como animações e comédias românticas? Acervo a Globo tem. Mas não, dá só uma olhada nos filmes que a emissora reservou para essa semana, de 22/02 a 26/02:

Segunda, 22/02/2016: Coincidências do Amor (2010)
Terça, 23/02/2016: Ondas da Vida (2014)
Quarta, 24/02/2016: E Se Fosse Verdade (2005)
Quinta, 25/02/2016: Brigada 49 (2004)
Sexta, 26/02/2016: Nunca Fui Beijada (1999)

Nenhum deles indicado a qualquer Oscar que seja, todos com recepção bem morna da crítica, e alguns até que já podem ser considerados "novos clássicos" da Sessão da Tarde, como E se fosse verdade e Nunca fui beijada.

Dá pra ver que culpa não é e nunca foi da Sessão da Tarde; é da Globo que teima em fazer uma seleção pobre, subestimando a faixa, enquanto filmes realmente bons e com potencial de audiência permanecem encalhados em seu estoque.

Curta a página do blog no Facebook:) | Siga-me em Twitter.com/Thicovski 
Curta a fanpage oficial de Lino Yang e os herdeiros dos deuses
... e no Instagram @LinoYang
Siga o meu perfil no Google Plus: +ThiagoRibeiros

Um comentário:

Gustavo Fiorini disse...

"O cachorro que entra no time de basquete", haauahaua... Concordo com você. Mas isso não é de hoje. Os filmes da madrugada sempre foram bem melhores. Ainda mais nesses últimos tempos, que a Globo vira e mexe joga umas histórias de cunho religioso na Sessão da Tarde, vide À Prova de Fogo.

"Blog de humor e fantasia, criado para fins de entretenimento, apenas. As informações e opiniões aqui contidas podem não corresponder à realidade. Se você se ofendeu com alguma postagem, certamente a mesma se trata uma ficção que deve ser imediatamente desconsiderada, e não levada a sério"
Related Posts with Thumbnails

contador de visitas

Contadores Web visitantes desde 12-07-2008 (o blog foi criado em Outubro de 2006) [Contadores Web]