terça-feira, fevereiro 16, 2010

ESTADUNIDENSES ADEREM AOS JOGOS OLÍMPICOS, MAS NBC SAI NO PREJUÍZO

Desde a abertura oficial dos Jogos Olímpicos de Inverno em Vancouver, a NBC (que é responsável pela transmissão em solo estadunidense) vem marcando as maiores audiências dos Estados Unidos - sempre acima dos 20 milhões. No domingo, esse número quase chega a 30. Mesmo assim, a rede de TV pode acumular um prejuízo de mais de 250 milhões de dólares.

Por quê?

Pelo visto, é uma equação simples: a NBC pagou mais do que está lucrando. A receita gerada com anúncios e publicidade não deve cobrir todo o investimento, deixando um rombo de 250 milhões nas cotas do canal. E eu não sei quanto aos números, mas no Brasil a Record deve experimentar um prejuízo parecido: e olha que lá, a NBC é líder absoluta de audiência com a transmissão das Olimpíadas de Inverno.

Para exibir as Olimpíadas de Atlanta (1996) a emissora desembolsou 450 milhões. Depois, negociou todos os jogos entre 2000 e 2008 (três olimpíadas de verão e duas de inverno) pela bagatela de 3,5 bilhões de dólares. Pelos jogos de Vancouver e os de 2012 em Londres, foram 2 bilhões de dólares gastos, sendo que desse valor, estima-se que Londres saiu mais caro, 1,18 bilhão, e os 820 milhões restantes seriam o preço dos jogos de inverno (os de verão recebem maior atenção e dão mais audiência, por isso são mais caros).

Pelos mesmos jogos, a FOX ofereceu 1,13 bilhão.

Aconteceu algo parecido no Brasil em 2002, com a Copa do Mundo de Coréia do Sul - Japão. A Globo transmitiu sozinha os jogos da Copa, e apesar de a audiência ter sido maravilhosa (principalmente tendo em vista os horários em que eram exibidos), acumulou um grande prejuízo: era melhor ter dividido os direitos de transmissão com alguém.


Nenhum comentário:

"Blog de humor e fantasia, criado para fins de entretenimento, apenas. As informações e opiniões aqui contidas podem não corresponder à realidade. Se você se ofendeu com alguma postagem, certamente a mesma se trata uma ficção que deve ser imediatamente desconsiderada, e não levada a sério"
Related Posts with Thumbnails

contador de visitas

Contadores Web visitantes desde 12-07-2008 (o blog foi criado em Outubro de 2006) [Contadores Web]