sábado, abril 24, 2010

ESPECIAL CHEERS | PARTE 2

Quarta temporada de Friends¹. De Londres, Joey liga para Phoebe, em Nova York. A conversa vai bem, até que ela conta que o entregador de pizza acabara de chegar com seu "Joey Especial" (duas pizzas). Do outro lado da linha, ele - até então o mais animado na viagem internacional - fica balançado. E ao desligar o telefone, ligou a TV, pegando a abertura da série Cheers. Foi a gota d'água: Joey descobriu que estava mesmo era com saudades de casa.

http://img97.imageshack.us/img97/6422/joeydu.jpg

E se ele ligasse de volta para Phoebe, os dois iam ter muito o que conversar:

Em 1989, a morena Lisa Kudrow gravou uma participação especial³ em Cheers (os links para assistir ao episódio estão no fim do post).

Sexta temporada dos Simpsons². Homer é expulso do Moe's, após a infame brincadeira de sabotar um saleiro. Forçado a procurar outro bar, ele acaba encontrando um simpático boteco no centro de Springfield. Quem não conhece, não entende a cena: no bar estão praticamente todos os personagens de Cheers, dublados pelos próprios atores.

E não é pouco o prestígio de Cheers dentro de Os Simpsons. Por agora, vamos só contar que eles tiveram em comum o produtor Sam Simon.

Essas são só algumas de várias referências, de todas as partes, prestadas a Cheers. Já é um patrimônio cultural dos Estados Unidos - e o tema da abertura, Where everybody knows your name, é sempre utilizada para definir algum lugar capaz de te fazer se sentir acolhido... onde todos sabem o seu nome.

Cheers (em Portugal, Cheers - Aquele bar) estreou em 1982 na NBC, a mesma que emplacou as outras duas sitcoms que não faltam em qualquer lista das melhores séries de todos os tempos: Frasier (1993-2004) e Friends (1994-2004). Cheers marcou o início de um reinado de 22 anos, em que a NBC exibiu o que de melhor se fez na comédia durante as três décadas que atravessaram.

Na verdade, Cheers não nasceu em berço de ouro. Desde 1981, a emissora não exibia nada que vingasse. E a série passou por uma estreia complicada; praticamente ninguém assistiu à 1ª temporada. Foi um fiasco total: numa lista com as 30 melhores audiências do ano, eles sequer aparecem. A não ser que na lista tivesse espaço para o programa menos visto de 82. A audiência do piloto, então, foi uma miséria - nas CNTP, sequer teria novos episódios produzidos.

Acontece que eles foram salvos por uma conjugação de dois elementos extremamente raros na televisão: sorte (muita sorte) e paciência da NBC. Os primeiros a darem suporte a Cheers, vocês não vão acreditar, foram os críticos. Eles consideraram um achado as investidas de Sam Malone (Ted Danson) em Diane (Shelley Long), ele ex-jogador de baseball e ex-alcóolatra ironicamente dono de um bar, e ela uma garota esnobe que, abandonada pelo noivo, acaba aceitando o emprego de garçonete. E a baixa audiência deu um charme ainda maior: parecia um luxo, um tesouro esperando para ser descoberto.

A NBC até que cancelaria a série, mas acontece que eles não tinham nada para pôr no lugar. E Cheers ganhou mais uma temporada. Não sem antes, claro, levar 5 Emmys, logo de cara. Foram eles: Melhor Atriz (Shelley Long, que também levou um Globo de Ouro pela personagem, no mesmo ano), Roteiro, Direção, Abertura e Melhor Série de Humor. Foi o pontapé inicial para mais 10 temporadas.

E não teve essa de "ganhar um Emmy e virar fenômeno". Cheers só foi aparecer entre as 30 mais vistas em 1985, justamente o ano que marcou a morte de um dos atores mais queridos do elenco.

Em 85, havia pulado direto para o 5º lugar, daquela lista. Não foi por acaso: estava no ar, na NBC, a 1ª temporada de The Cosby Show, do comediante Bill Cosby, bastante popular nos Estados Unidos (quer uma prova? Então chute qual foi a série mais vista em 85). Não querendo nem saber, Cheers pegou carona no sucesso do cara, e foi o suficiente para o público descobrir a série e se apaixonar por ela. Impossível ter sido diferente: mesmo chegando atrasado ao "Cheers", o público foi muito bem recebido.

Painel
A evolução da audiência de Cheers em suas 11 temporadas

de 1982 a 1993

http://img198.imageshack.us/img198/3475/audincia.jpg

¹ Friends - Episódio "Aquele do casamento de Ross"
² Os Simpsons - Episódio "Medo de voar"
³ Cheers - Episódio "Two girls for every Boyd" PARTE 1 PARTE 2 FINAL

3 comentários:

J. Júnior disse...

Quando uma série realmente marca, é quase obrigatório ela ser homenageada em outras produções do gênero.
Fiquei surpreso as saber que "Cheers" não foi um sucesso desde suas primeiras temporadas e com as marcas alcançadas por ela tempos depois, quando emplacou de vez.
Sobre os lançamentos em DVDs citados na 1ª parte do especial, essa parece ser uma sina do colecionador brasileiro. As produtoras lançam duas ou três temporadas e esquecem do restante, desrespeitando totalmente os consumidores. Fico revoltado com isso.

Bom fim de semana!

Alan Raspante disse...

Cara como sempre se superando...
Essa 2º parte está ótima !
Parabéns mesmo !
Eu acho que já vi esse episódio de OS SIMPSONS...
Bem, agora só me resta esperar a 3º parte...
ps: Deu vontade de assistir Cheers...

Britto disse...

O especial está ótimo. Honestamente, não conhecia a série. A primeira vez que vi falar foi justamente aqui. Por isso mesmo que você está de parabéns - tem que ter coragem para fazer um especial sobre algo não tão conhecido pelo público brasileiro... pelo menos tirando por mim!

Aguardo a próxima parte, bem como uma oportunidade para assisitir à série...

"Blog de humor e fantasia, criado para fins de entretenimento, apenas. As informações e opiniões aqui contidas podem não corresponder à realidade. Se você se ofendeu com alguma postagem, certamente a mesma se trata uma ficção que deve ser imediatamente desconsiderada, e não levada a sério"
Related Posts with Thumbnails

contador de visitas

Contadores Web visitantes desde 12-07-2008 (o blog foi criado em Outubro de 2006) [Contadores Web]