quarta-feira, julho 06, 2011

Audiência: O inevitável fracasso de Datena fora de São Paulo

Todo mundo sabe que a contratação de José Luís Datena foi o mais recente exemplo de que a Record não sabe pra onde está indo. A falha no plano pode ser visualizada, logo de cara, pelo alvo: atacar a Band não é estratégia que se respeite. A audiência do Brasil Urgente com Datena era expressiva, mas apenas em São Paulo -- claro, todas as matérias do programa se concentram na terra da garoa. A Band pode cometer esse erro; ninguém espera nada da Band. Tanto que, se acontecesse de São Paulo (e só São Paulo) declarar independência do Brasil, o programa teria que mudar de nome.

Pelo menos o Cidade Alerta é honesto; quando ele fala em Cidade, todos sabemos de que cidade eles estão falando.

E a Record levou o apresentador para apresentar novamente o Cidade Alerta, com a mesma fórmula, à qual acrescentou um pouco da sua própria receita caseira: matérias reprisadas de outros jornais. Até trouxe alguns resultados: a audiência aumentou de forma até considerável na capital paulista... E só lá.

No resto do Brasil, se é que a Record se importa com isso, a resposta tem sido negativa: o público de outros estados, como eu, está pouco se fodendo pro trânsito de São Paulo, quais vias estão congestionadas em São Paulo, se vai chover em São Paulo, se os motoqueiros estão impossíveis em São Paulo, para as perseguições policiais de São Paulo, pro marido que matou a mulher em São Paulo, pro morador de rua que foi filmado usando crak em alguma avenida de São Paulo. Toda notícia tem lá a sua relevância; mas tudo tem limite.

Veja o que aconteceu ontem, terça-feira:

No Rio de Janeiro, o Cidade Alerta perdeu para o Chaves (7 x 5)
Em Brasília, outra derrota (8 x 7)
Em Porto Alegre, Record e SBT empataram (4 x 4)
Em Belo Horizonte, empataram novamente (6 x 6

A coisa seria menos pior se, pelo menos, o jornalístico trouxesse matérias de âmbito nacional. E nessa história, quem sai perdendo é Rebelde, cujo público rigorosamente não tem nada a ver com o do Datena. Quem cumpria bem essa função era Todo mundo odeia o Chris -- apesar das reprises exaustivas.

Em todas essas capitais, o seriado alcançava uma audiência maior e mais qualificada, ideal para anteceder a novela. A queda em Brasília pode ser considerada como a mais preocupante, já que lá Rebelde vinha se destacando a cada semana, mas perdeu audiência com a estreia do Cidade Alerta.


Fonte: Natelinha

2 comentários:

Britto disse...

Chavinho detonando! Imagina quando chegarem os perdidos... =P

Alan Raspante disse...

Planejamente. Algo que a Record não possui.

"Blog de humor e fantasia, criado para fins de entretenimento, apenas. As informações e opiniões aqui contidas podem não corresponder à realidade. Se você se ofendeu com alguma postagem, certamente a mesma se trata uma ficção que deve ser imediatamente desconsiderada, e não levada a sério"
Related Posts with Thumbnails

contador de visitas

Contadores Web visitantes desde 12-07-2008 (o blog foi criado em Outubro de 2006) [Contadores Web]