Reproduzindo informações colhidas no jornal Advertising Age, a jornalista Fernanda Furquim divulgou os programas com os intervalos mais caros da TV estadunidense. Não é nada óbvio, não tem a ver só com números: mas reflete substancialmente a importância de certos produtos e ajuda a entender um pouco sobre esse mercado de seriados, que tanto nos fascina.
Engana-se quem pensa que a CBS, por ter as maiores audiências dos Estados Unidos, tem seus intervalos comerciais supervalorizados em relação à concorrência. Por exemplo, o fenômeno The Big Bang Theory, com sua média de mais de 12 milhões de telespectadores por episódio, sequer aparece na lista dos 10 mais. Obviamente, anunciar durante a sitcom dos nerds não deve ser nada barato, mas é menos do que se paga por 30 segundos de propaganda nos intervalos de Os Simpsons e Family Guy, que têm um público relativamente menor. Os valores exatos vocês poderão ver no final da postagem.
A CBS aparece na lanterninha, e com um programa apenas: a sitcom Two and a half men, um de seus principais produtos. Quem diria.
Curioso também constatar o que o destino fez com Family Guy e Os Simpsons - a animação de Seth MacFarlane, atualmente em sua 9ª temporada, supera em audiência e em faturamento o desenho que, sem a menor dúvida, lhe serviu de inspiração. Mesmo com o começo complicado, chegando a sofrer cancelamentos, Uma Família da Pesada vive hoje um reinado de glória na tevê estadunidense, mesmo não superando seus equivalentes amarelos em níveis cultural e mundial.
Das séries da NBC, só quem aparece na lista é a brilhante comédia The Office, cuja audiência é até pequena, arrebatando em média de 6 a 8 milhões de telespectadores, quando muito. Por essas e outras a emissora é tão simpática à série, e pretende mantê-la mesmo após a saída de Steve Carell do elenco ao final desta temporada, o que já é dado como certo.
São da FOX os melhores resultados da lista. Além de dominar a primeira colocação, com o poderoso American Idol, a rede cede espaço para a NBC na segunda posição com suas transmissões de futebol americano no Sunday Night Football, e depois volta para ocupar a 3ª, 4ª, 5ª e 6ª colocações (Glee, House, Family Guy e The Simpsons).
A seguir, a lista completa:
1º lugar - American Idol (FOX)
Valor do anúncio (30 segundos): US$ 467.617 ao vivo
US$ 400.546,00 reprises
2º lugar - Sunday Night Football (NBC)
Valor do anúncio: US$ 415.000,00
3º lugar - Glee (FOX)
Valor do anúncio: US$ 272.694,00
4º lugar - Family Guy (FOX)
Valor do anúncio: US$ 259.289,00
5º lugar - Os Simpsons (FOX)
Valor do anúncio: US$ 253.170,00
6º lugar - House (FOX)
Valor do anúncio: US$ 226.180,00
7º lugar - Grey's Anatomy (ABC)
Valor do anúncio: US$ 222.113,00
8º lugar - The Office (NBC)
Valor do anúncio: US$ 213.617,00
9º lugar - Desperate Housewives (ABC)
Valor do anúncio: US$ 210.064,00
10º lugar - Two and a Half Men (CBS)
Valor do anúncio: US$ 206.722,00
Corrigimos: Grey's Anatomy é uma série do canal ABC. Obrigado, Evaristo!
Siga-me em Twitter.com/Blogaritmox
2 comentários:
Ah, me resta saber se o sr. é de Libra ou Gêmeos. Vai matar a minha curiosidade, não é?
Só uma correçãozinha: "Grey's Anatomy" vai ao ar pela ABC e não pela NBC!
E, mais uma vez, ótimo post Thico! Da série "sempre tive curiosidade de saber mas também sempre tive preguiça de parar para pesquisar", hehehe. Parabéns!
Postar um comentário