segunda-feira, agosto 26, 2013

Review de Rebelde: versão mexicana

Curta a página do blog no Facebook:) | Siga-me em Twitter.com/Thicovski 
Curta a fanpage oficial de Lino Yang e os herdeiros dos deuses
Siga o meu perfil no Google Plus: +ThiagoRibeiros
Rebelde
Emissora: SBT/Televisa
Exibição: 2004 a 2006 (México)
Nota: ★ ★ ★ ✩
 
Essa é uma review que precisa ser feita em partes, para melhor entendimento. Pode ser? Pode ser bom, pode ser muito bom.

• Novela ou série?
Quem assiste séries já deve ter se deparado com essas expressões: "tomato, tomato" ou "potato, potato"; as palavras pronunciadas diferentemente, mas no final das contas, significando a mesma coisa. É uma discussão que não leva a nada. É o que eu quero deixar claro: se Rebelde é novela, ou série, isso não importa. A review está aqui, já está feita e publicada. Lide com isso. Mas vale explicar, claro. Rebelde é uma figura sem forma que, como Malhação, fica no meio-termo: não é exatamente uma novela, porque foi muito longa e dividida em temporadas (foram 3, e 440 episódios), e também não é uma série, porque tinha feição de novela, tinha exibição diária e não semanal, etc. Tanto faz. Tomato, tomato.

• Por que NÃO assistir Rebelde?
Rebelde teve um começo complicado no Brasil, em 2005. De cara, o SBT teve a ideia "jenial" de colocar a série/novela no lugar de Chaves, às tardes. Pra mim, como fã de Chaves, era uma questão de princípio: Rebelde tinha que ser boicotada e combatida. Onde já se viu!

Porém, o SBT ouviu a voz da razão e resolveu rever a burrada, e consertou bem: fez uma dobradinha Chaves-Rebelde. Quem assistia Chaves, se não mudasse de canal, assistiria Rebelde na sequência. E foi assim que eu conheci a trama.

O que me afastou de Rebelde foi a troca de horários; a produção teve a má sorte de pegar a fase mais maconhada do SBT, em que nada tinha horário e tudo podia ser exibido a qualquer hora. Mais ou menos como é na Record hoje. Na primeira mudança de horário, Rebelde saiu da sombra de Chaves e me perdeu pelo caminho, pois não era tão ligado assim. Esse breve tempo que acompanhei, serviu apenas para que a novela/série ganhasse o meu respeito.

Ou seja, em 2006 você tinha dois motivos para não ver Rebelde: vingança, por ter entrado no lugar de Chaves, e a falta de um horário fixo. Hoje essas preocupações não existem mais (o SBT há muito não faz mais essa dança de horários). Se você assistir e não gostar, ok. Só não seja adepto do "não vi, não gostei e quem gosta é retardado". Aí você vai ser só mais um pé no saco e intolerante.

• REB3LDE
Numa época em que Malhação vivia uma de suas piores fases, com histórias fracas (acho que nunca se bebeu tanto suco quanto naquela época), Rebelde era um alívio. A história dos pobres meninos ricos confinados em um internato de luxo dava muito pano pra manga. Rolava de um tudo lá dentro.

Rebelde tinha um pouco do ranço de novela mexicana, mas muito pouco. Foi um verdadeiro avanço na dramaturgia mexicana. Os personagens eram bem defendidos pelos atores, quase todos eles muito bem selecionados.

♫ A música
A banda RBD foi um impressionante acerto da Televisa; ouso arriscar que eles nunca imaginaram que iam causar tanto barulho.

Na Televisa, toda novela infantil tem uma pegada musical: lança discos, faz turnês, etc. Rebelde foi feita para um público mais adolescente, mas por que não seguir o mesmo formato? Afinal, Rebelde Way (original portenha) também teve uma banda, a Erreway.

E o RBD funcionou bem. Que fique claro que estamos falando de música pop. E no campo da música pop, em 2006 o RBD foi uma das mais gratas surpresas. Não falo nem dos singles, porque muitos deles são realmente irritantes... ♪ Y soy rebelde ♪ MY ASS! Mas nenhuma banda está livre disso. Falo do conjunto da coisa; eles lançaram sim músicas boas.

O segundo disco, Nuestro Amor, tem várias faixas ótimas e mostra uma clara evolução com relação ao primeiro disco, principalmente ao dar destaque a todos os integrantes.

Que ninguém seja ingênuo: a banda era basicamente formada por atores. Um ou outro pode ser chamado de cantor profissional, por assim dizer, e olhe lá. O bom no RBD é que a produção musical soube explorar as possibilidades de cada um. Afinal, todo mundo sabe cantar alguma coisa; até você e eu. Não saberíamos cantar uma ópera como o Pavarotti, mas alguma coisa saberíamos cantar sem desafinar. E foi assim que o RBD deu certo: sabendo trabalhar dentro das limitações dos seus integrantes.

• O regresso
A reprise de Rebelde começa na próxima segunda-feira, e tem mobilizado os fãs no Brasil todo. O SBT tem altas expectativas e escolheu um horário complicado, batendo de frente com a novela das nove da Globo. Não vai brigar pelo primeiro lugar e a emissora sabe disso, o desafio vai ser vencer a Record. Se depender da animação dos fãs saudosos, isso não será problema. Mas vai saber.


Curta a página do blog no Facebook:) | Siga-me em Twitter.com/Thicovski 
Curta a fanpage oficial de Lino Yang e os herdeiros dos deuses
Siga o meu perfil no Google Plus: +ThiagoRibeiros

Nenhum comentário:

"Blog de humor e fantasia, criado para fins de entretenimento, apenas. As informações e opiniões aqui contidas podem não corresponder à realidade. Se você se ofendeu com alguma postagem, certamente a mesma se trata uma ficção que deve ser imediatamente desconsiderada, e não levada a sério"
Related Posts with Thumbnails

contador de visitas

Contadores Web visitantes desde 12-07-2008 (o blog foi criado em Outubro de 2006) [Contadores Web]