terça-feira, maio 27, 2008

ESPECIAL
DONAS DE CASA DESESPERADAS

2ª TEMPORADA
A resposta que faltava

ÚLTIMA PARTE


Em abril, a Rede TV teria emitido nota a um fã esclarecendo sobre a continuação do seriado.

Mensagem: Me respondam por favor (...) haverá 2ª temporada? Ou Desperate volta? A Redetv pretende criar um BOX (...)?

Resposta da Rede TV: Olá
A RedeTV!, em parceria com a Disney ABC, produziu a primeira temporada da série Donas de Casa Desesperadas, uma adaptação da versão original Desperate Housewives. A série foi exibida de agosto de 2007 a janeiro de 2008, conforme contrato. As duas primeiras temporadas da versão original também foram exibidas pela emissora. A RedeTV! não fará a segunda temporada da série brasileira e também não exibirá as temporadas seguintes da versão original.

Não posso dizer que tal mensagem seja algo oficial, pois foi transmitida através do fórum da comunidade Donas de Casa Desesperadas, no Orkut. Eu tentei me comunicar com a emissora, mas não tive a mesma sorte desse brother aí.
E até agora, mesmo com as possibilidades sendo remotíssimas, lá no fundo os telespécs ainda nutriam certa esperança em cima da continuação da série. Mesmo que em outro canal - aliás, se o Disney Channel vai produzir a versão brasileira de Grey's Anato
my, por que não assume o projeto - ou melhor, por que não colaborou desde o início com a Rede TV na produção de Donas de Casa Desesperadas? Pra variar, acredito que tenha sido falta de iniciativa da Rede TV. Enfim, sobre a continuação...
Eis que Nelson Rubens vem para destruir de vez todas as conjecturas.


Franciely Freduzeski
, intérprete de Gabriela Soliz, também aceitou nos conceder uma entrevista exclusiva. Até porque, poucas são as pessoas que têm capacidade de resistir ao charme e persuasão do nosso repórter Nelson Rubens.
A atriz, capa da Playboy de julho de 2002, sempre teve vaga garantida em importantes produções da Globo, como O Clone, América e Amazônia. E como todas as outras Donas de Casa, confessa sentir saudades do seriado e dos momentos que viveu durante as gravações, deixando o frio pra lá.

E é ela que nos garante piamente: não haverá segunda temporada.

OK OK! VEEJA!

BLOGARITMOX. A Gabriela foi a sua primeira protagonista, e com certeza marcou a sua carreira. Qual a sua avaliação da Gabriela, do ponto de vista de quem lia o roteiro e forçosamente se via encarnando as vezes da personagem?

Franciely Freduzeski - Amei fazer a Gabi, ela foi realmente a personagem mais marcante na minha carreira. Tive a oportunidade de mostrar mais o meu trabalho, tive chance de contracenar com pessoas maravilhosas, em todos os sentidos. Gabi é muito parecida comigo - adora festas, lugares glamourosos, ginástica, compras, viagens... Enfim, não foi dificil nesse aspecto. Fazer Gabi teve vários momentos muito legais, é uma personagem rica em conteúdo: ela chora, ela ri, é mesquinha, mas ao mesmo tempo é uma superamiga. Gabi é engraçada, amei fazê-la. Para mim foi um desafio, fazer uma versão brasilleira de uma série que ja é sucesso no mundo todo não é fácil, as cobrancas são dobradas.
Mas acho que tudo foi válido,vou continuar sendo fã da Gabi!!


NELSON RUBENS (xavecando). Você é mais bonita que a Eva Longoria, a intérprete original da sua personagem. Também por isso, vocês montaram personagens com diferentes características. Como você diferencia sua personagem da dela?

Franciely Freduzeski - Eu tentei dar uma abrasileirada na minha Gabi, mudei algumas roupas, o cabelo... mas as personagens em si não muraram muito, tivemos que seguir o padrão Disney. As mudancas foram em detalhes.


BLOGARITMOX. Quanto à produção, o que você mudaria em Donas de Casa se houvesse uma segunda temporada?

Franciely Freduzeski - Mudaria muita coisa, levaria mais atores brasileiros, tiraria de uma vez a dublagem. Mudaria o pessoal de produção da Argentina para uma equipe brasileira; tô falando de maquiagem, cabelo, figurino, produção mesmo!!! Não falo da direção, e esses outros profissionais tambem foram ótimos, só que tem que ficar com cara de Brasil. E faria adaptação no texto.


BLOGARITMOX. Por toda a história por trás do seriado, Donas de Casa marcou história para muitos fãs, inclusive devido ao impasse da segunda temporada - sobre a qual a Rede TV pouco se pronuncia até hoje. Como você é abordada pelos fãs, e como encara as repetidas perguntas sobre a continuação do projeto?

Franciely Freduzeski - O projeto não vai ter mesmo!!! Se tiver não tô sabendo. Tem atores em outras emissoras já. Se por um acaso tiver, os atores que não estão comprometidos vão fazer muitas exigências para que desta vez dê certo de verdade. Quando alguém me pergunta, falo a verdade: não vai ter, é uma pena. Todos falam a mesma coisa que adoravam e não entendem por que não vai ter mais. O horário foi todo errado, eles teriam que mudar isso também.


BLOGARITMOX. Qual foi a sua cena preferida?

Franciely Freduzeski - Difícil falar, todas foram muito bacanas. A cena que desmancho o noivado com o jardineiro, do cortador de grama, do jardineiro pulando pela janela porque meu marido estava chegando, a cena que do velório da minha sogra, a cena que meu marido já estápobre e vamos para fora da casa ver a nossa casa é linda. Todas são especiais!!


BLOGARITMOX. Você mantém contato com algum dos seus colegas, brasileiros/argentinos?

Franciely Freduzeski - Sim, mantenho com quase todos, atores, diretores, uma das minhas melhores amigas hoje é uma produtora que esteve no projeto.... Sempre tem um jantarzinho, uma festinha. Alexandre Schumacher foi uma das pessoas mais incríveis que conheci!!! Beijuuu, Franciely.

----------

Agora não resta dúvida. O seriado já foi descartado dos planos da Rede TV, que, considerando apenas a audiência em SP (pra variar), julgou desnecessário um novo investimento. Pra quem se dizia a emissora "que mais cresce no Brasil", a única coisa que ela tem em mente agora é propaganda, merchandising, lance perfeito, infomerciais, Isabella Nardoni. Qualidade na programação não está nos planos.
E no lugar de Donas de Casa está a esposa de Amílcare Dallevo, presidente da emissora nepotista. Daniela Albuquerque apresenta aquela tristeza do programa Dr. Hollywood, em que um médico brasileiro que mal sabe falar português faz cirurgias plásticas badaladas em pessoas que não têm nada a acrescentar. O programa todo é uma porcaria. E agora os domingos ficam assim...


.
VEJA ESTE ESPECIAL NA ÍNTEGRA
CLIQUE AQUI
OU ENTÃO, VEJA AS PARTES SEPARADAS:
PARTE 1 | PARTE 2 | FINAL
.

Visite também:

segunda-feira, maio 26, 2008

ESPECIAL
DONAS DE CASA DESESPERADAS

E a segunda temporada?

PARTE 3

A Rede TV não se pronuncia oficialmente. Pra ela, é como se Donas de Casa Desesperadas nunca tivesse existido. Se ignorava o seriado durante sua exibição, depois do término da primeira temporada o silêncio foi total. Aliás, justiça seja feita, a Luciana Gimenez sempre hasteou a bandeira do seriado, talvez porque sua mãe tivesse feito uma pequena participação (Vera Gimenez interpretou Martha, uma vizinha fofoqueira que foi devidamente assassinada), talvez por outro motivo, porém ela sozinha fez toda a divulgação. Recentemente, declarou em seu programa que torce pela segunda temporada.

O último episódio terminara com um tiro deflagrado na casa da protagonista Susana Mayer. Se depender da Rede TV, nunca saberemos que fim deu aquela bala.
Desde esse famigerado último capítulo, os fãs da série se questionam - haverá segunda temporada? Marcelo de Carvalho (um dos donos da emissora) tinha garantido que sim, haveria, mas sua palavra não vale nada. Também já se cogitou um elenco 100% brasiliano, mas isso não passou de especulações.

Porém, o Blogaritmox foi a fundo na questã e perguntou diretamente à fonte - os atores. E quando bate aquele espírito entrevistador, eis que surge nosso velho parceiro colaborador, amigo e companheiro de passeatas Nelson Rubens! O caminhoneiro intrépido, que entrou em contato com Lucélia Santos (Susana), Tereza Seiblitz (Lígia Salgado), Viétia Zangrandi (Elisa Fernandes), Isadora Ribeiro (Vera Marques), Franciely Freduzeski (Gabriela Soliz) e Douglas Simon (Ricardo Fernandes), sendo que os quatro últimos aceitaram colaborar conosco, mas até o momento apenas dois deles responderam às perguntas.

E a raposa das estradas, o caminhoneiro Nelson Rubens, fez essa entrevista exclusiva com o Douglas Simon, que interpretou Ricardo, o marido complicado da grande Elisa Fernandes, e que formaram um dos casais mais bem sintonizados de toda a trama. Não só pela história que já era boa por si só, mas a interpretação de ambos e a tal da química, influenciaram de forma crucial no resultado. Brevemente, ele estreará na FOX o primeiro seriado do canal feito totalmente por aqui, o 9 mm. Agora veja a entrevista que o Douglas concedeu pra mim (ops, pro Nelson).

OK OK! VEEJA!

BLOGARITMOX. Havia interação dos artistas brasileiros com os das versões latinas, Amas de Casa Desesperadas?

Douglas Simon - Seguíamos o mesmo modo de trabalho dos argentinos e equatorianos, mas tinhamos a liberdade para fazer do nosso jeito, que é um pouco diferente do jeito deles.

BLOGARITMOX. Como ator, como você via o texto, os diálogos e situações do seriado?

Douglas Simon - O texto era praticamente a versão americana traduzida e com as suas adaptações necessárias, nomes próprios e piadas mais brasileiras. Eu sempre gostei muito do texto original e o trabalho de adaptação foi primoroso.

BLOGARITMOX. O seriado conquistou fãs fervorosos, que lamentam o final abrupto "sem ponto final". Tudo isso contribui para que a série seja um marco na vida de muitas pessoas, não só pela história em si, mas pela luta pela segunda temporada. Como é a relação com os fãs, que até hoje cobram pela segunda temporada?

Douglas Simon - Nunca foi confirmado que teria uma segunda temporada, sabíamos que poderia ter, ia depender de varios fatores.
É um investimento alto e necessita de muito tempo de antecedência para fazê-lo. Infelizmente naõ teve a segunda temporada, que foi tão querida e desejada porque as pessoas gostaram bastante da primeira.

BLOGARITMOX. Como profissional, o que você mudaria na produção brasileira?

Douglas Simon - Eu mudaria o elenco secundario.Colocaria atores brasileiros nos papeis onde os estrangeiros estavam. Não teria um possivel problema de aceitação do publico quanto a dublagem e o fato de todos termos o mesmo referencial.Mas fique claro que adoro os atores argentinos.

BLOGARITMOX. Quais são as suas cenas preferidas (que voce tenha atuado ou não) ?

Douglas Simon - Gosto de varias cenas, mas chamo a atenção para o jantar na casa dos Fernandes onde a Elisa revela preferencias sexuais do seu marido e a cena da pizza no Hotel.

NELSON RUBENS. Conte algumas curiosidades!

Douglas Simon - O frio foi de rachar (risos). A produção brasileira foi muito bem recebida, todos fizeram o seu melhor e o resultado apareceu na telinha. Mas lógico que, quando o assunto era futebol dava problema (risos).

Opinião de Nelson Rubens
Ficou claro que os arrgentinos tentaram sabotarr a prrrodução brrasileira! E com um gol de mãão, inclusive!
Claarro, estando em terrritório hostil, era natural que os brasileiros encontrassem essas dificuldades! Hehe!



Douglas Simon é o padrinho deste blog, sendo o nosso primeiro entrevistado, prestativo que foi. Conste-se que a entrevista foi realizada há quase um mês. Mas eu (ops, o Nelson) estava aguardando as respostas das atrizes, mas até agora só uma, das 3 que confirmaram, respondeu.

Você irá conferir a outra entrevista na próxima postagem.

.
VEJA ESTE ESPECIAL NA ÍNTEGRA
CLIQUE AQUI
OU ENTÃO, VEJA AS PARTES SEPARADAS:
PARTE 1 | PARTE 2 | FINAL
.

Twitter.com/Blogaritmox

domingo, maio 25, 2008

ESPECIAL

Donas de Casa Desesperadas

PARTE 2
AMAS DE CASA DESESPERADAS


Adaptações da série Desperate Housewives foram feitas em toda a América Latina. Todas elas usaram o s mesmos estúdios, a mesma cidade cenográfica, e os mesmos atores. Foram várias emissoras latinas, e no meio delas, sem saber no que estava se metendo, a Rede TV. Para as versões de Amas de Casa Desesperadas, compartilhar tudo com todos, inclusive os atores, foi o de menos. Foi agradável, até. Econômico. Porém, a Rede TV quis embarcar no trio do poupe-já e não atentou para o fato de que falantes da língua espanhola, por mais que tentem, fracassam miseravelmente ao tentar falar em português. Mas enfim...

Algumas dessas versões latinas já garantiram a segunda temporada, como a colombiana, que conta com Ana Maria Orozco (conhecida mundialmente como Betty, a Feia) como Susana Mayer, o papel que aqui ficou com Lucélia Santos (conhecida mundialmente como a escrava Isaura). A montagem ao lado, feita por Eugênio de Koppel, mostra as atrizes originais de Desperate Housewives e suas respectivas versões latinas.

O vídeo que você vai ver logo abaixo, é uma cena da versão da Comlômbia-Equador de Amas de Casa Desesperadas, numa cena em que Ana Orozco sonha ser a feia Betty. Foi uma interessante adaptação que fizeram nessa versão, mesmo com todas as restrições impostas pela Disney. Aqui no Brasil não tivemos a mesma sorte, o roteiro foi severamente vigiado e as adaptações foram mínimas - acrescentando uma menção ao samba aqui, outra à caipirinha ali, ou um policial com fardamento paulistano, etc. Tudo bem mínimo. Isso também desagradou a Rede TV, que não sabe se impor, e foi incapaz de conseguir o que os colombianos conseguiram.

Poderíamos ter uma cena com a Lucélia sonhando que era a Isaura, apanhando no tronco, entoando canções de amor, por que não?

AMAS DE CASA DESESPERADAS - COLÔMBIA
SUSANA SONHA COM BETTY, A FEIA



.
VEJA ESTE ESPECIAL NA ÍNTEGRA
CLIQUE AQUI
OU ENTÃO, VEJA AS PARTES SEPARADAS:
PARTE 1 | PARTE 2 | FINAL
.

Twitter.com/Blogaritmox

sábado, maio 24, 2008

ESPECIAL

Donas de Casa Desesperadas

PARTE 1


Quem não teve a oportunidade de ver a brilhante série Donas de Casa Desesperadas, perdeu uma série que marcou a teledramaturgia brasileira (e argentina, hehe), por seus erros, e por seus acertos. Não necessariamente nessa ordem.
A baixa audiência do seriado, produzido pela Rede TV de Televisão em 2007 em parceria com a Disney-AVC e com a Pol-ka produções (Argentina) desanimou os executivos da emissora, apesar de ter sido relativamente bem elogiado pela crítica e pelos anunciantes. Os erros, repito, foram devidamente detectados. Mas ver tudo pelo lado negro da força leva ao vazio.
O maior erro de Donas de Casa foi, justamente, a Rede TV.
A emissora não teve a dignidade de contratar um elenco 100% brasileiro, dublando atores argentinos e produzindo um resultado tosco. que afastou milhares de telespécs só no primeiro capítulo. Sorte que os atores brasileiros foram muito bons, cada um deixou a sua marca como pôde, mesmo com os poucos recursos que tinham. O texto do seriado já era consagrado desde o início, com o sucesso da série em que foi inspirado, Desperate Housewives, que a própria Rede TV vinha exibindo.
Porém, pra um investimento tão grandioso, com atrizes do calibre de Sônia Braga - referência para todas as outras do elenco -, a Rede TV pecou na divulgação do seriado. Enquanto a Sônia Abrão passava horas falando do Big Brother, DCD estava sendo exibida, silenciosa, e nem o próprio TV Fama fez uma divulgação decente. Preferiam, pra variar, falar da Globo.

DONAS DE CASA DESESPERADAS
EPISÓDIO PILOTO



quarta-feira, maio 21, 2008

Reflections of my life

Além de uma música excepcional, Reflections of my life (da banda The Marmalade) é ideal para aqueles dias em que você briga com seus amigos, discute com seus pais, leva um toco da namorada, e pra completar, se deprime com a atual situação política e social do país.
A reflexão sobre a própria vida é fundamental, principalmente numa véspera de aniversário - que é o meu caso hoje, hehe. O saldo de todo esse tempo que se viveu, os erros cometidos, os acertos, os planos...
Se você fosse escrever um depoimento do Orkut para sua própria vida, o que você escreveria?

Nossa... o que falar dessa vida...?

Ou seria algo mais complexo. A tal da reflexão tem que ser algo que vem das suas próprias deduções. O que você realmente pensa sobre os episódios que já viveu, suas perspectivas pro futuro...

E foi isso que o The Marmalade fez ao trazer Reflections of my life (aqui cantada pelos brasileiros da banda The Fever). A bem da verdade, a música tem duas letras - a oficial e a do The Fevers, que tem um trechinho diferente, mas que faz toda a diferença. Compare as duas versões, na letra e no vídeo.

O que for diferente eu vou destacar com a cor azul. Confira a verdadeira clicando aqui.


THE MARMALADE
REFLECTIONS OF MY LIFE


The changing of sunlight to moonlight
Reflections of my life
Oh how they fill their eyes
The greetings of people in trouble
Reflections of my life
Oh how they fill their eyes
[CHORUS]
All my sorrows, sad tomorrows
Take me back to my own home
All my cryings feel I'm dying, dying
Take me back to my old road

I'm changing, arranging
I'm changing, I'm changing everything
Oh, everything is wrong with me
The world is a bad place
A bad place, a terrible place to live
Oh, but I don't wanna die...




blogaritmox@gmail.com

segunda-feira, maio 19, 2008

Hips don't lie
ou Dance like this?

Muitos fãs da Shakira se espataram ao ver uma versão de Hip's don't lie que não é Hips don't lie. Porque essa versão veio antes de Hips don't lie. Quem não gosta da música, das duas uma - ou ficou com ainda mais raiva da Shakira, ou ficou aliviado pelo fato de a música em si não ter saído dela. Não duvido nada que ela tenha acrescentado algo à letra da sua nova versão para Dance like this, música de Wyclef Jean - que participou de Hips. O fato é - a música, apresentada como inédita, tem pouco-quase-nada da Shakira, que embora tenha entrado com os quadris sinceros, não entrou com a música, que é o que ela costuma fazer. Muito raro, ou nunca, vemos a Shakira entoar canções que não são suas, principalmente sem alegar que "gente, essa música não é minha, blz?".
Muitas teorias já surgiram - estratégia da gravadora pra alavancar as vendas, Shakira morreu e está sendo usurpada pela atriz coreana Danna Kaitz, Shakira fez um ménage com Alejandro Sanz.
Enfim, confira você mesmo.


WYCLEF JEAN
DANCE LIKE THIS



I ain't come to fight tonight! Too many ladies up in here tonight!
(Everybody report to the dance floor, PLEASE!! Grab a girl)

[CHORUS]

I never really knew that you could dance like this.. She make a man wanna speak spanish.. Como se llama? Bonita. Mi casa, su casa
When you move you got me hypnotized, especially when I look into his eyes Hey papi I wanna see you do the dance to the Conga

Hey girl I can see your body moving (and it's driving me crazy), And I didn't have the slightest idea (until i saw you dancing)
And when you walk up on the dance floor nobody cannot ignore the way you move body, girl
And everythings so unexpected the way you already left it, so you can keep on shaking it

Baila la calle de noche, baila la calle de dia (2x)

[CHORUS]

Hey boy now that i see all your rhythm,
I'm in a state of shock now, the way
I can see you body moving and
I don't want you to stop now
I like the way you approach me so sexually, you found me in the base boy.
I can't ignore the way you dancing, you got me in a trance and....
I can't explain it.

Baila la calle de noche, baila la calle de dia.
Baila la calle de noche, baila la calle de dia.

[CHORUS]

Senorita, fill the Conga, let me see you move like you come from Havana (¬¬)
Oh...I didn't know you did it like that..
Hey a papi don't you stop it, wanna see you move your body
Oh...I didn't know you did it like that..

Baila la calle de noche, baila la calle de dia

sábado, maio 17, 2008

Ouça o novo single da Beyoncé

Vazou! Primeiro saiu um trecho, mas agora já dá pra conferir na íntegra o novo single da dona Jay-Z, a Beyoncé, que talvez será lançado oficialmente esse ano, ou talvez em 2009, ou talvez eu não saiba o que eu estou dizendo.
E vale muito a pena, o single Should have - Now I know tem umas batidas diferentes, e se destaca das outras músicas da cantora. Ainda não é nada confirmado, mas parece que tem o dedo do cantor-produtor -onipresente Timbaland nessa música, pois pra quem conhece o estilo do Timbo, nota que tem alguma coisa dele aí - no mínimo uma influência.
O vídeo com o single saiu ontem no Youtube. Quando eu assisti estava com pouco mais de 200 visitas, e hoje já tem mais de 2.000.
Não sei se a Beyoncé vai caçar esse vídeo no Youtube do mesmo jeito que ela fez com aquele em que ela leva um tombaço num show, mesmo assim... Se eu fosse você assistia rápido, pra não correr o risco de se deparar com a tesoura da Beyoncé no Youtube e ela mandar deletar o vídeo!

BEYONCÉ

SHOULD HAVE - NOW I KNOW



Não seja burro, Chapolin! Faça o download dessa música clicando aqui!


Update! A tesourinha da Beyoncé já entrou em ação e o vídeo já foi deletado! O Youtube é uma grande vitrine, mas a história dos direitos autorais mexe muito com essa turma do site. As grandes empresas mandam lá - principalmente a Universal Music. Respirou, o vídeo não é seu, e eles mandam deletar.
Mas a dona Jay-Z não contava com a nossa astúcia, não é mesmo, minha gente?
Baixe a música e faça a roda girar. Não vai perder nada: repito que é muito boa.

blogaritmox@gmail.com

sexta-feira, maio 16, 2008

Muito aquém do cidadão Homer

Desde que tomou a meio-sábia decisão de transferir Os Simpsons pros dias úteis, dando lugar ao besteirol Hannah Montanah, a Grobo continua cometendo seus erros, causados pelo seu desleixo habitual para com o público infantil. O 1º erro é dizer que os Simpsons merecem estar na TV Globinho, gerando a falsa idéia de que seja um desenho pra crianças - e não é. Se bem que os novos episódios dos Simpsons estão cada vez mais infantis, mas os produtores do desenho se reservam o direito de serem esdrúxulos quando querem. E também, querer ter tanta preocupação assim com o que a criança assiste é pedir atestado de burrice, porque a tal da classificação indicativa não vale é nada pros games, que é onde mora o perigo! (Aleluia irmão)
Outro erro: cortar os episódios. Mas pra uma emissora que tinha a canalhice de cortar até o Pica-pau, que dura no máximo 7 minutos, pode-se esperar tudo!
O erro mais grave: Os Simpsons tem centenas de episódios. Mesmo assim, em menos de 1 mês, a Grobo já reprisou vários! E os ruins! O último foi aquele em que Marge vira carpinteira - uma bosta. Bem no nível das novas safras.

Enquanto isso, na afiliada do SBT, reprisavam pela 3ª vez em 2 semanas um episódio de Tom & Jerry - que eu assisti, sem a menor dúvida.

quinta-feira, maio 15, 2008

Respostas cretinas pra perguntas imbecis!
E UM SERVIÇO DE UTILIDADE PÚBLICA

Quando te vêem deitado, de olhos fechados, na sua cama, com a luz apagada e te
perguntam:
- Você tá dormindo?
- Se eu não respondesse... o que você ia concluir?

Quando a gente leva um aparelho eletrônico para a manutenção e o técnico
pergunta:
- Tá com defeito ?
- Não, eu vim equipá-lo. Aqui não é a loja de tunning?

Quando está chovendo e percebem que você vai encarar a chuva, perguntam:
- Vai sair nesta chuva???
- Não, vou desviando dos pingos!

Quando você acaba de levantar, aí vem um idiota (sempre) e pergunta:
- Acordou?
- Acordei, e você?

Seu amigo liga para sua casa e pergunta:
- Onde você está ?
- Na sua casa! De onde você tá ligando?

terça-feira, maio 13, 2008

E o trânsito, um inferno

O Jornal Nacional e o Bom Dia Brasil iniciaram ontem, 12 de maio, coladinhos com o Gugu, uma série de reportagens sobre o problema do trânsito no Brasil. E temas como esse são sempre bons pra se abordar. O Alexandre Garcia, no Bom Dia & Cia (hehe), tocou bem na ferida - o problema é a falta de trens, metrôs, de transportes de massa! Ele chegou até a dizer que isso é burrice estratégica dos governos. Não poderia falar mais bonito.
E é muita burrice, porque se tem uma coisa que não vê credo, raça e estilo musical é
trânsito. Ninguém escapa! Só os muito ricos têm acesso a helicópteros, mas os muito ricos não têm heliportos em todos os lugares que visitam.
Sabe como o problema do trânsito vai se solucionar? Não vai. Ou quando houver trens suficientes, metrôs suficientes, porque um país desse tamanho ainda viaja só de carro, e não tem como isso dar certo, não tem estrada que agüente
, nem! ¬¬
Transporte público, como os ônibus, devia deixar de ser suplício pra ser alternativa. Enquanto isso, as montadoras enchem as drogas das pistas de carro e de caminhões, que esburacam as estradas.
As montadoras, como a Fiat, Chevrolet, Mercedes, Volks... têm seus contatos no congresso, e assim empatam que projetos de lei sejam votados pra se investir em rodovias. E comprar um parlamentar é fácil assim, só que custa um bom pluto. E as montadoras têm. Mal sabem essas montadoras que caminhões e carros não precisam deixar de existir, por sua praticidade - caminhão entrega na porta, trem não - mas abarrotar as pistas com trambolhos pesados vão foder ainda mais as pistas.
É um esforço válido esse dos dois jornais, que são patrocinados majoritariamente por
bancos - enquanto só o Jornal Hoje é patrocinado por farinha de trigo -, mas que têm a consciência de construir rodovias não é a mesma coisa que construir escolas - porque as rodovias ajudam a máquina a funcionar.
Tomara que, unidos, os dois jornais consigam alertar o pessoal do que tá acontecendo - o que eu duvido muito. Mas querer não faz mal, não é mesmo, minha gente?

blogaritmox@gmail.com

sábado, maio 10, 2008

ESPECIAL CASTELO RÁ-TIM-BUM

NO FINAL DA POSTAGEM - ENTREVISTA EXCLUSIVA COM A ATRIZ CINTHYA RAQUEL - A BIBA!

Felizes são as crianças que têm ou tiveram a oportunidade de crescer assistindo aos programas eternizados da Cultura, aqueles do início da década de 90. A emissora atingiu um colossal sucesso com o programa Rá-tim-bum (1989-90), que era uma mistura variada de quadros educativos, com todo aquele formato plástico que as crianças adoram. Cheio de cores, desenhos, bonecos, teatro e música; tudo feito com muito cuidado, pedagogicamente perfeito e bem mais artesanal do que essas produções que se vêem hoje.

O sucesso de Rá-tim-bum, que acumulou inclusive prêmios internacionais - como a medalha de ouro no Festival de Cinema e Televisão de Nova York - empolgou toda a Cultura. Após seu fim, Rá-tim-bum não deixou herdeiros nem sugestões para um substituto. Ainda assim, a Cultura pressionou seus diretores para que se fizesse um novo programa. Um Rá-tim-bum 2, pra ser mais preciso. O roteirista Flávio de Souza (que acabou virando o cientista Tíbio) e o cenógrafo Marcelo Oka foram dois dos grandes nomes que, aliados ao diretor Cao Hamburger, idealizaram um programa totalmente novo.

No início, era um projeto meio amorfo, mas que aos poucos foi criando consistência. E era arriscado, já que nunca se tinha feito algo parecido no Brasil, e que não tinha quase nada a ver com o que se queria copiar, o Rá-tim-bum.

E então, bem antes de JK Rowling marcar com um raio a testa do Harry Potter, profissionais brasileiros fizeram um anzol na cabeça do Nino, colocando no papel a vida de bruxos que viviam num castelo cercado de feitiçaria. Inicialmente, focou-se no projeto de O Castelo do Dr. Victor, e a partir daí surgiu toda a família Stradivarius, que apresentaria às crianças uma dimensão de magia com um foco educativo, agregado a um humor simples e um texto sensacional. É, tenha pena de quem não curte o Castelo Rá-tim-bum.

O cenógrafo Marcelo Oka revelou que nenhum objeto do castelo foi comprado. Obedecendo à idéia de fábula que se queria transmitir para o público, todos os objetos do Castelo ou foram adaptados ou foram construídos especialmente pro projeto. Do sofá à caixinha de música, tudo foi personalizado pra dar mais veracidade à fantasia.

O Castelo era basicamente um único galpão imenso, nas mesmas disposições que se vê na televisão. Segundo Freddy Allan (Zequinha) numa entrevista pra um fã no Orkut, apenas a oficina do Dr. Victor não ficava no subterrâneo, como dava a entender. Ficava sim atrás da biblioteca; o elevador era só pra tapear. Outro cenário que não obedecia exatamente à seqüência do mapa que idealizamos quando assistimos, é o quarto da feiticeira Morgana.

Como todas as produções da Cultura, o português dos atores tinha que ser perfeito - segundo Rosi Campos (Morgana), eles tinham que falar um português "que ninguém fala". Pra isso, contavam com um professor de português que acompanhava a produção.
Mesmo sendo um grande sucesso, Rosi Campos disse ainda que o Castelo teve apenas 90 episódios (sendo que o planejado era produzir 180), que foram ao ar em 3 meses, e desde então, vêm sendo reprisados até hoje. Foram gravados em aproximadamente 2 anos.

DOCUMENTÁRIO - VISITANDO O CASTELO


O episódio perdido.


Poucos tiveram a oportunidade de assistir a um episódio que só foi ao ar, segundo as minhas contas, uma vez (mas há controvérsias). Foi no natal entre 1994 e 96, não me lembro bem quando foi. Muitos fãs comentam sobre esse episódio, questionando se realmente teria existido - mas existiu, e eu assisti. Falava sobre um garoto que sonhava em conhecer o Castelo, e que depois de seguir o rato-móvel, chega ao "meio de São Paulo" e tem seu sonho realizado. Dizem que está numa das fitas de vídeo lançadas pela Cultura, mas vai saber. Grandes programas têm seus mistérios.

O que é bom, fica!


E reprisa! Vide o Chaves, em toda a sua glória, e salvo as devidas proporções, que até hoje alcança ótimos números com suas reprises.

O Castelo Rá-tim-bum marcou por tratar criança não como idiota, mas como um ser humano que está aprendendo e que tem plena capacidade de gostar disso mesmo quando deixar de ser criança. Assim, consagraram-se ainda mais, grandes nomes da televisão, como Sérgio Mamberti (Dr. Victor) e o Marcelo Tas (Telekid - "Porque sim" não é resposta!), que hoje é um dos crânios do CQC - Custe o Que Custar, o melhor programa de 2008.

Rosi Campos conseguiu em 2004 outro papel que marcaria a sua carreira pra sempre - o da Mamuska Edilásia, na excelente novela Da Cor do Pecado, que também entrou pra história. Quem decaiu bruscamente foi o Cassio Scapin, que apesar de ser o ator que é, e de ter dado vida ao nosso inesquecível Nino, recentemente fez parte daquele crime contra a inteligência do brasileiro - a novela Caminhos do Coração. Mas bola pra frente, o Cassio vai superar isso.

Luciano Amaral (Pedro) já levava consigo os créditos do elogiado programa Mundo da Lua, em que atuou com grandes nomes como Antônio Fagundes e Gianfrancesco Guanieri. Até pouco tempo atrás – não sei hoje – estava na PlayTV, apresentando o PlayZone e o Fala+Joga.

Freddy Allan (Zequinha) é ator e leitor do Zaratustra. Tinha 9 anos quando começou a interpretar o Zequinha, que sempre tinha um "por quê" pra tudo e que nunca se contentava com as respostas, até que levava um par de gritos "Porque sim", abrindo espaço pro Telekid. Freddy teve uma breve passagem pela Record no programa Vila Esperança (1998-99) em que interpretava Fabinho Biu, líder das crianças do programa. O projeto da Vila Esperança fora oferecido inicialmente pro SBT. Que preferiu passar a bola pra Record. Na época, a emissora aprovou os resultados do trabalho, que chegava a marcar 8 pontos. Foi o último grande trabalho de Freddy em rede nacional. Hoje, dedica-se ao teatro.

Cinthya Rachel interpretava Biba, a garota da turma do Castelo, também por isso era uma das que mais chamavam atenção, até por carregar certo instinto maternal. Chegou até a fazer macarrão pra todos, na vez que o Nino quase morre de fome. Sempre com suas aspirações feministas, e às vezes mancomunada com a jornalista Penélope (Angela Dip). Biba era a voz das meninas na história, e como diria o Martin Van Creveld, "oprimia os meninos" (hehehe). Essa semana, a Cinthya concordou em nos ceder uma entrevista exclusiva, em que contou curiosidades sobre a época do Castelo, e sobre essa fase que marcaria sua carreira pra sempre.

Cinthya também comentou a morte do ator Vagner Belo (o Etevaldo). Vagner Belo sofria de Aids, e faleceu do meio pro fim das gravações. Chegou as ser substituído em um episódio pela sua irmã Etecétera. Hoje, Cinthya tem 27 anos, é casada, e disse que tirando o Castelo, os trabalhos que mais lhe marcaram foram os extintos Turma da Cultura e Domingo da Gente. Pra você que é fã, visite o blog da Cinthya clicando aqui.

Ok Ok! Veja!

BLOGARITMOX. Qual era a sua idade quando fazia parte do castelo? Quais são as suas maiores saudades daquela época?

Cinthya Rachel – Comecei com 13. Não sinto saudades, tenho boas lembranças, todos se davam bem e era muito divertido gravar.

BLOGARITMOX. Em sua essência, o "Castelo" é um programa educativo. O que você aprendeu fazendo o programa, ou lendo os textos, ou assistindo, e que tenha sido útil pra você como estudante?

Cinthya Rachel – Creio que o lado lúdico, de imaginação, de inventar coisas.

BLOGARITMOX. Você sabia que tem gente que acha que era você que cantava o "tim-tim-tim" na música de abertura?

Cinthya Rachel – (Risos) Sério? Isso é novidade pra mim.

BLOGARITMOX.(Pra mim também). Houve também os espetáculos teatrais da turma do Castelo. Por quanto tempo vocês estiveram em cartaz, e que cidades visitaram?

Cinthya Rachel – Hum... Ficamos muito tempo em cartaz, não lembro exatamente qto. Começamos em 96 no TUCA. Visitamos Campinas, Brasília, Ribeirão Preto, Joinville, Blumenau, Curitiba, Porto Alegre...

BLOGARITMOX. Como foi a reação da equipe com a morte do Vagner Belo, o Etevaldo? Em que fase das gravações isso aconteceu?

Cinthya Rachel – Ficamos muito tristes, ele era muito carinhoso com a gente. [Aconteceu] Do meio pro fim das gravações.

BLOGARITMOX. Você se lembra de como e quando recebeu essa notícia?

Cinthya Rachel – Não lembro mais. Já faz 14 anos.

BLOGARITMOX. O que achou do filme do Castelo? Ficou chateada por não terem seguido o enredo original da televisão?

Cinthya Rachel – Gostei do filme sim. Adoraria ter participado, mas o roteiro não incluia as crianças e o Nino crescido.

BLOGARITMOX. Tem contato com os ex-colegas?

Cinthya Rachel – Falo às vezes com Freddy [F. Allan, o Zequinha] e já assisti peças de teatro do Cássio [C. Scapin, o Nino].

BLOGARITMOX. Assiste às reprises?

Cinthya Rachel – Gosto de dar uma olhadinha sim.

BLOGARITMOX. O que acha da repercussão da série, que é considerada por muitos a melhor produção infanto-juvenil da história da televisão brasileira?

Cinthya Rachel – Acho maravilhoso e incrível, pois sei o qto foi e é importante na vida de várias crianças.

BLOGARITMOX. Você tinha idéia de que o nome "biba" teria outra conotação hoje? Acha que tem a ver com o fato de Biba ter sido a única menina fixa do grupo, e que tinha aquele comportamento serelepe? Hehe... Você não precisa responder essa.

Cinthya Rachel – (Risos) Não acho nada demais. A rosa com outro nome teria o mesmo perfume (Risos).

BLOGARITMOX. Por que há episódios em que a Biba e o Pedro não aparecem, e sim amigos do Zequinha? (um desses episódios é o que os garotos montam um "natal de mentirinha")

Cinthya Rachel – Não tem nenhum motivo específico. Estava no roteiro desde o início.

BLOGARITMOX. Como vê a atual safra de programas infanto-juvenis da TV aberta/fechada?

Cinthya Rachel – Os desenhos da Tv a cabo são muito divertidos mas um pouco politicamente incorretos, mas na minha época tb assistia Tom e Jerry e eles se explodiam, e tô aqui viva e sã (mais ou menos hahahahha). Na tv aberta não tem nada que em chame atenção.

BLOGARITMOX. Quais são seus próximos planos, e o que está fazendo agora?

Cinthya Rachel – Estou escrevendo livros infantis, que sempre foi um dos meus sonhos.


Twitter.com/Blogaritmox

sexta-feira, maio 09, 2008

Aguinaldo Silva elogia Marjorie Estiano

O blog do autor Aguinaldo Silva (atualmente no ar com Duas Caras, Grobo) é um grande depositório de desabafos e de "pronto-faleis". Graças ao blog, Aguinaldo interage ativamente com o público de sua novela, tece auto-elogios que.. hm... é,né... E aproveita pra chamar vários jornalistas pra briga.
Dessa vez, Aguinaldo usou seu blog pra elogiar o desempenho de Marjorie Estiano (Curitiba, 1982), que na novela interpreta a mocinha que perde tudo para um crápula e jura que só morre vingada. A história da protagonista causou aquela cara torta na crítica, pois ela põe tudo o que é seu no nome de um verdadeiro desconhecido, que dá o golpe, furta tudo, e muda de cara e nome. É, essa foi forte. Mas na novela aconteceu.
Indepente da veracidade da história da personagem Maria Paula, poucas vezes na atualidade houve uma novela em que a trama central fosse a mais explorada. Em algumas novelas, simplesmente a audiência não quer saber da melação dos protagonistas, e assim os coadjuvantes acabam roubando várias cenas, como aconteceu em Paraíso Tropical com a personagem Bebell (Camila Pitanga) e em América com a trama de Lurdinha e o Tio (Cleo Pires e Edson Celulari). Exceto no caso de América, os protagonistas não foram de tudo odiados, mas a galera simplesmente queria ver alguma coisa diferente antes de dormir. A verdade é que ninguém mais tem saco de ver histórias de amores impossíveis. Hoje, na tevê, ganha quem sai desse chavão. As pessoas querem coisas diferentes, ou se forem repetitivas, que sejam bem feitas! Mas se me ouvissem, essas pessoas iriam dormir sem ver novela, o que é muito melhor.
E em Duas Caras, deixe-que-digam-que-pensem-que-falem, a trama mais importante é a do casal de protagonistas, que personificam a eterna luta do bem contra o mal. Paciência!
Ainda no blog, Aguinaldo Silva ovaciona a artista Marjorie Estiano de todas as formas, e garante que faz questão de tê-la em sua próxima novela. Ponto pra ele. Marjorie é uma atriz muito boa, tem trejeitos próprios e sabe como levar um texto adiante. E como cantora, não sei do segundo disco porque até agora não me interessei, mas seu primeiro álbum é excelente. Eu tive acesso ao disco Marjorie Estiano numa época de fagocitose mental, em que eu ouvia qualquer coisa - pois pra quem não se droga, nada melhor que uma playlist foderosa. Mas hoje, mesmo essa época tendo passado, ainda ouço, e recomendo. Não entendo por que comparar a Marjorie com tosquices como High School Musical - se você gosta, goste mais ainda -, mas quem diz isso entende tanto de música quanto eu de jornalismo... Mas deixa o homem trabalhar.

MARJORIE ESTIANO
VERSOS MUDOS



Em todas as músicas do disco de estréia, ela interpreta da melhor forma possível. E as canções, embora sempre falem de amor e sobre se estar apaixonado, tentam tratar o assunto de forma diferente. Destaco, dentre todas, Versos mudos, a melhor das 11 faixas. O clipe que eu postei é ao vivo e faz parte do DVD Marjorie Estiano e Banda, mas boa mesmo é a versão em estúdio. Outra muito boa, mas só pela letra, é As horas, que se inicia dizendo: "Outra vez eu não ouvi tuas palavras/ Você sempre tem razão/ Como posso me arriscar sem dar ouvidos? Seu instinto me querendo sempre bem (...)" - A música em si não é a melhor, mas esse trecho deixa claro que aquele álbum não foi escrito pra um nível Wanessa Camargo. É como uma Suzuki, é outra categoria.


blogaritmox@gmail.com

"Blog de humor e fantasia, criado para fins de entretenimento, apenas. As informações e opiniões aqui contidas podem não corresponder à realidade. Se você se ofendeu com alguma postagem, certamente a mesma se trata uma ficção que deve ser imediatamente desconsiderada, e não levada a sério"
Related Posts with Thumbnails

contador de visitas

Contadores Web visitantes desde 12-07-2008 (o blog foi criado em Outubro de 2006) [Contadores Web]